Curso: Financiamento de Projectos Culturais
Curso (3ª edição)
Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato
Objectivo:
Conhecer e praticar as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários:
Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.
Metodologia:
As sessões serão divididas em três períodos:
1) Exposição dos conteúdos programáticos;
2) Trabalho em grupo: pesquisa e elaboração de dossier de financiamento;
3) Com discussão final dos resultados obtidos.
Local: Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês Príncipe Real > Lisboa
Início: 5 de Março 2008
Fim: 16 de Abril
Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas)
Horário: Quartas-feiras, das 18 às 20 horas.
Preço: 60 euros
Formador: Rui Matoso*
Nota 1: O curso só se realiza com o minimo de inscrições: 10 e máximo: 20
Nota 2: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 3 de Março (segunda-feira).
Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Definições de Marketing
b) Marketing Cultural e Mkt. da Cultura
c) O Mercado de Marketing e Financiamento
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) Principais objectivos de Marketing Cultural
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Diferenças entre Patrocínio e Mecenato
4-- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: http://www.culturaviva.com.pt/
rui.matoso@gmail.com
tlm. 967863646
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões. Coordenador da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura . Cursa o Mestrado Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).
Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato
Objectivo:
Conhecer e praticar as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários:
Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.
Metodologia:
As sessões serão divididas em três períodos:
1) Exposição dos conteúdos programáticos;
2) Trabalho em grupo: pesquisa e elaboração de dossier de financiamento;
3) Com discussão final dos resultados obtidos.
Local: Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês Príncipe Real > Lisboa
Início: 5 de Março 2008
Fim: 16 de Abril
Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas)
Horário: Quartas-feiras, das 18 às 20 horas.
Preço: 60 euros
Formador: Rui Matoso*
Nota 1: O curso só se realiza com o minimo de inscrições: 10 e máximo: 20
Nota 2: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 3 de Março (segunda-feira).
Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Definições de Marketing
b) Marketing Cultural e Mkt. da Cultura
c) O Mercado de Marketing e Financiamento
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) Principais objectivos de Marketing Cultural
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Diferenças entre Patrocínio e Mecenato
4-- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: http://www.culturaviva.com.pt/
rui.matoso@gmail.com
tlm. 967863646
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões. Coordenador da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura . Cursa o Mestrado Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).
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