quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Vid´Airada ao Vivo




Agenda Alburrica Bar
Quinta-feira,
4 Outubro, 23h

Vid'Airada

Grupo formado por cinco elementos provenientes de várias actividades profissionais e com antecedentes musicais diversos, abrangendo um horizonte que vai do rock alternativo e dos Blues até à música popular e tradicional.
Os objectivos do agrupamento são simples e directos: preservar, recuperar e actualizar melodias e formas de tocar e cantar susceptíveis de evitar o empobrecimento e, se possível, enriquecer o panorama musical existente.
No sentido de desenvolver esse trabalho, a banda recorre à reinterpretação de diversos temas recolhidos por musicólogos no decurso do século XX. Outros, que se mantêm inéditos em termos de gravação, foram recolhidos por um dos elementos do grupo junto de seu pai, provenoente de Trás-os-montes.
Apesar da ligação afectiva a esta região o repertório da VID'AIRADA vai cobrindo os horizontes geográficos nacionais, do Minho ao Algarve, passando pelas Beiras, pela Estremadura e Alentejo. Naturalmente, também não ficamos alheios àquilo que foi feito por alguns grupos de recriação de música tradicional por nós admirados.
Pretendemos, simultaneamente, que o som do grupo não descaracterize a música que o originou, mas que possa trazer algo mais às formas originais. Isto passa pelo arranjo sonoro, no qual se integram instrumentos de outras origens e tradições, susceptíveis de enriquecer ou de trazer timbres de 'valor acrescentado' a alguns temas, mas também pela atitude descomplexada dos músicos em adaptar e moldar alguns deles. A interpretação de originais também está nos horizontes do agrupamento, bem como a eventual adaptação de temas de outras origens culturais e geográficas que não a portuguesa.

Teclar - Informática para Idosos

No próximo dia 8 de Outubro, às 16:00, no âmbito das comemorações do Mês do Idoso, a Rato - ADCC vai apresentar no Auditório da Junta de Freguesia Corroios - Miratejo, o project Teclar - Informática para Idosos. Este projecto é uma parceria com o Gabinete da Acção Social da Câmara Municipal do Seixal e visa dar competências básicas no domínio das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em diferentes oficinas de iniciação à informática para pessoas idosas.

Para mais informações, podem consultar o sítio na Internet: http://www.cm-seixal.pt/CMSEIXAL/ACCAO_SOCIAL/CIDADAOS_IDOSOS/Navegacao_Secundaria/PROJECTOS/07AS_Pro_MêsdoIdoso.htm

Exposição de Instrumentos Musicais Populares Portugueses

de 6 a 31 de Outubro em Almada
Fórum Municipal Romeu Correia - Almada

Exposição de Instrumentos Musicais Populares Portugueses, organizada pela Associação Zaclitrac, apresenta a Gaita-de-Foles no contexto português, em contras te com gaitas de outros países, rodeada de aerofones, membranofones, cordofones e idiofones que fazem parte da cultura tradicional portuguesa. Construtores e tocad ores estarão presentes, para partilhar o seu saber, num espaço em que os instrumento s contam histórias e suspiros melódicos deixam escapar.

Inauguração: 6 de Outubro às 18h30, com os Roncos do Diabo.

Programa da Exposição:

6 de Outubro - 19h00 - O que é uma Gaita-de-foles?
por Victor Félix e Mário Estanislau
Victor Félix e Mário Estanislau artesãos da Oficina Sons da Música e autores de grande parte dos instrumentos que integram a exposição, falam sobre a Gaita-de-Fole s , um momento de partilha e demonstração, onde poderá ter um contacto mais próximo com o instrumento.

13 de Outubro - 18h30 - O que é uma Ocarina?
por Inocêncio Casquinha
Inocêncio Casquinha, construtor de instrumentos musicais, responsável por dif erentes projectos pedagógicos na área da música, vem ao nosso encontro para falar sobre um dos instrumentos mais antigos do mundo, a ocarina. Ao longo do seu percurso de artesão, desenvolveu a construção das tradicionais ocarinas de barro, que estarão presentes nesta exposição.

20 de Outubro - 18h30 - O que é uma Sarronca?
por José Gavino
José Gavino, artesão, construtor de sarroncas, apresenta-nos este membranofone, exemplificando o seu processo de construção e os materias utilizados, ao ritmo de pequenas histórias que deram origem ao instrumento.

27 de Outubro - 18h30
Instrumentos tradicionais do mundo e a sua relação com os povos
por Sebastião Antunes
Sebastião Antunes mentor e vocalista do grupo Quadrilha, tem levado a cabo várias exposições de instrumentos tradicionais de todo o mundo, neste dia, vem-nos falar da relação dos instrumentos com os povos que os utilizam, sobre os materiais que são utilizados na sua construção e a forma como integram o seu quotidiano. Uma viagem narrada e ilustrada, sobre instrumentos e "tribos".

Email: fimdepagina@gmail.com
Fórum Municipal Romeu Correia, Almada
Ter.: 10.00h - 18.00h / Qua. a Sáb.: 10.00h - 1.00h
Toda a informação em: zaclitrac.blogspot.com

ZACLITRAC Associação Cultural

Há Música na Vila

Conservatório Regional de Palmela
(escola oficial de música)
INSCRIÇÕES ABERTAS

1. CURSO DE JAZZ (novidade)
Prof. Claus Nymark (professor HotClube de Portugal)

2. CURSO DE INSTRUMENTO
Curso de flauta, clarinete, saxofone, oboé, trompete, trompa, trombone, tuba, percursão, guitarra, violino, violoncelo, piano, acordeão e canto

Professores altamente especializados

Para mais informações e inscrições:
212350235 crp@sfh.pt ou geral@sfh.pt