quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DREAM PLAY I de Martim Pedroso


De 16 a 20 de Dezembro, Negócio 21h30

DREAM PLAY é um tríptico baseado no drömspel “Um Sonho” de August Strindberg onde o autor expõe teatralmente o tema do sonho, viajando pela difícil vida dos Homens. Tal como Calderón nos tentou dizer que a vida seria um sonho, Strindberg, há um século atrás, acrescenta: «E a tão temível morte, não será o momento do acordar de um longo e atormentado sonho que é aquilo a que chamamos vida?» Esta 1ª parte – Dream Play I, resulta na adaptação e encenação do texto do dramaturgo sueco, e antecede as outras duas partes a estrearem em 2009 na Galeria Appleton Square e no Cinema S. Jorge.

De 16 a 20 de Dezembro no NEGÓCIO
Rua de O Século nº9 Porta 5
Entrada: 7,5 €
Reservas Tel. 21 343 02 05 ou reservas@zedosbois.org

Músicas e performance no Contagiarte



OUT OF NOTHING
Dance Performance - powered by Cargotopia Ensemble
19 de Dezembro, sexta-feira 23h30
Sem gravidade o mundo é um imenso ritual cheio de transparências.Às vezes cheio de luz, outras submerso na escuridão, crescendo edesintegrando-se. Agora esse mundo volta-se ao contrário.Out of nothing é uma performance contemporânea, inspirada naexperiência e cultura de rituais do mundo. Realizada sempre de forma aexplorar a riqueza da história de cada local específico. Cargotopia Ensemble procura canções, lendas tradicionais e rituais pagãos e apresenta uma fusão etérea entre o presente e as memórias ancestrais herdadas do passado. Materiais cénicos e figuras dramáticas existem numa versão básica e são desenvolvidos com os elementos característicos, encontrados durante o período de pesquisa e preparação da performance. Assim, cada versão de Out of nothing será uma criação única para um local específico.

Ideia Original Paulina Almeida
Música Carl Beleites
Interpretação Carl Beleites e Paulina Almeida



LINDY HOP
19 de Dezembro, sexta-feira
Há um ano nasceu em Portugal uma dança que vem da altura das Big Bands, quando a música jazz tocava em todos os cantos da cidade de Harlem, Nova Iorque e as casas de baile se encontravam sempre cheias de pessoas a dançar, incansáveis! O nome desta dança é Lindy Hop e agora podes vir conhecé-la numa noite de música swing com os Djs AbeTh e Ozy-O no Contagiarte!


FADO, Sempre, Ontem, Amanhã! Domingo à meia-noite na Antena 1


Em Alma Lusa Edgar Canelas entrevista os jornalistas Nuno Lopes e Manuel Halperne o editor Samuel Lopes

Tokonoma


Nas entranhas, lugar entre masculino e feminino, entre uma mitológica existência e futuro.
Esta criação de dança é dedicada a Kazuo Ohno e a Marcel Marceau.

SINOPSE:
Tokonoma é um tríptico. Este utiliza a ondulação e a co- existência de 3 elementos, em várias dimensões, focalizando a sua pureza na físicalidade. Os elementos conectam-se no imediato, “aqui e agora”, expressando uma realidade mítica. Tokonoma mune-se de uma musicalidade específica, que restringe e divide o espaço. As características do dueto são orientadas para a construção de um paradoxal solo e para a procura, através da sobreposição de formas, femininas e masculinas, da dualidade do ser, pela conquista dos seus limites.
O corpo lida com a quinosfera e com a dualidade de aparências, ora feminina ora masculina, reflectindo um anseio diálogo do HOMEM, enquanto subtexto do tríptico.
Tokonoma coloca o HOMEM na sua essência, entre a sua própria morte e renascimento.

FICHA TÉCNICA:
CONCEITO/IDEIA E COREOGRAFIA: Ludger Lamers (P/A)
INTERPRETAÇÃO: Ludger Lamers (P/A) e Raquel Pereira (P)
DESIGNER DE PALCO E FIGURINOS: Kevin Plumb (GB)
ACOMPANHAMENTO ARTÍSTICO: Megumi Kawashima (J),
Susana Mendes Silva (P) e Philippe Asselin (F)
DIRECÇÃO ARTÍSTICA: Ludger Lamers (P/A)
PRODUÇÃO: Natércia Gomes (P) e Susana Lopes (P)
ENTIDADE PROMOTORA: GRANULAR ASSOCIAÇÃO
Duração: 60 m
Marcações: 210 191 957 ou palcooriental@clix.pt


Palco Oriental
Calçada do Duque de Lafões, 78
1950-102 Lisboa
Tel: +351 210 191 957/ 91 944 38 01
palcooriental@clix.pt
http://poriental.planetaclix.pt/cenas.html
http://palcooriental.blogspot.com/

Workshop intensivo de Concertina

Workshop intensivo de Concertina
sábado 27 Dez 2008, 15h00–18h00
ÁGUEDA, sede da Orquestra Típica de Águeda

INSCRIÇÕES ABERTAS
formulário anexo


No âmbito da tradição formativa na área da concertina e na perspectiva de a reforçar, a EMtrad’ - Escola de Música Tradicional promove um Workshop intensivo de Concertina, orientado pelos seus actuais formadores: Artur Fernandes, Filipe Ricardo e Francisco Miguel. Decorrerá em Águeda, na sede da Orquestra Típica de Águeda, na tarde de sábado 27 Dezembro. Outro workshop se seguirá, no final de Janeiro, em Belazaima do Chão, prosseguindo a descentralização destas oportunidades formativas.

Estes workshops tem dois tipos de destinatários: por um lado, para quem já toca o instrumento e pretende um aperfeiçoamento e, por outro, para quem nunca tocou concertina e pretende um primeiro contacto. Os participantes podem ser oriundos de grupos folclóricos ou outros grupos musicais, alunos de escolas de música ou ainda participantes individuais. Outros interessados podem ainda assistir ao Workshop, na qualidade de ouvintes.

Os Workshops funcionarão com um máximo de 15 participantes, não havendo contudo limite de inscrições para ouvintes. Terão lugar sempre no último sábado do mês, sempre com a duração de 3 horas (15h-18h), de forma descentralizada pelo concelho de Águeda, acolhidos por colectividades locais, respectivamente na Orquestra Típica de Águeda (27 Dezembro) e n’Os Serranos Associação Etnográfica - Belazaima do Chão (31 Janeiro 2009).

As pré-inscrições deverão ser obrigatoriamente feitas até à quarta-feira anterior ao Workshop e terão o custo de 5 Euros (participantes) ou 2 Euros (ouvintes). A frequência é gratuita para membros da colectividade acolhedora, mas sempre sujeito à pré-inscrição. Este ciclo de Workshops de Concertina promovidos pela EMtrad’ surge no âmbito do Programa de Apoio à Formação para os grupos folclóricos, em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, com o prestimoso apoio das colectividades anfitriãs.

Mais informações na d’Orfeu Associação Cultural, através do sítio http://www.dorfeu.com/ ou pelos telefones
934623775 / 234603164.


http://www.dorfeu.com/
http://dorfeu.blogspot.com/