sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

AGENDA CONTAGIARTE - no Porto

PERSPECTIVAS
Exposição de Fotografia de Pedro Pereira
De 8 a 26 de Janeiro, Galeria
O meu nome é Pedro Pereira, nasci em Marco de Canaveses, em 1980, e actualmente resido em Baião (concelho localizado a Norte do Rio Douro). Para mim é fundamental que o fotógrafo evite o rótulo. Pelo contrário, compete-lhe direccionar o público para as realidades mais distintas. O mundo das imagens é indecifrável, indissociável de cores e de formas, mas surreal e metafórico na sua fórmula interpretativa. Tem essa incrível capacidade de agitar consciências e estados de alma, tornando o público egoísta na partilha ? as palavras são incapazes de descrever aquilo que o olhar desvenda? Espero mostrar uma perspectiva simples e singela, tentando atingir a sensibilidade do espectador, remetendo-o para locais de grande beleza, da qual, por imposição do quotidiano, quase nunca podemos desfrutar?

CONTAGIARTE NO ORIENTE
Dj Nichal
11 de Janeiro, Sexta - Café-Concerto

POESIA EM CONTRA-MÃO
Luís Pacheco, o libertino
Rui Oliveira convida Isaque Ferreira
15 de Janeiro, Terça 23h00 - Café-Concerto


SONORIDADES
Quarta-Feira _ Unon Rock Xibata & Guests Massive Reggae Session
Quinta-Feira _ Osga Noite Folk / World Music Som Ambiente Tertúlia
Sexta-Feira _ Dj Nichal Contagiarte no Oriente Balkanbeats Gypsy Roots
Sábado _ Fuego Y Tumbao World RIDDIM SOUNDS Reggae
Terça-Feira _ Psiconauta Chill Out / Ambiente

Sabia que o nosso espaço também se encontra em funcionamento durante o dia?
Estamos abertos durante o dia de Segunda a Sexta-feira a partir das 16h.
Venha usufruir do nosso simpático jardim ou do café concerto para ler/estudar/trabalhar/lanchar. Traga o seu computador pessoal portátil e usufrua da nossa rede sem fios gratuita!

http://www.contagiarte.pt

contagiarte@contagiarte.pt

www.myspace.com/contagiarte

Al-Madan no Ponto de Encontro

19 de Janeiro de 2008 – 21h30 - Entrada Livre

Concerto
Al-Madan

Em 2001, três manos juntam ideias e beats para formar o projecto que se viria a chamar Al-Madan, dois deles Mandoli e Mlk ja tinham feito parte de um grupo de Rap conhecido por UPTL, P'titSergeDeLaRue com as suas influências melódicas e rimas metódicas em françês e português vem se juntar a malta. Mais tarde, Mask agrupa-se a eles também em françês e português (mano de P'titSerge) e traz as suas rimas e influências Hard Core para seio do grupo. Em 2002 gravam a primeira maquete "Tudo o que é bom acaba depressa"(alguns sons estão disponíveis neste myspace), alguns concertos em alguns bares da Margem Sul , assim como mais tarde na casa amarela no miratejo para um concurso de bandas e para todo people que la estava sobretudo. Após umas paragens no tempo e a ida do Mandoli "Descança em Paz Meu Nosso Irmão", Al-Madan gravam o seu primeiro EP em 2005 com Gil na produção e o apoio do estúdio do Zé em Cacilhas. Puro e simplesmente o nome deste trabalho chama-se Al-Madan e conta com várias participações de Mc's de Almada e Monte de Caparica, Carlone, Anónimo e Mini (Siameses), Kulpado e TNT ( M.A.C.), D.G.B. e Bishop (monti kapta) e também e com muita honra músicos da banda Sonda 25 na guitarra (Nelson) e no saxofone (Armando Gramaço), P'titSerge no clarinete e Miguel Ferreira (O Designer!...) no baixo. Infelizmente ainda estamos em stanby com o EP por causa das cópias mas em breve tudo estará em condições para passar a acção: vendas, concertos, mix tapes, etc. A ultima prestação foi feita na mix tape do sensei D com o som "RACines", desta vez apenas com P'titSerge e Mask. Al-Madan-APS-Mandol1! D.E.P.

http://www.myspace.com/almadan

Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho Nº 3
2800-297 Almada
212740757

http://www.myspace.com/concursommalmada

KISSABLE CLOSEUPS no Ponto de Encontro

18 de Janeiro de 2008 – 21h30 - Entrada Livre

Concerto
Kissable Closeups

A simbiose improvável entre a contundência do Rock`n`Roll e a dolência do Fado.
http://www.myspace.com/kissablecloseups

Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho Nº 3
2800-297 Almada
212740757

http://www.myspace.com/concursommalmada

Trad Folk Agenda 20


(Clique para aumentar)

Eis que o ano 2008 começou em grande e promete ser ainda melhor! O Festival Entrudanças está a chegar e é para lá que vamos todos bailar, será que nos vamos aguentar, isto assim a rimar é o que está a dar! Oh yes(ar)!!!

Have a nice trad day (& weekend) - tradballs

LomoCARNAVAL é no BAIRRO ALTO!!

O CARNAVAL É NO BAIRRO ALTO !!!
Desfile de máscaras pelo Bairro Alto nos diferentes bares e locais - Participação GRÁTIS - Festa e desfile, com entrega de prémios no bar MUSIC BOX.

Organização do concurso LOMOcarnaval
1- O Carnaval começa dia 5 de FEVEREIRO na Embaixada Lomográfica de Lisboa, que em conjunto com vários espaços está a organizar O Carnaval é no Bairro Alto!! A proposta é os mascarados desfilarem e animarem as ruas do Bairro Alto, carimbando o seu cartão ao longo de um percurso, o que lhes dará possiblidade de participarem no concurso O CARNAVAL É NO BAIRRO ALTO!!!

Os espaços participantes são:
Embaixada Lomográfica de Lisboa (dj convidado: dj Lucky)
Capela
Amore Mio
Spot
New Spot II
Majong
Sétimo Céu
Side Bar
Clube da Esquina
Mexe
Bicaense
Purex
Velvet
ar puro
Baliza
Kamasutra Bar
Blue Point
Lounge
Music Box

Mais tarde, na mesma noite, os melhores mascarados/fantasiados receberão os prémios no Music BOX. Os prémios para melhor máscara / fantasia de 2008 são:
1º PRÉMIO - Nova Fisheye 2 + voo num Clássico + pouf personalizado + agenda 51% 2008
2º PRÉMIO - Super Sampler Dalek + Bali Massage + agenda 51% 2008

2 - CONCURSO LOMOCARNAVAL - O ínicio da festa do dia 5 de Fevereiro será na Embaixada Lomográfica de Lisboa; as máquinas Lomo serão distribuídas
com um rolo de 24 Exposições + uma lista de temas a fotografar. A entrega de prémios e exposição será cerca de um mês depois, em local e data concretos a definir. (*)

Os prémios para melhor lomografia LOMOCARNAVAL de 2007 são:
1º PRÉMIO - Lomo LC-A+ + voo numa avioneta + agenda 51% 2008 + pouf personalizado
2º PRÉMIO - Holga Multicolor + Speed Boat + agenda 51% 2008
Patrocínio prémios
www.avidaebela.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=2228
http://www.unique.com/

O que é a LOMO ?
A arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do quotidiano. Um dos grandes projectos da Sociedade Lomográfica em colaboração com as várias embaixadas espalhadas por mais de 50 cidades em todo o mundo, É a constituição do LomoWordArchive, um registo visual, à escala mundial, graças às fotografias do lomógrafos de todo o mundo. Desde o lançamento da Lomo em Lisboa a 11 de Dezembro de 2000 já foram organizadas várias exposições, festas, concursos lomográficos, workshops, publicações e website, perpetuando a imagem colorida e descontraída deste género fotográfico. Lomomania, Lomografia, Lomógrafo tornaram-se expressões correntes nesta nova forma de fotografar."

Visite o site internacional em http://www.lomography.com/

Tatiana Maria
Saudações Lomográficas

Embaixada Lomográfica de Lisboa
Associação Cultural Lomográfica
Rua da Atalaia, 31 Bairro Alto
1200-036 Lisboa
De 2ª a 6ª, das 14h às 21h
Tel: 21 342 10 75
infoLisboa: 93 351 63 73 / 96 01 96 00

Nova Embaixada Lomográfica do Porto
Associação Cultural Lomográfica
Rua do Almada 542 - 1º andar
4050 Porto
de 3ª a Sábado, das 14h às 20h
Tel: 22 099 08 77
infoPorto: 91 213 30 34
infoporto@lomografiaportugal.com

Vê novidades em http://www.lomografiaportugal.com/

Para divulgar basta imprimir o cartaz numa folha A4 normal, faz o download em www.lomografiaportugal.com/html/downloads.html

XIII Festival de Música Moderna de Corroios' 2008

Mais uma vez, a grande Comunidade Musical irá encontrar-se em Festa, graças ao empenho e insistência, da parte da Junta de Freguesia de Corroios, ao oferecer-nos, mais uma edição do Festival de Música Moderna de Corroios.

Através desta iniciativa, com um histórico de 13 anos, a maioria das bandas participantes, viram as suas primeiras canções produzidas e editadas em CD. Brotaram nomes hoje reconhecidos como os «Luazzuri »/1996 (com David Rossi - actualmente no projecto Zedisaneonlight - Zona Música), «Sirius»/1996 (UHF – alguns elementos fazem parte da formação que acompanha António Manuel Ribeiro), « Yellow W Van»/2000 (assinaram contrato com a editora Universal em 2001), «Factos Reais»/2001 (com os trabalhos "Será Justo" editado em 2003 e "Plano B" editado pela Matarroa no final de 2005), « Ashfield»/2002 (segundo lugar no Termómetro Unplugged 2003), «Plasma»/2003 (vencedores em 2004 do concurso "Alarga a Tua Vida" da Alcatel, na categoria Pop-Rock), «The Poppers»/2004 ("Boys Keep Swinging"- Rastilho Records-2006), « UMEED» e «Sugar» 2005, «New Connection»/2006 ("Guts" - Mouraria Records - 2006) entre muitos outros como: «Easyway», «Orgasmo», «Triplet», «You Should Go Ahead», « Dapunksportif» ou «Daza Cominatcha».

Salienta-se o facto de que, a data limite de Inscrições da parte das bandas, finaliza já na próxima 6ª feira, dia 11 de Janeiro, pelo qual, apelamo-vos a divulgar esta iniciativa, junto do grande público, projectos musicais e outras entidades relacionadas com este meio.

Muito Obrigado!

Transcrevemos o Comunicado da Organização do Festival de Música Moderna de Corroios:

"Benvindos ao XIII Festival de Música Moderna de Corroios 2008
Esta é já a 13ª edição deste evento, porque continuamos teimosamente a acreditar que a música portuguesa é merecedora deste trabalho e da dedicação que lhe temos concedido. Como em qualquer outro projecto é, e foi, necessário um tempo de maturação, de intenso trabalho e perseverança, para se atingirem os objectivos que, julgamos, lhe conferiram já um carácter distintivo. Para muitos, este festival será mais uma oportunidade de revelar o seu trabalho, para outros, pelo que temos constatado, acreditamos que seja algo mais do que isso... os novos caminhos da nova música portuguesa. Seja como for e apesar das nossas lamentações e dificuldades, que decidimos conscientemente ignorar, aí está mais uma edição do Festival de Música Moderna de Corroios, uma resistente aposta em revelar os novos projectos de música portuguesa. Este ano o festival realiza-se nos meses de Fevereiro e Março, mais uma vez com convidados nas quatro sessões e na final, que este ano se acontecerá no dia 15 de Março, em Corroios. Em antecipação, um agradecimento a todos os que nos acompanham, mais uma vez, nesta realização e também para os que pretendam juntar-se a nós este ano. Sejam benvindos ao XIII Festival de Música Moderna de Corroios'2008!
Corroios é outra música!"

As inscrições encontram-se abertas até 11 de Janeiro 2008.
Consulta o Regulamento.

http://festivalmusica.jf-corroios.pt/
http://festivaldecorroios.hi5.com/
Contactos
Morada : Junta de Freguesia de Corroios
Largo do Mercado, 2855 –100 Corroios
Tel. 21 2535814
e-mail: cultura@jf-corroios.pt
telem. 916118856
Ekxtaktika [Associação Artistas Underground Unidos ]Ekxtaktika: http://www.myspace.com/ekxtaktika
Kanal: Ekxtaktika: http://www.myspace.com/ekxtv
Tribus [MS]: http://www.myspace.com/espacotribusms
Grinder Team : http://www.myspace.com/thegrinderteam
[Noite] Gotika: http://www.myspace.com/noitegotika
Blog : http://blog.myspace.com/ekxtaktika
Myspace´Group Url: http://groups.myspace.com/ekxtaktika
HI5´Url: http://www.ekxtaktika.hi5.com/
HI5´Group Url: http://www.hi5.com/friend/group/displayGroupFront.do?groupId=1147104

Encerramento das Janeiras de Almada

SOLAR DOS ZAGALLOS ACOLHE CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO

As Janeiras de Almada… em nome da tradição. Nem o frio, nem a chuva puseram em causa a cerimónia de encerramento das Janeiras de Almada, no passado dia 5 de Janeiro no Solar dos Zagallos. Entre pequenos e graúdos ninguém ficou indiferente ao evento, onde não faltou a boa disposição em fins de quadra natalícia. O ambiente foi de puro convívio, em torno dos vários grupos musicais, que não esqueceram os habituais versos em nome da tradição. O convívio e o calor humano envoltos na harmonia das Janeiras de Almada, foram mais que suficientes para aquecer algumas centenas de corações, que se deslocaram ao Solar dos Zagallos e assistiram ao vivo a cerimónia de encerramento das Janeiras do concelho almadense. A iniciativa, que teve começo no dia 3 de Janeiro e que se espalhou um pouco por toda a cidade, atingiu o seu ponto alto no espaço exterior do principal edifício da freguesia da Sobreda. Ao todo foram 24 os grupos musicais presentes, que em nome da tradição cantaram as Janeiras, deixando no ar o registo da confraternização, ao qual nem os mais pequenos ficaram indiferentes. Veja a foto-reportagem de Bruno Martins no Almada Cultural (por Extenso).

Workshop: O Corpo na Performance Teatral

Espaço Cultural Reflexo
Dias 13, 20 e 27 de Janeiro de 2008


Este curso tem como objectivo introduzir a composição corporal nas práticas teatrais, recorrendo para isso a algumas técnicas de composição ligadas ao movimento contemporâneo e ao teatro físico. Integrando movimento e voz, o corpo torna-se o instrumento de expressão da performance. Através de uma experimentação do movimento e da expressão corporal, os participantes serão incentivados a abordar o texto dramatúrgico na sua componente física, explorando elementos essenciais da performance como ritmo, cadência e espaço. O nos interessa neste curso é que os participantes pesquisem o que é específico à sua fisicalidade, dentro das suas limitações corporais. Todas as aulas são iminentemente práticas.

Duração: 12 horas
Horário: 15-19horas
Preço: 50 euros

Orientado por Eunice Gonçalves Duarte Estudou teatro contemporâneo no University College, Dublin (MA) e estagiou no Abbey Theatre (Teatro Nacional Irlandês). Tem trabalhado como performer com diversos criadores nacionais e estrangeiros. A partir de 2003, iniciou um trabalho de pesquisa sobre o corpo em performance. Enquanto criadora independente apresentou as peças: “A Ervilha de Andersen”, “Fleet St” e “Mary, Mary”.
É docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde lecciona a cadeira Atelier de Expressão Oral e Corporal. Trabalha também como voz-off/over (dobragem) para a televisão, rádio e teatro.


Foto: Daniela Krtsch
ESPAÇO CULTURAL REFLEXO
Av. Heliodoro Salgado nº 41 1º fundo
2710 - 575 Sintra
214213188 / 210501837 / 936300284
http://www.teatroreflexo.com/
teatroreflexo@gmail.com

TSUNAMIZ + PRESS PLAY na Casa Amarela

Casa Municipal da Juventude – Centro Cultural Juvenil de Sto. Amaro
(CASA AMARELA)
Laranjeiro, Sábado, 12 de Janeiro
21h30
Entrada Gratuita

CONCERTO
TSUNAMIZ + PRESS PLAY

TSUNAMIZ
http://www.myspace.com/tsunamiz
Os Tsunamiz nasceram em 2006, dentro do ghettotech alternative rock e contam com André da Fonseca nos samplers, sintetizador e FX, com o Bruno M. Sobral na Voz e com Marco Diniz no Baixo e na Voz.

PRESS PLAY: Esta banda foi formada em 2007 por Dafne e Priscila. A sua permanência regular nos ensaios de Tsunamiz fê-las pensar nos seus "meros" improvisos de rua de uma forma mais séria, como um duo feminino capaz de intervir activamente na cultura underground da Margem Sul, através da realização de concertos ao vivo.
Desta forma, aliam o improviso vocal com a electrónica, também presente na música dos Tsunamiz , banda que lhes fornece inspiração para as suas intervenções musicais.

Casa Municipal da Juventude – Centro Cultural Juvenil de Sto. Amaro
Av. Prof. Ruy Luís Gomes, n.º 2 – Laranjeiro 2810-274 Almada
Tel.: 21 254 82 20

Alburricabar - Agenda e novidades

Agenda Alburrica
www.myspace.com/alburricabar

Sexta- Feira, 11 Janeiro 2008
Vid'airada (ao vivo) + Teacher leave the kids alone (djset)

VID'AIRADA, grupo formado por cinco elementos provenientes de várias actividades profissionais e com antecedentes musicais diversos, abrangendo um horizonte que vai do rock alternativo e dos Blues até à música popular e tradicional. Os objectivos do agrupamento são simples e directos: preservar, recuperar e actualizar melodias e formas de tocar e cantar susceptíveis de evitar o empobrecimento e, se possível, enriquecer o panorama musical existente.
No sentido de desenvolver esse trabalho, a banda recorre à reinterpretação de diversos temas recolhidos por musicólogos no decurso do século XX. Outros, que se mantêm inéditos em termos de gravação, foram recolhidos por um dos elementos do grupo junto de seu pai, proveniente de Trás-os-montes.
Apesar da ligação afectiva a esta região o repertório da VID'AIRADA vai cobrindo os horizontes geográficos nacionais, do Minho ao Algarve, passando pelas Beiras, pela Estremadura e Alentejo. Naturalmente, também não ficamos alheios àquilo que foi feito por alguns grupos de recriação de música tradicional por nós admirados.


Sábado, 12 Janeiro 2008
Erro! (ao vivo) + DJ Kletto "Burning down the house" (djset)


Isto é o Quê, Mãe?", é o disco de estreia do projecto Erro! (a.k.a. João Palma). Erro! é um projecto solitário, onde João Palma (ex: Ocaso Épico, Zao Ten e Feijão Freud.) tem por companheiro apenas um computador; "utilizando apenas os chamados sharewares, isto é softwares de partilha, gratuitos e extremamente simples, como o Buzz e o N-Track Studio, João Palma constrói ambientes, linhas melódicas, canções de filigrana onde vêm encaixar as palavras, pequenos haikus de fugacidade, momentos suspensos no tempo, singelos nadas do quotidiano, fotografados no seu não movimento e celebrados como degustação existencial."
www.myspace.com/erromusic


Kletto é um habitué nas lides musicais aqui da casa e sábado cá esta ele outra vez.
As suas referências datam do inicio dos anos 80, mas o ouvido manteve-se atento e tudo pode acontecer... dos clash aos Interpol, do disco-sound efervescente do final dos anos 70 à electrónica de bandas actuais como LCD Soundsystem ou Chemichal Brothers ele promete ser o homem certo no local exacto.
Logo a seguir ao concerto do erro! e, sem desculpas!
Burning down the house...

Roda de Choro de Lisboa

newsletter Jan.2008
Cefalópode produções c/ pés & cabeça
só para cidadãos do mundo
http://www.cefalopode.com/

RODA DE CHORO DE LISBOA
agora todas as quartas
na Fábrica Braço de Prata
das 22h às 02h


Cada vez mais quentinha e mais rodada, a Roda de Choro, outrora nascida no histórico Espaço Fala-Só e que viria a ressurgir no mítico Sítio do Cefalópode onde ganhou uma nova vitalidade e enquanto mantém residência às terças no belo espaço do Grémio Lisbonense... apresenta-se agora todas as quartas-feiras no grande espaço da Fábrica Braço de Prata. A Roda tem-se apresentado em espectáculos cheios de uma alegre nostalgia que caracteriza esta música herdada do mestre Pixinguinha. Os chorões de Lisboa estão imparáveis, numa Roda viva!

Fábrica Braço de Prata
Rua Fernando Palha 26,
1950-131 Lisboa (Marvila)
entrada: 3 euros

+info:
rodadechorodelisboa
http://www.bracodeprata.org/
http://www.cefalopode.com/
bananaproducoes

KEROUAC na MUSICBOX

Revista Bíblia
Rua da Boavista, nº76, 2º
1200-068 Lisboa
Tel. 213479241 e 934571627
cimagomes@gmail.com
www.myspace.com/revista_biblia
http://www.revista-biblia.com/

KUENTRO Updates

Janeiro 09, 2008
KUENTRO Update: O PÚBLICO E A ASA LANÇAM MAIS BANDA DESENHADA
http://kuentro.weblog.com.pt/arquivo/257196.html
KUENTRO Update: TINTIN EM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DO PORTO
http://kuentro.weblog.com.pt/arquivo/257197.html

Pensa Glocal [Think Glocal]

A Rato - ADCC vai realizar nos próximos dias 10 e 11 de Janeiro uma acção de formação relativa a ferramentas e serviços online ligados à web 2.0 com intuito de dinamizar diversas actividades online do projecto Pensa Glocal.

Pensa Glocal é uma iniciativa conjunta entre diferentes organizações e estruturas do concelho do Seixal para a divulgação dos objectivos do desenvolvimento do Milénio, iniciativa esta que se iniciou com a realização de uma acção de formação da Fundação Evangelização e Culturas [http://www.fecongd.net]. Para mais informações, consultem o sítio http://pensagloca.blogspot.com.

Roncos do Diabo - Gravação ao Vivo - 26 de Janeiro - 21h30

Chegou o momento já há muito esperado. Roncos do Diabo gravam o seu primeiro álbum depois de um percurso de quatro anos repletos de vivências e momentos de verdadeira euforia. No próximo dia 26 de Janeiro, o Auditório Fernando Lopes Graça em Almada, será palco da gravação dos "Roncos do Diabo", um grupo de referência no panorama da música tradicional portuguesa:
"Os cristãos mais ortodoxos do passado foram conhecidos por queimarem instrumentos (como o hardingfele noruguês ou o tambor xamânico dos lapões) e de proibirem certo tipo de danças mais populares sob o pretexto de essas serem formas de expressão do diabo. Ainda hoje, nas aldeias mais conservadoras de Portugal, há quem se assuste com o nome desta formação constituída por ANDRÉ VENTURA, JOÃO VENTURA, MÁRIO ESTANISLAU, VITOR FÉLIX (gaitas-de-foles transmontanas) e TIAGO PEREIRA (Percussão).
Os RONCOS DO DIABO (ex-GAITAFOLIA) não fizeram nenhum pacto com Satanás, mas tocam de forma bárbara, à bruta, intensa, como se estivessem possuidos pelo espírito guerreiro de Thor. Há uma afinação soberba de quatro gaitas-de-foles transmontanas, a urgência do punk-rock, ritmos "agro-techno" que com o uso excessivo de strobs podem causar epilepsia, uma força sobrenatural que vem das entranhas da terra e que demoniza estas cinco almas, fazendo-os gritar o grito de revolta.
É caso para suplicar: "Toquem gaiteiros que nós arderemos (no inferno)" - Luis Rei, in Cronicas da Terra, ou "Os Roncos do Diabo estiveram, mais uma vez magníficos, afinadíssimos, com uma misteriosa pulsão ancestral (terão mesmo feito um pacto faustiano qualquer?) a puxá-los para o interior da Terra. Ah, gaitas do Demo!!! E, ahhh!!!!, percussionista dos Infernos!!!...". - António Pires, in Raízes e Antenas."

Roncos do Diabo
Roncos do Diabo, grupo cúmplice de muitas festas e romarias, representante de diferentes gerações, com um gosto comum - a música tradicional portuguesa. Tocadores de gaitas transmontanas construídas por Mário Estanislau e Victor Félix, gaiteiros de Roncos do Diabo, fazem questão de montar o baile por onde passam, transformando espaços de silêncio em verdadeiros palcos de folia!

Gaiteiros
André Ventura, Mário Estanislau, João Ventura e Victor Félix
Percussão
Tiago Pereira

Bilhete: € 6 - 50% desconto para jovens e reformados.
Fórum Municipal Romeu Correia
Tel.: 21 272 49 20
Praça da Liberdade, Almada
(+351) 964467612
http://www.roncosdodiabo.com/



Oficina de Construção: sonsdamusica.com.sapo.pt

Fotografia Hugo Lima

Ateliers de Música, Dança e Movimento para bebés e crianças

Dando continuidade ao projecto de promover o conhecimento e gosto pela dança desde a infância, a Escola de Dança da C.D.Almada promove em Fevereiro novos ateliers temáticos de Música, Dança e Movimento para bebés e crianças.

Um dia no jardim - Música e Movimento para Bebés
Destinatários: bebés até aos 3 anos
23 de Fevereiro, Sábado, das 10h00 às 10h45, Estúdio 1
Número máximo de participantes: 15 bebés acompanhados por um adulto
Data limite de inscrição: 22 Fevereiro
Preço: €10

O Corpo diz como nos sentimos - Dança e Movimento
Destinatários: 3 a 5 anos
23 de Fevereiro, Sábado, das 11h00 às 12h00, Estúdio 1
Necessário uso de roupa confortável e meias
Número máximo de participantes: 15
Data limite de inscrição: 22 Fevereiro
Preço: €10

Pulos na rua com os pés na Lua – Dança Criativa
Destinatários: 8 a 10 anos
23 de Fevereiro, Sábado, das 11h00 às 12h00, Estúdio 2
Necessário uso de roupa confortável e meias
Número máximo de participantes: 20
Data limite de inscrição: dia 22 Fevereiro
Preço: €10

Inscrições de 2ª a 6ª das 17.30h às 20.00h
P.f. indicar nome da criança, idade, telefone de contacto e o atelier em que se inscreve
Telefone: 212 500 145
E-mail: mailto:escola@cdanca-almada.pt
Morada: Rua Daniel Filipe 4C, Cova da Piedade - 2800-406 Almada

Mais informações em http://www.cdanca-almada.pt/

COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA
Telefone: (351) 212 583 175
E-mail: companhia@cdanca-almada.pt
http://www.cdanca-almada.pt/

The Poppers confirmados em Corroios


Os THE POPPERS são a primeira confirmação, entre as bandas convidadas para encerrar as noites do XIII Festival de Música Moderna Corroios'2008.

A banda portuguesa apresentou o surpreendente "Boys Keep Swinging", onde se revela claramente que o bom pop não vem só de terras de Sua Majestade. Com influências reconhecidas e reconhecíveis, onde se incluem facilmente The Beatles ou The Who, os THE POPPERS são capazes de construir excelentes canções com cunho próprio.

Com início em 2000, ano em que começou a surgir o projecto, a banda dá o grande salto em 2004 com a vitória no Festival de Música Moderna de Corroios e consequente gravação do primeiro EP, que despertou a atenção de algumas rádios como a Antena 3 e a Radar.

Após edição do EP, decidiram voltar a deitar mãos ao trabalho para editar o primeiro longa duração, "Boys Keep Swinging", alvo de calorosa recepção por parte da imprensa especializada nacional.

Dia 1 de Março, na 3ª Sessão do Festival de Corroios, os THE POPPERS sobem ao palco da Mundet – Seixal. Será certamente uma grande noite!

+info:
http://festivalmusica.jf-corroios.pt
www.myspace.com/festivaldecorroios
www.myspace.com/thepoppers

"Já não há maçãs no Paraíso" de Max Tilmann

Monstruosas novas
O número de Janeiro da revista Os Meus Livros considerou "Já não há maçãs no Paraíso" de Max Tilmann como um dos 20 melhores livros editados em 2007. O que muito nos surpreende uma vez que muito raramente livros ilustrados são considerados neste tipo de listas. Mais feedback, da parte de David Soares e da revista Umbigo, ler mais abaixo ou no blogue da Chili Com Carne: www.chilicomcarne.blogspot.com

Ficha técnica:
edição MMMNNNRRRG; 2007
128p. 2 cores, 25x20 cm ao baixo, capa dura 2 cores
ISBN: 976-972-98527-5-6

Novo livro de Max Tilmann, pintor e dramaturgo, nascido a 4 de Abril de 1955 em Oldenburg (Alemanha). Estudou na Academia de Artes de Düsseldorf, influenciado pela obra e pela personalidade de Joseph Beuys. Vive em Londres desde 1985.
PVP: 15€ (desconto de 20% para sócios no site da Chili Com Carne)

à venda: Almedina Atrium Saldanha, Ao Sabor da Leitura (Moura), Arquivo (Leiria), Book&Shop, FNAC, Letra Livre, Matéria-Prima (Lisboa e Porto),
Mongorhead
, The Shoppe Bizarre, Utopia (Porto), Tubo d'Ensaio (Figueira da Foz) e Velha-a-Branca (Braga). Brevemente na Central Comics.E na Panta Rhei (Madrid), Sens Entido (Madrid) e Neurotitan (Berlim - brevemente)....

Feedback: É na terra que tudo se constrói, mesmo as possíveis representações do céu. Se no livro anterior Max Tilmann invocava as palavras do profeta Jeremias, colocando a memória e a responsabilidade no centro de toda a hipótese de redenção, neste novo opúsculo é de William Blake a epígrafe que fornece as linhas de leitura: “O que é o homem?/ Toda a Luz que o Sol mostrar/ Depende do nosso Olhar”. As composições que mostram pessoas em diferentes momentos da sua vida sexual e da expressão do seu corpo – e que poderiam corresponder a uma ideia literal do ‘pecado original’, a maçã que expulsou Adão e Eva do paraíso – alternam em sequência com as imagens que parecem elencar os pecados do mundo: terrorismo, discriminação racial, estigmas sociais, doença mental, perigo nuclear, tudo o que a cruz não redimiu (e por vezes, assumida noutros sentidos, apenas agravou). Não há paraíso algum quando olhamos à volta, quando acompanhamos a sequência de imagens de Tilmann. Dependerá do nosso olhar, como se lê em William Blake, e dependerá sobretudo do que pudermos fazer com a responsabilidade e a memória do mundo que se encontram no eixo da retórica plástica e narrativa de Tilmann. Mas para o olhar que literaliza a ideia do pecado original, a maçã é apenas uma maçã, e muito provavelmente estará putrefacta. (pontuação máxima 10)
Sara Figueiredo Costa / Os Meus Livros ... Se a maçã (do Paraíso) deve ser entendida como não somente o fruto proibido mas como aquele fruto que nos daria acesso ao conhecimento do Bem e do Mal, ou seja, um Verdadeiro Conhecimento, e portanto Para Além do Bem e do Mal, então poderemos ler este título de ecos tão bíblicos quanto o anterior como indicando ser possível um retorno ao Paraíso, através, quiçá, da sua reconstrução na terra, permitida pela tecnologia (um Paraíso 2nd life?), mas no qual jamais se poderá esperar reencontrar esse acesso, pecaminoso ou não. Não é possível saber. Tudo nos é permitido, mas é-nos vedado ser. (...) Pedro Moura / Ler BD … (...) O traço impulsivo e carregado faz lembrar, a alguma distância, as gravuras pré-históricas, mas transferidas para um moderno contexto apocalíptico como se os desenhos houvessem sido produzidos não pelas testemunhas das hecatombes ilustradas, mas pelos descendentes desses sobreviventes: serão, por conseguinte, objectos sagrados porque perpetuam a memória de um modo mítico. Não são documentos objectivos, como gravações de som e imagem conservados para análise futura, mas tótemes (...)
David Soares ... Será que já não existem maçãs no Paraíso? Max Tilmann (...) diz que não. (...) as imagens levam-nos a equacionar se existirá ou não um paraíso (...) Todas as possibilidades fazem parte deste livro que para além de quase bíblico é bastante metafórico Umbigo.

Marcos Farrajota / MMMNNNRRRG: www.gentebruta.pt.vu

CCC: www.chilicomcarne.com