segunda-feira, 14 de abril de 2008

Teatro Fórum de Moura - AGENDA de ABRIL

O Teatro Fórum de Moura apresenta:

18 de Abril "Alentejanos de Todo O Mundo"
Centro Comunitário de Rio de Moinhos 21h30

19 de Abril "Alentejanos de Todo O Mundo"
Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel 21h30

20 de Abril "Alentejanos de Todo O Mundo"
Salão de Festas de Ervidel 17h

23 de Abril Café com Histórias
Espaço da Feira do Livro de Moura 21h30

25 de Abril "Alentejanos de Todo O Mundo:"
UCP Esquerda Vencerá, Pias 17h

26 de Abril Café com Histórias
Espaço da Feira do Livro de Moura 15h

28 de Abril "Alentejanos de Todo O Mundo:"
Espaço da Feira do Livro de Moura 21h30

30 de Abril "Alentejanos de Todo O Mundo:"
Auditório Municipal de Pinhal Novo 22h

--
Teatro Fórum de Moura - Associação
R. Cardeal Lacerda, 8
7860/018 MOURA
Tlm: 285 254 464/966 706 036/960 093 269
http://teatroforumdemoura.blogspot.com
Mail: teatrofmoura@gmail.com

Iniciativa Manifesto iD | 24 Abril


newsletter 003
Abril ’08

Criação
"O respeito pela diversidade cultural, a valorização e relacionamento íntegro consigo mesmo e com os outros, a consciencialização da necessidade de proteger a biodiversidade e o meio ambiente. É nosso compromisso artístico e ético reunir a dimensão da arte contemporânea com a responsabilidade social global de legar às gerações futuras a possibilidade de uma vida plena, contribuindo para um planeta saudável e um mundo mais solidário e amoroso. Para mim, este Manifesto continua a ser um ritual de celebração da vida no saber e no sabor consciente da existência, na plenitude da sua dignidade, da verdade e do amor. Do mais profundo do meu Ser, agradeço a generosidade, o empenho e a criatividade de todos os colaboradores, apoiantes e amigos presentes neste desafio. E também a si, que tão carinhosamente se disponibiliza a acolher as nossas ideias, que possa saborear todos os instantes. Imensamente grata a todos os que continuam a ajudar-me a crescer."
- Paula Pinto 08

Constelação
direcção de projecto Paula Pinto
direcção técnica Paulo Rodrigues
desenho de luz Pitchu e Paula Pinto
movimento Graça Reis e Ana Santos
expressão dramática e voz André Maia e Inês Ripamonti
cenógrafo/artista plástico Mathieu Crespin
paisagens sonoras Leandro Araújo
vídeo Nádia Carmo
captação/registo de imagem Miguel Rebelo

Consultores
Gestão Cultural Rui Matoso
Comunicação Sara Otero
Magia Fernando Nascimento
Área Pedagógica e de Formação António Coelho e Sónia Diz
Design Multimédia/Interactividade Zoidfactory, Sara Daugbjerg e Victor Magano

Mais informações
www.ccolgacadaval.pt
www.idmanifesto.blogspot.com
www.culturaviva.com.pt
www.sentidosilimitados.myguide.pt

Sebastião da Gama evocado em Setúbal

Tendo como objectivo homenagear o poeta e escritor Sebastião da Gama, a Ecosd’Art – Associação Cultural inaugurou no passado dia 12 de Abril, em intercâmbio com a Associação Cultural Sebastião da Gama, uma exposição de pintura de homenagem ao poeta da Arrábida.

Este evento cultural, integrado no programa festivo do 84.º aniversário do nascimento do poeta, está patente no Club Setubalense (ao lado do edifício da Aerset, em Setúbal) até ao dia 26 de Abril.

Notícia do semanário Notícias da Zona.


Festival Sementes - 3 de Maio a 8 de Junho 2008

Já foi apresentada a 13ª edição do Festival Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, evento que este ano decorre em oito concelhos, entre 3 de Maio e 8 de Junho. «Em Maio e Junho, os espectáculos, as oficinas, os jogos e as histórias, a arte, despontam pelas ruas, salas e jardins de Almada, Odivelas, Seixal, Moita, Palmela, Montemor-o-Novo e, este ano, ainda pelo Barreiro e Sesimbra.

A 13ª edição de Sementes – Mostra internacional de artes para o pequeno público, que acreditamos ser mais um êxito, ao contrário da carga negativa que este número possa conter (nós não somos supersticiosos), é sim, de afirmação, crescimento e desenvolvimento de uma aposta no entretenimento e no desenvolvimento da capacidade crítica, artística, estética e ética do nosso pequeno público.

Nesta edição os espectáculos programados trazem-nos reflexões de extrema poética sobre a vida e a morte, sobre a amizade e o amor, sobre a aceitação do outro, do diferente, sobre as venturas e as desventuras, as amarguras e as felicidades de uma viagem que pode ser a própria vida.

Sem dar respostas, o teatro abre-nos perspectivas, horizontes, valores que permitirão às nossas crianças e jovens alicerçarem essa construção que é criarem-se a si próprios como seres humanos capazes de dar um futuro promissor ao nosso mundo, ao nosso planeta.

Este ano, de 3 de Maio a 8 de Junho, mostramos aos cerca de 15 mil espectadores que habitualmente aderem a este nosso evento, e digo nosso evento, uma vez que pertence ao número cada vez maior e mais variado de co-organizadores mas, essencialmente porque pertence a este nosso cada vez mais vasto Pequeno Público para quem ele é realizado; mostramos, dizíamos, mais de duas dezenas de companhias e artistas oriundos de Portugal, Espanha, Bélgica, República Checa e Rússia, que nos trarão 26 espectáculos, reconhecidos internacionalmente pelo seu mérito e qualidade artística. Por esta razão também, a excelência do trabalho realizado, é com muita honra que voltamos a programar companhias que passaram pelo Sementes em edições anteriores, sem querermos de modo nenhum, subvalorizar as demais companhias presentes nesta 13ª edição.

A assinalar ainda, de toda esta programação que se estende por um mês e uma semana, as comemorações do Dia Mundial da Criança, em Almada no Parque da Paz durante todo o dia e ainda por todos os Municípios co-organizadores. Será um dia especial para ficar retido na memória de todos aqueles que a nós se juntarem.

A todos desejamos um óptimo mês onde a arte e a cultura se juntarão para festejar as crianças e os jovens que constituem o nosso Pequeno Público!»



Rui Cerveira, director do Festival Sementes, na apresentação do evento (dia 11 de Abril, no Teatro Extremo):

«É através destes projectos de educação pela arte e pela cultura que contribuímos para o progresso sócio-cultural das nossas crianças e jovens, para a construção de melhores cidadãos, para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Sabemos que não é tarefa fácil. Mas por isso nos debruçamos todos sobre os públicos que temos, e quais as estratégias para os sensibilizar, cativar e fidelizar.»

Programa do Sementes 2008, em pdf
www.teatroextremo.com/Sementes2008/ProgramacaoComunicacaoSocial.pdf

Grelha de programação, com datas e locais dos eventos, em pdf:
www.teatroextremo.com/Sementes2008/grelha.pdf

Site do Teatro Extremo:
http://www.teatroextremo.com/