Já foi apresentada a 13ª edição do Festival Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, evento que este ano decorre em oito concelhos, entre 3 de Maio e 8 de Junho. «Em Maio e Junho, os espectáculos, as oficinas, os jogos e as histórias, a arte, despontam pelas ruas, salas e jardins de Almada, Odivelas, Seixal, Moita, Palmela, Montemor-o-Novo e, este ano, ainda pelo Barreiro e Sesimbra.
A 13ª edição de Sementes – Mostra internacional de artes para o pequeno público, que acreditamos ser mais um êxito, ao contrário da carga negativa que este número possa conter (nós não somos supersticiosos), é sim, de afirmação, crescimento e desenvolvimento de uma aposta no entretenimento e no desenvolvimento da capacidade crítica, artística, estética e ética do nosso pequeno público.
Nesta edição os espectáculos programados trazem-nos reflexões de extrema poética sobre a vida e a morte, sobre a amizade e o amor, sobre a aceitação do outro, do diferente, sobre as venturas e as desventuras, as amarguras e as felicidades de uma viagem que pode ser a própria vida.
Sem dar respostas, o teatro abre-nos perspectivas, horizontes, valores que permitirão às nossas crianças e jovens alicerçarem essa construção que é criarem-se a si próprios como seres humanos capazes de dar um futuro promissor ao nosso mundo, ao nosso planeta.
Este ano, de 3 de Maio a 8 de Junho, mostramos aos cerca de 15 mil espectadores que habitualmente aderem a este nosso evento, e digo nosso evento, uma vez que pertence ao número cada vez maior e mais variado de co-organizadores mas, essencialmente porque pertence a este nosso cada vez mais vasto Pequeno Público para quem ele é realizado; mostramos, dizíamos, mais de duas dezenas de companhias e artistas oriundos de Portugal, Espanha, Bélgica, República Checa e Rússia, que nos trarão 26 espectáculos, reconhecidos internacionalmente pelo seu mérito e qualidade artística. Por esta razão também, a excelência do trabalho realizado, é com muita honra que voltamos a programar companhias que passaram pelo Sementes em edições anteriores, sem querermos de modo nenhum, subvalorizar as demais companhias presentes nesta 13ª edição.
A assinalar ainda, de toda esta programação que se estende por um mês e uma semana, as comemorações do Dia Mundial da Criança, em Almada no Parque da Paz durante todo o dia e ainda por todos os Municípios co-organizadores. Será um dia especial para ficar retido na memória de todos aqueles que a nós se juntarem.
A todos desejamos um óptimo mês onde a arte e a cultura se juntarão para festejar as crianças e os jovens que constituem o nosso Pequeno Público!»
Rui Cerveira, director do Festival Sementes, na apresentação do evento (dia 11 de Abril, no Teatro Extremo):
«É através destes projectos de educação pela arte e pela cultura que contribuímos para o progresso sócio-cultural das nossas crianças e jovens, para a construção de melhores cidadãos, para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Sabemos que não é tarefa fácil. Mas por isso nos debruçamos todos sobre os públicos que temos, e quais as estratégias para os sensibilizar, cativar e fidelizar.»
Programa do Sementes 2008, em pdf
www.teatroextremo.com/Sementes2008/ProgramacaoComunicacaoSocial.pdf
Grelha de programação, com datas e locais dos eventos, em pdf:
www.teatroextremo.com/Sementes2008/grelha.pdf
Site do Teatro Extremo:
http://www.teatroextremo.com/