segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS...em Sesimbra


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
teatro de marionetas

DIA: 4 de Janeiro, 17H
LOCAL: Cine-teatro Municipal João Mota
Informações e reservas: 21 228 87 15


A história Alice no País das Maravilhas nasceu a 4 de Julho de 1862, quando Charles Dogson (Lewis Carrol) foi dar um passeio de barco no rio Ísis com as irmãs Alice, Loring e Edith Liddell. Alice, enfadada com o passeio, pediu a Dogson que lhe contasse uma história cheia de nonsense. Carrol começou a contá-la à medida que a inventava.

Alice adormece e sonha com algo muito estranho.
Vê um Coelho Branco que corre sem parar...

Aí começam as aventuras de Alice na terra dos sonhos.
E com um Coelho Branco, uma Lagarta em cima de um cogumelo,
um Gato que ri, um Chapeleiro maluco, a Rainha de Copas… tudo pode acontecer!
Até crescer.
Bem vindos ao sonho de Alice!


Direcção, Tradução e Adaptação de Texto Ângela Ribeiro Texto original Lewis Carrol Interpretação/ Manipulação Ângela Ribeiro, Ana F. Gouveia Marionetas e Cenários Ângela Ribeiro, Ana F. Gouveia Música Daniel Morgado Cartaz Ana F. Gouveia, Pedro Azedo Fotografia Sara Gouveia, Carla Graça Vídeo Ana F. Gouveia Produção Ângela Ribeiro Apoio à produção A Menina dos Meus Olhos, a.c.
Agradecimentos: Casa Municipal da Juventude de Almada e técnicos, Daniel Morgado, pai Jaime e mãe Lina, André Rodrigues, Nuno Bettencourt, Sr. Joaquim Sousa, Móveis L. Casanova, Bruno Gouveia, Fernando Ribeiro, Ricardo Marques, Sónia Guerreiro, Marta Nabais, Pedro Azedo, Magda Moreira, Artes.

Público Alvo: M/ 6
Duração: 50m (s/ intervalo)

JUÍZES A CONTAS COM A ESCRITA



“A Fazer de Contos” é um livro integralmente escrito por juízes e apresentado pela Coimbra Editora. O projecto representa o desafio de fugir à rotina das sentenças e da linguagem dos processos. A prosa do despacho judicial ou da sentença lembra o preto das becas usadas pelos magistrados e, entre o jargão jurídico, há palavras imensas que agora se dão à estampa.

Face ao êxito da publicação “A contos com a justiça”, já em segunda edição. José Eusébio Almeida e José Igreja Matos lançaram novo convite aos seus pares. Um projecto a dois, que nasceu do desconforto da produção de escrita jurídica e de uma vontade: acordar frases adormecidas, vesti-las na roupagem de um livro de contos. Depois, deu-se a descoberta de nove vozes únicas de todo o país que se juntaram, nesta primeira obra. Em “A Fazer de Contos”, são 15 os juízes convidados.

Os direitos de autor revertem integralmente para o projecto “Juízes Solidários”, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, que visa apoiar projectos concretos de instituições de solidariedade social, de preferência instituições que colaborem com o tribunal no seu trabalho diário. A instituição escolhida este ano foi a IPSS “A Beneficiente-Associação de Solidariedade Social” da Póvoa de Varzim, marcando também o local escolhido ara o VIII Congresso dos Juízes Portugueses.


A FAZER DE CONTOS José Eusébio Almeida, José Igreja Matos, et al.

Paulo Correia - "O gato borralheiro" Manuel Capelo - "O tempo das promessas" Carlos Querido - "A inutilidade da lide" José Eusébio Almeida - "O lugar do vivo" Adelina Oliveira - "Cavalos árabes" Sónia Alexandra Moura - "O passo do anjo" Renata Barroso - "Sob escuta" Marília Fonte - "Renascer" João Felgar - "Manhã de júbilo" Cristina Xavier da Fonseca - "Carta" Nelson Fernandes - "Processo tutelar nº 37/01. Mariana" José Igreja Matos - "A caminho de Santiago" Paulo Guerra - "Os disfarces de arlequim" Paula Alexandra Cardoso - "(In)justiça" J. Sousa Dinis - "Por amor"

208 pp. 21€

http://www.lpmcom.pt/

BONECOS DE SANTO ALEIXO

BONECOS DE SANTO ALEIXO

NO TEATRO GARCIA DE RESENDE

De 5 a 10 de Janeiro



“…A magia dos títeres é ainda mais surpreendente quando estes pequenos bonecos de madeira saltam para o cenário do retábulo de madeira e tecidos floridos e conseguem encantar o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma. Entre a improvisação que resulta da interacção com o público e a fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estas marionetas conseguem, na penumbra da sala, uma atmosfera que parece proceder de séculos atrás. Estes Bonecos conseguem divertir e entreter o público do século XXI com um reportório que abrange autos como o “Passo do Barbeiro” e as divertidas “Saiadas”, entre outros. A música, interpretada ao vivo com uma guitarra portuguesa, é outro dos seus atractivos.”

Maio de 2008

In Jornal El Adelantado de Segóvia (Espanha)

De 5 a 10 de Janeiro, enquadrado na quadra festiva dos Reis, os divertidos “Bonecos de Santo Aleixo” irão apresentar o “Auto do Nascimento do Menino Jesus”, na Sala Estúdio do Teatro Garcia de Resende, sempre às 18h30.

Conhecidos e apreciados em todo o país e em muitos lugares do mundo, os Bonecos de Santo Aleixo são manipulados por uma “família” de actores do CENDREV, constituída por Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Victor Zambujo, estando o acompanhamento musical a cargo de Gil Salgueiro Nave.

Não perca esta excelente oportunidade de ver ou rever estes Bonecos, uma vez que contagiam alegria, festa e boa disposição.

CENDREV

Teatro Garcia de Resende | Praça Joaquim António de Aguiar | 7000-510 Évora

Telef: (00351) 266703112 | Fax: (00351) 266741181 | www.cendrev.com

Sérgio Godinho em Águeda

Sexta 9 Janeiro 2009 | 21h30
ÁGUEDA, Cine-Teatro São Pedro
Sérgio Godinho

Godinho regressa a Águeda, com honras de abertura das Sextas em 2009. Multifacetado autor, com uma carreira artística de invejável longevidade, Sérgio Godinho e as suas canções são um fenómeno que atravessa gerações. A acompanhá-lo em palco estarão, como habitualmente, os Assessores, com a direcção musical de Nuno Rafael. Além de temas do último disco de originais "Ligação Directa", os concertos de Godinho não passam sem uma revisita aos seus grandes clássicos. É Tão Bom ver, em Águeda, Um Brilhozinho nos Olhos do público.