sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Walter Benjamin + MAV & Maestro Nick Nicotine

Agenda Alburrica
www.myspace.com/alburricabar

Sexta-Feira, 8 Fevereiro
Walter Benjamin "The National Crisis Tour"
www.myspace.com/iamwalterbenjamin
+
M.A.V (djset)

O seu ep de estreia deu que falar, tendo inclusive tido algum destaque em webzines especializadas em música independente e no mundo virtual das netlabels. Na mais abrangente rádio Radar esteve em destaque na Agência Lusa, sendo também recebido como convidado para uma actuação em directo na companhia de Pedro Ramos. Em The Dog Follows the Bull, Walter Benjamin abre o livro das suas canções, munidas de guitarras em modo Folk Americano mas também de "modernices" como samples, loops e outras maquinetas electrónicas. É neste combinar da sua paixão pelas canções de refrões marcantes, que têm ganho vida ao longo dos últimos 50 anos de música popular, com a vontade de renovar a linguagem através de meio menos habituais que Walter faz jus à sua música. The National Crisis ganha assim vida no dia 25 de Janeiro, numa edição limitadíssima e bonita, em CD-R - como convém a quem quer subverter as lógicas mercantis da pobre indústria portuguesa. Ao vivo costuma fazer-se acompanhar por Dordio, b ou Christian Schiessler.

Sábado, 9 Fevereiro
Maestro Nick Nicotine IV

Nick Nicotine, bípede nascido e criado no Lavradio, toca música maníaco-compreensiva, perfeita para um serão Barreirense. Das novidades que nos chegam da América dos anos 60 até aos muy conhecidos hits Africanos dos 70, ignorando os anos 80, acelerando pelos 90 e esquecendo-se do que comeu ontem ao jantar, Nick Nicotine mistura tudo, agita, dá uma volta e regressa para ver o resultado. Normalmente, funciona.

"CONTOS DE TERROR DO HOMEM-PEIXE"

Esta obra ímpar, editada conjuntamente pelas Edições Chimpanzé Intelectual e o Cineclube de Terror de Lisboa, pretende de certa forma homenagear um género maldito que em Portugal tem pouca tradição, o "Terror" ou "Horror", apesar deter dado azo a algumas das maiores obras da Literatura Mundial.
Romances como "Drácula" de Bram Stoker, "Frankenstein" de Mary Shelley, os variadíssimoscontos de Edgar Allan Poe e Lovecraft ou os incríveis livros de Stephen King são apenas exemplos de como o género moldou o imaginário da Humanidade, dando azo às mais variadas adaptações artísticas ao longo dos tempos. Neste livro, verdadeiramente único no panorama editorial Português, autores conceituados como Baptista-Bastos, Fernando Ribeiro ( Moonspell), Possidónio Cachapa, João Tordo, Rui Zink, David Soares (considerado o nosso maior escritorna área do Terror), João Barreiros, António de Macedo e João Seixas juntam-se aos novatos Pedro Martins e Guilherme Trindade Filipe, vencedores do "1º Concurso Contos de Terror CTLX", que precedeu o livro e apresentam onze histórias terroríficas, com abordagens muito distintas ao género, acompanhados pelas incríveis e originais ilustrações do desenhador João Maio Pinto. Os "Contos de Terror do Homem-Peixe" já estão disponíveis nas lojas de todo o País (Bertrands, Fnacs, Bulhosas, etc) e em http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=168319), para quem tenha muito medo de iràs livrarias.

E-COMPILAÇÃO "CÍRCULO DE FOGO #4 MELOMANIA"


V/A - "CÍRCULO DE FOGO #4 MELOMANIA"
download + info @ www.circulodefogo.com
data de edição: 04/02/2008
[metal rock punk hardcore gothic prog]

Visitem www.circulodefogo.com e façam o download (gratuito & autorizado) da e-compilação "CÍRCULO DE FOGO #4 MELOMANIA".

Contém 18 bandas portuguesas, direccionadas para as várias tribos do metal, do rock, do punk, do hardcore, do gótico e do progressivo: Anti-Clockwise, [Before The Rain], DawnRider, ForGodsFake, Guernica Havoc, Holocausto Canibal, In Solitude, Malevolence, Profusions, Rebellion, Reptile, Simbiose, Teia, The AllStar Project, Thee Orakle, The No-Counts Doctrine Of Mayhem, The Sorcerer, WinterMoon.

01. WINTERMOON - Sleeping sadness
02. IN SOLITUDE - Fiddlers Green
03. REBELLION - The Phoenix
04. GUERNICA HAVOC - Inertia (the son of the octopus)
05. PROFUSIONS - Away with you
06. TEIA - O pilha das coisas
07. ANTI-CLOCKWISE - Stay cool, stay beautiful
08. THE NO-COUNTS DOCTRINE OF MAYHEM - Vahalla on the rocks
09. SIMBIOSE - Ideia deliróide
10. DAWNRIDER - Eagles flying
11. FORGODSFAKE - Mindfield
12. REPTILE - Dark memories
13. THE ALLSTAR PROJECT - Lasers goes through monkeys
14. THEE ORAKLE - Sea of life
15. MALEVOLENCE - Les salles obscures de Rose Noire XVIII
16. [BEFORE THE RAIN] - You... my ruin
17. THE SORCERER - The stormrider
18. HOLOCAUSTO CANIBAL - Afogada em vómito [EXCLUSIVEUNRELEASED]

Outras e-compilações disponíveis @ www.circulodefogo.com:

"CÍRCULO DE FOGO #1 ATAQUE"
Angriff, Assacínicos, AtlantheA, Azagatel, Barafunda Total, Decreto 77, Dr. Salazar, EnChanTya, Ho-Chi-Minh, Hyubris, Mindfeeder, Process Of Guilt, Raw Decimating Brutality, Sanctus Nosferatu, Tantra, The Ransack, TwentyInchBurial, Web

"CÍRCULO DE FOGO #2 RITUAL"
Alkateya, Bizarra Locomotiva, Colisão Frontal, Decayed, Defying Control, [F.E.V.E.R.], Filii Nigrantium Infernalium, Mata-Ratos, Men Eater, Obscenus, Prophecy Of Death, Shadowsphere, Tara Perdida, The SymphOnyx, Timeless, Underneath, Urban Tales, We Were Wolves

"CÍRCULO DE FOGO #3 PULSAR"
Assemblent, BlackSunRise, Bulldozer, BudHi, Drakkar, Dr. Zilch, Ethereal, Forgotten Suns, Millennium, Morbid Death, Namek, Painted Black, Prison Flag, Skypho, The Fire, Theriomorphic, Vittrah, WitchBreed

Newsletter PitNoise - nº 5

Mais de um mês depois aqui segue mais uma edição da newsletter dos PitNoise.
Continuamos sempre com toda a força e todo o gás a tentar levar os PitNoise o mais longe possível, prova disso é a presença dos PitNoise nas Meias-Finais do Concurso Rock em Santos, após vitória nas primeiras duas eliminatórias, a qual irá decorrer no dia 3 de Maio.
Relativamente a noticias, o que podemos anunciar é o facto do nosso videoclip estar já em fase final de produção, pelo que estará pronto dia 19 de Fevereiro. Além disso, podemos adiantar a notícia exclusiva de que neste sábado, dia 9, no concerto na "Casa Amarela" poderão encontrar algumas câmeras a captar imagens do concerto, as quais serão também utilizadas para edição do Videoclip. Também relativo a este concerto na "Casa Amarela" está a presença dos PitNoise na Agenda Cultural de Almada para o mês de Fevereiro.
O lançamento oficial deste irá decorrer, em princípio, no dia 1 de Março em local ainda a designar e contará com várias surpresas, uma vez que será a nossa forma de comemorar o nosso 2º aniversário e o lançamento do nosso primeiro Videoclip oficial. Por isso esperem boas notícias para breve.

Podemos também divulgar em exclusividade para vocês, os nossos mais devotos fãs(!), que o concerto anunciado para 8 de Março decorrerá na Arruda dos Vinhos durante um festival onde constarão outras bandas do género, que irão posteriormente ser anunciadas, mas que podemos desde já adiantar são nomes conhecidos da cena Rock e HardRock Portuguesa.
Por fim há que salientar o novo alojamento do site dos PitNoise que agora pode ser encontrado em: http://www.pitnoise.net/
Passamos agora à lista dos próximos concertos:
9 de Fevereiro
Casa Municipal da Juventude - Centro Cultural Juvenil de Sto. Amaro
(Casa Amarela, no Laranjeiro)
22 horas
entrada gratuita.
1 de Março
Local a Definir
8 de Março
Arruda dos Vinhos
3 de Maio
Meias Finais
do Concurso Rock em Santos
Existem sempre mais concertos em marcação que serão divulgados aos poucos no Website e por esta Newsletter. Para finalizar, continuamos a pedir a todos desse lado que nos vão ajudando a divulgar o nome e a música dos PitNoise, quer por e-mail, por myspace (ou hi5) ou ainda pelo muito útil boca-a-boca! E se conhecem gente na rádio ou possuem contactos na indústria musical (editoras, produtoras, donos e associados de bares e/ou casas de espectáculos etc...) falem-lhes dos PitNoise e de tudo aquilo que temos para dar! Ah e já agora vão aparecendo nos nossos concertos, queremos conhecer a nossa Street Team!
Como não podia deixar de ser:
TAKE THE NOISE UP!!!! BRING THE PIT DOWN!!!!
Os PitNoise (Bruno, Chris, Lança, Johny, Ricardo e Tiago)
PitNoise 2007 - http://www.pitnoise.pt.vu/ - www.Myspace.com/PitNoise

COMO VAI SER O PRÓXIMO PISA-PAPÉIS?

Encerradas que estão as inscrições, aqui fica o retrato do próximo Pisa-Papéis - Roteiro das Artes do Espectáculo:

Grande
O Pisa-Papéis aumentou em relação ao ano passado, com muitas entidades e artistas a optar por módulos maiores.

Bilingue
Um quarto do Pisa-Papéis será representado por módulos bilingues em português e castelhano. As áreas que mais apostaram na presença bilingue foram Música e Organizações.

Descentralizado
As diferentes áreas geográficas do país encontram-se representadas, com inscrições das diversas regiões.

Urbano
Fiel à realidade do país, o Pisa-Papéis será constituído por 48% de módulos de entidades e artistas das cidades de Lisboa e Porto, ficando os restantes 52% distribuídos pelo resto de Portugal, Madeira incluída. Registe-se também a entrada de módulos internacionais.

Apelativo
A opção por módulos de maiores dimensões foi nítida este ano, com um aumento dos módulos 2, 3 e 4. O Pisa-Papéis apresentar-se-á visualmente mais agradável, com a maior extensão dos módulos permitindo maior visibilidade das imagens e textos mais longos. A introdução da cor torna também todo o Roteiro mais apelativo.

Mais Organizações, Teatro e Pluridisciplinares
Estas três áreas viram-se significativamente reforçadas este ano, em especial a área das Organizações, com um crescimento contínuo ao longo dos anos.
Estamos satisfeitos e temos a certeza que ficarão também todos os inscritos. Preparem-se desde já para a festa de lançamento!

Cá dentro
· Subsídios da Fundação Calouste Gulbenkian (+)
· Formação para instrutores de GYROTONIC - começou em Janeiro (+)
· Workshop com Robert Castle - inscrições até 29 de Fevereiro (+)
· Encontros Alcultur e Expocultura - 20 a 23 de Fevereiro de 2008, Guimarães (+)

lá fora
· Mar de Palavras - concurso literário - entrega de trabalhos até 29 de Fevereiro (+)
· Stage Internacional de Jeu Clownesque - Bruxelas (+)

Procur.arte
Rua do Norte, 14 - 3º
1200-286 Lisboa
tel: 213 468 011 / 960 148 111

Teatro Extremo - Programação 2008

O Teatro Extremo ao longo dos últimos meses procedeu à remodelação do seu espaço, tornando-o multifuncional e versátil, para a apresentação de espectáculos e ensaios com diversas disposições de cena e plateia, formação, bar e convívio. O Teatro é por excelência a arte da versatilidade, do desdobramento, da reinvenção de recursos e formas. São estes os conceitos que estão na base da criação deste projecto. Em 2008 a sala do Teatro Extremo estará repleta de actividades, das quais destacamos as que irão acontecer nos meses mais próximos:

“MARIA CURIE”
2 de Fevereiro a 28 de Março
34ª Criação Teatro Extremo

© Sandra Ramos

Sinopse
Mary Mattinglej Melonej é uma jornalista americana que fascinada pela personagem de Maria Curie, a cientista que descobriu o rádio e a radioactividade e que recebeu por duas vezes o prémio Nobel, resolve conhecê-la e fazer-lhe uma entrevista. E apesar de Maria Curie ter aversão aos jornalistas, aceitou ser entrevistada por ela várias vezes, conheceram-se cada vez melhor e acabaram por se tornar amigas. Esta amizade mudou a vida das duas e também a de mil ou talvez cem mil pessoas.

Local: Sala do Teatro Extremo
Público: m/12 anos
Duração: 85 m s/intervalo
Datas:
2 de Fevereiro a 2 de Março
5ª a Sábados 21h30 Domingos às 16h
Grupos Escolares: 4ª 10h30 e 15h 5ª e 6ª 15h
6 de Março a 28 de Março
5ª e 6ª às 21h30
Grupos Escolares: 3ª e 4ª 10h30 e 15h
Preçário: 5euros Quintas-Feiras 50% desconto
A pensar no público mais novo o Teatro Extremo na compra de 2 bilhetes para a peça Maria Curie, oferece um bilhete para a peça Pedro e o Lobo.

Ficha Artística e Técnica
Texto: Mira Michalowska; Tradução: Katarzyna Pereira; Versão Portuguesa: Isabel Leitão; Encenação e Dramaturgia: Sylvio Zilber; Interpretação: Isabel Leitão; Cenografia e Assistência de Encenação: Fernando Jorge Lopes; Desenho de Luz: Paulo Correia; Adereços e Assistência de Cenografia: Pedro Godinho; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Selecção Musical e Sonoplastia: António Vitorino Rocha; Grafismo: Ringue; Fotografia: Sandra Ramos; Web Master: Filipe Oliveira; Produção Executiva: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Divulgação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos Monteiro; Promoção: Vítor Pinto Ângelo

Durante a carreira de “Maria Curie” às sextas e sábados depois do espectáculo o público poderá ainda assistir aos cafés-teatro que irão ser apresentados no foyer do Teatro Extremo por outras companhias. A primeira companhia a apresentar o seu trabalho é o Teatro de Objectos com a peça “Tudo ao Troncário” nos dias 8 e 9 de Fevereiro às 23h.

“Tudo ao Troncário”
Teatro de Objectos
8 e 9 de Fevereiro
23 Horas
Teatro Extremo


“ Quanto mais inteligente uma pessoa, mais sólidas as burrices”

“ … num misto de cabaret alemão commedia dell’arte e café-teatro nos bateremos pelo surrealismo e pelo grotesco que o autor inspira e que pode ser só com actores e palcos onde não é preciso mais nada porque estão incluídos todos os nomes … “ ( António Carvalho – o encenador)

Ficha Artística e Técnica:
Autor: Millôr Fernandes Encenação: António Carvalho Actores: António Carvalho; Bibi Gomes; Luzia Paramés; Paulo Guerreiro; Rui Cerveira Figurinos: Alice Rolo Som: Rui Parreira

“PEDRO E O LOBO”
15 DE Março a 27 de Abril
35ª Criação Teatro Extremo

© Pf – Pedro Ferreira e Pedro Fidalgo

Sinopse:
Baseado na fábula de Esopo e tendo como pano da fundo a obra de Prokofiev, o espectáculo conta-nos a história de Pedro, um típico rapaz da cidade, que vai passar as férias a casa do avô, na aldeia.
Entediado com a vida no campo, Pedro decide divertir-se à custa dos aldeãos. Para isso, inventa que viu um lobo perto do rebanho e grita por socorro. Os aldeãos acodem, mas afinal é tudo mentira.
O pior é quando o lobo aparece de facto e cumpre a sua natureza.
É a vez de Pedro demonstrar a sua coragem. Como qualquer outro rapaz da sua idade, compreenderá então, à sua própria custa, a importância de respeitar os outros e também os animais.

Local: Sala do Teatro Extremo
Público: m/4 anos
Duração: 50 m s/intervalo
Datas: 15 de Março a 27 de Abril
Sábados e Domingos 16h
Grupos Escolares: 3ª e 4ª 10h30 e 16h
Preçário: 5euros

Ficha Artística e Técnica:
Baseado na obra de Esopo e Serguei Prokofiev; Encenação e Dramaturgia: Fernando Jorge Lopes; Assistência de Encenação: Isabel Leitão; Assistência de Dramaturgia: Carlos G. e Melo; Interpretação: Carlos G. e Melo; João Queirós, Rui Cerveira, Tiago Pereira; Cenografia: Fernando Jorge Lopes e Pedro Godinho; Música: Tiago Pereira; Ilustração: João Queirós; Figurinos: Alice Rolo; Desenho de Luz: Paulo Correia; Grafismo: Catarina Pé-Curto; Fotografia: Pf – Pedro Ferreira e Pedro Fidalgo; Web Master: Filipe Oliveira; Produção Executiva: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Divulgação, Assessoria de Imprensa e Publicidade: Nádia Santos Monteiro; Promoção: Vitor Pinto Ângelo


Paralelamente à actividade da sua sala o Teatro Extremo estará em digressão com os espectáculos do seu reportório, a desenvolver o seu projecto de formação através da realização de oficinas de teatro “Para crianças que ainda não conseguem chegar ao puxador da porta”, que estão a decorrer desde Outubro de 2007 na Quinta da Princesa, no Seixal para crianças dos 5 anos resultantes do protocolo com a Câmara Municipal do Seixal; da realização da 2ª edição do Feira dos Brinquedos no Seixal e da 1ª edição na Moita para as crianças do ensino básico.

Para além destas actividades o Teatro Extremo está a organizar a 13ª edição do festival “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público” que este ano acontecerá em Almada, Odivelas, Seixal, Palmela, Moita, Montemor-o-Novo, Barreiro, Sesimbra, Aveiro, Caldas da Rainha e que conta com a presença de companhias oriundas de Portugal; Espanha, Argentina, Bélgica, Rússia e República Checa de 3 de Maio a 7 de Junho.

Próximas Iniciativas
Junho a Dezembro
“Amigos e Sarilhos”
“Einstein”
“Velho Palhaço Precisa-se”
“Preto no Branco” – estreia Co-produção Centro Cultural da Malaposta
Sorriso de Natal – 8ª Edição

Em 2008, a sala do Teatro Extremo estará repleta de actividades. Esteja atento. Consulte toda a programação em http://www.teatroextremo.com/

Informações/Reservas:
Teatro Extremo
R. Serpa Pinto, nº16, 2801-801 Almada
Tel. 21 272 3660 Fax. 21 272 3669
teatro@teatroextremo.com http://www.teatroextremo.com/

Encontros AlCultur Guimarães 2008

Faltam apenas 15 dias para os Encontros AlCultur Guimarães 2008 – http://www.alcultur.org/.

As inscrições seguem em bom ritmo, como poderão verificar consultando a lista provisória de participantes no sítio http://www.alcultur.org/, mas ainda há lugar para mais gente.
Inscrevam-se! Não faltem aos Encontros!

ALERTA 1: O programa dos Encontros e o formulário de inscrição estão disponíveis em http://www.alcultur.org/
ALERTA 2: Visitem também o sítio da EXPOCULTURA em http://www.expoalcultur.org/


9 fora (NADA) - Industria, Porto


ZDBmuzique_André Cabaço (MZ/PT)

Sábado dia 09 de Fevereiro às 23h
moçambicanas_sessions

André Cabaço (MZ/PT)



Natural de Moçambique, a residir em Portugal desde finais da década de 1980, o cantor, guitarrista e compositor André Cabaço permanece um dos nossos mais bem guardados segredos. A voz é quente, bem timbrada, possante, cantada em dialectos de tribos moçambicanas, sobrepondo-se a ritmos e melodias do seu país natal. Tanto em «Xipapa-Pala» como em «Bassopa» e, mais recentemente com « A Punga Ni Nhama », o mote para as suas composições reside no diálogo entre tradição e contemporaneidade, num todo só possível a quem dedicou uma vida de pesquisa no domínio da música popular. Cabaço representou ainda o seu país de origem em projectos como «Sons da Fala» e «Sons da Lusofonia» e musicou peças de teatro.

André Cabaço Voz e Violão
Hugo Menezes Percussão
Mick Trovoada Percussão

+ Info: video

Entrada: 6 €
Galeria Zé dos Bois.
Rua da Barroca nº 59 1200-047.
Tel: 21 343 0205
http://www.zedosbois.org/
Estrutura Financiada pelo Instituto das Artes.
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social apoia a ZDB.

PRÓXIMA SEMANA ZDBMUZIQUE:
reservas@zedosbois.org

Quinta 14 de Fevereiro às 23h
anti-hero_guitar_sessions
Steffen Basho-Junghans (DE)
David Daniell & David Maranha (PT)

Sexta 15 de Fevereiro às 23h
sick_with_desire_sessions
Lydia Lunch (US)
Flanela de Tal (PT)

Sábado 16 de Fevereiro às 23h
fire_on_fire_sessions
Golden Jooklo Age (IT)
Manuel Mota (PT)

Cordoaria Nacional: "Abissologia" + Concerto Shanbehzadeh Ensemble (IR)

Quinta-feira, dia 7, inaugura na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional:

21H_ Exposição “Para uma ciência transitória do indiscernível: a Abissologia”
23H_ Concerto de Inauguração Abissologia: Shanbehzadeh Ensemble (IR)


“Para uma ciência transitória do indiscernível: a Abissologia”
é um projecto de João Maria Gusmão e Pedro Paiva, curado por Natxo Checa, produzido e apresentado pela ZDB na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional de Lisboa (Av. da Índia, edifício da Cordoaria Nacional).

Mais informação Abissologia
Tel. ZDB: 21 343 02 05
Inaugura quinta, 7 de Fevereiro às 21h
De 8 de Fevereiro a 13 de Abril. De terça a sexta das 10h às 19h, sábados e domingos das 14h às 19h.

Às 23h
Concerto de Inauguração a propósito da Abissologia
Quinta dia 7 na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional


Shanbehzadeh Ensemble (IR)



Shanbehzadeh Ensemble deslocam-se propositadamente a Portugal, pela primeira vez, para celebrar connosco a inauguração de Abissologia. Embebida deste universo Abissológico, a sua actuação centrar-se-á em ritmos e melodias ritualistas. De entre as suas músicas, sincréticas, destaca-se o " zâr ". Propondo restituir o ambiente musical de uma cerimónia de transe, o objectivo desta acção é criar um bom entendimento entre quem ouve e o espírito designado a possui-lo.

Saeid e Naghib - respectivamente pai e filho de 14 anos - formam o Shanbehzadeh Ensemble. Herdeiros legítimos das músicas e danças de Boushehr, junto ao Golfo Pérsico, a Sul do Irão, os Shanbehzadeh desdobram-se entre a Neyanbânn (gaita de foles iraniana), a Neydjofti (uma flauta dupla), o Zarbetempo (percussão), a flauta tradicional, o Senj (uma espécie de Címbalo) e o Boogh (um chifre de cabra).

+ Info1: video + Info2: video

Entrada livre!!
Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Av. da Índia.
ZDBMUZIQUE_ESTA SEMANA: reservas e informação 21 343 02 05 e em
reservas@zedosbois.org !

I JORNADAS HISPANO-PORTUGUESAS MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

Casa Da Cultura de Beja
16 e 17 de Fevereiro de 2008

Durante séculos, Espanha e Portugal viveram de costas voltadas, ignorando-se, cada um de seu lado da fronteira. Os interesses dos poderosos dividiram e opuseram artificialmente dois povos irmãos que compartilhavam uma cultura e sentimentos comuns.

No entanto, as ditaduras a que estiveram sujeitos os dois países provocaram uma torrente de solidariedade entre eles. Espanhóis e portugueses ajudaram-se mutuamente na luta contra as tiranias fascistas de Franco e Salazar e não foram poucos os opositores de ambos os regimes que encontraram refúgio do outro lado da fronteira, quase sempre obtendo aí auxílio e apoio. Foi este o caso de João Gonçalves Carrasco, da freguesia alentejana de Santana de Cambas, que, apesar da extrema pobreza e da repressão política de então, não hesitou em acolher os numerosos espanhóis que fugiam da repressão franquista. Ou o de Juan Rosa, de El Almendro (Huelva), que também acolheu refugiados portugueses que fugiam do regime salazarista.

Para honrar a memória destes homens e de todos aqueles que padeceram o cruel jugo das ditaduras, o Foro Por La Memoria de Huelva e a Cooperativa Cultural Alentejana, de Beja, organizam estas I JORNADAS HISPANO-PORTUGUESAS MEMÓRIA E RESISTÊNCIA. Esperamos que elas possam contribuir para o intercâmbio de informação entre estudiosos espanhóis e portugueses e, sobretudo, para o entendimento mútuo entre os nossos dois povos.

Programa
Sábado, dia 16 de Fevereiro de 2008
10h00 – Abertura: Fernanda Moral (Federación Foros Por La Memoria), Francisco Santos (Presidente da Câmara Municipal de Beja), Félix Ramos (Pres. Foros Por La Memoria), Álvaro Nobre (Presidente da Cooperativa Cultural Alentejana)
10h30m – Os Fascismos em Portugal e Espanha e Sua Herança: Miguel Urbano Rodrigues (escritor)
12h00 – O Norte de África no Início da Guerra Civil em Espanha: Francisco Sánchez Montoya (Premio Nacional Manuel Azaña de Investigación Historica)
15h30m – Apresentação da Exposição “A II República, Esperança de um Povo”: Santiago Vega (Presidente Foro Por La Memoria de Segóvia)
16h30m – Projecção do Documentário “Os Cinco de Celorio”, sobre exumação em valas comuns
17h30m – Debate: A Memória Histórica em Espanha e Portugal e a Luta Contra a Impunidade dos Crimes Franquistas: Miguel Muga (Presidente do Foro Por La Memoria Madrid), José Baguinho (Cooperativa Cultural Alentejana), Carlos Federico Castellanos (Foro Por La Memoria Andalucía), João Honrado (publicista)
23h00 – Bar Cais na Planície (Parque da Cidade de Beja) – Espectáculo Músicas de Abril, com Filipe Narciso (entrada livre)

Domingo, dia 17 de Fevereiro de 2008
10h30m – A Repressão dos Vencedores. Os Batalhões de Trabalhadores (1939-1945): José Manuel Algarbani (licenciado em História Contemporânea, professor da Universidade de Cádiz)
12h00 – Participação de Portugueses na Guerra Civil de Espanha: João Varela Gomes (coronel reformado)
13h30m – Em Baleizão: Homenagem às Mulheres e Homens Assassinados pela Defesa da II República Espanhola e da Liberdade em Portugal
Após o almoço (hora a combinar) - Em Santana de Cambas: Homenagem às Mulheres e Homens Assassinados pela Defesa da II República Espanhola e da Liberdade em Portugal

Organização
Federación Estatal de Foros Por La Memoria
Cooperativa Cultural Alentejana
Financiamento
Junta de Andalucía – Consejeria de Justicia y Administración Publica
Colaboração
Câmara Municipal de Beja
Junta de Freguesia de Baleizão
Junta de Freguesia de Santana de Cambas
Associação Pagaia Sul

http://www.foroporlamemoria.info/
http://foroporlamemoriadehuelva.spaces.live.com/

--
Divulga e participa!
Entrada livre
--
Teatro Fórum de Moura - Associação
R. Cardeal Lacerda, 8
7860/018 MOURA
Tlm: 285 254 464 /966 706 036 /960 093 269
http://teatroforumdemoura.blogspot.com
Mail: teatrofmoura@gmail.com

Aprender Numa Tarde [Learn In One Afternoon]

[PT]
A Rato - ADCC, em parceria com a Biblioteca Municipal do Seixal, irá realizar o projecto "Aprender numa Tarde" que começará no próximo dia 9 de Fevereiro e finalizará no próximo dia 1 Março, realizando-se todos os Sábados. "Aprender Numa Tarde" é um conjunto de oficinas que visam dar competências básicas no domínio da Informática.

A participação nestas oficinas é gratuita. Para mais informações, entre em contacto com a Biblioteca Municipal do Seixal, pelo telefone 21 097 6100.

~º~

[EN]
Rato - ADCC, in partnership with Seixal's Public Library, is going to develop the project "Learn In One Afternoon" that will begin in the 9th of February and it will end in the 1st March, during all Saturdays. "Learn In One Afternoon" is a group of workshops with the objective of giving the basic skills in Informatics.

The participation in these workshops is for free.

~º~

12ª Mostra de Teatro de Almada - Espectáculos 1ª quinzena

(Clique para aumentar)