terça-feira, 3 de julho de 2007

Decreto 77 ao vivo!







Os almadenses Decreto 77 vão estar no próximo dia 8 de Julho na Casa Dos Lafões, na Rua da Madalena, n.º 199, 1º andar, na baixa de Lisboa. Juntamente com a banda da Margem Sul vão estar os Breaking Through e os Mr.Miyagi. A entrada é de 4 euros e o início está previsto para as 16h.
Apareçam, apoiem, divulguem e visitem o my space da banda em http://www.myspace.com/decreto77

Lírio Cão ao vivo no Ponto de Encontro

Dia 21 de Julho, pelas 21:30, na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro, em Cacilhas terá lugar o concerto mais aguardado do ano:

A apresentação ao público de Lírio Cão 4.0, versão 2007!

Trata-se de uma edição revista e aumentada da banda, com a adição de Bruno Soldaado e a sua voz altamente melódica. O português nunca soou tão bem e tão claro! Antecipa-se uma noite bem passada, entre amigos e companheiros. Vai ser de arromba e muita gente vai ficar positivamente surpresa. A sonoridade da banda está mais consensual, tem mais balanço, mais garra e um vocalista animal de palco (no bom sentido!).

A primeira parte está entregue aos Aykien, aquela banda enérgica e poderosa que mexe com a malta, arrasta multidões e faz sempre uma grande festa!

Informações, infusões e confusões em http://www.liriocao.com

Os Lírio Cão são: Zé Leão, Luís Miguel Carneiro, Tiago Faria, Bruno Soldaado.

Festival de Almada




Entre 4 e 18 de Julho, decorre mais uma edição do Festival de Teatro de Almada.

Consultem o programa do evento e mais informações no site da
Companhia de Teatro de Almada:
www.ctalmada.pt



(E leiam também esta entrevista de Joaquim Benite, director do Festival, publicada na revista Sem Mais, em Julho de 1996.)

Novo livro de Alexandre Castanheira



Dia 4 de julho, às 21h30, no auditório da Junta de Freguesia de Laranjeiro, no Terreiro João de Barros, junto à Escola Básica nº2 do Laranjeiro: lançamento da obra de Alexandre Castanheira "É a vida...!". Com capa do pintor Albino Moura e prefácio do dramaturgo e director de "A Barraca" Helder Costa,o livro é apresentado pelo Dr. Costa Neves, o laureado 2006 do Prémio Literário Cidade de Almada para romance.
No final haverá uma animação de carácter teatral.

"Shakespeare Revisitado", pelo Teatro do Oprimido

R2
em cena no Teatro Nacional D. Maria II
4 a 8 de Julho, às 19h



O elenco dos grupos de Teatro Fórum da Cova da Moura e do Zambujal (concelho da Amadora), participam no exercício teatral R2 em cena no Teatro Nacional D. Maria II.

Com encenação de Nuno Cardoso, R2 vai ser apresentado em paralelo a Ricardo II; trata-se de um "ensaio sobre o ensaio do texto de Shakespeare. Escolhi estas pessoas porque achei que seria importante reflectir sobre a identidade de pessoas que, pertencendo a uma sociedade, não se sentem parte dela", explicou o encenador ao JN. "Não quero passar uma mensagem, nem servir de porta-voz de um contexto, nem lembrar as desigualdades sociais. Sou só uma espécie de catalisador".

Os actores que constituem o elenco da peça estão empenhados, desde Junho de 2006, num projecto de intervenção comunitária em que utilizam as técnicas do Teatro do Oprimido para promover o debate crítico e a resolução participada dos problemas que afectam as suas comunidades.

Gisella Mendoza, do Grupo de Teatro do Oprimido e coordenadora desta actividade declara que o espectáculo R2 tem sido uma experiência enriquecedora para o crescimento destes jovens, não só pelo que têm aprendido, mas também pelo reconhecimento que sentem dentro da sua comunidade por estarem envolvidos nesta actividade. A sua participação provocou a descoberta de novas opções profissionais antes ausentes no seu leque de escolhas e reforçou o processo de construção das suas identidades.

Reservas: Teatro Nacional D. Maria II | 213250835



O Grupo do Teatro do Oprimido de Lisboa

O Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO Lisboa) é uma associação sem fins lucrativos empenhada em estimular a participação activa e consciente dos cidadãos na construção da sociedade.
Utiliza a metodologia do Teatro do Oprimido (TO), desenvolvida pelo dramaturgo Augusto Boal em meados da década de 60, e é hoje praticada em mais de 70 países. Especificamente trabalha a técnica do Teatro Fórum (TF), que consiste na encenação de temas propostos pelos próprios elementos de um grupo ou comunidade.
Ao contrário do teatro clássico, nas apresentações de TF o público tem um papel activo de análise e intervenção. Este debate e constroi, através da experimentação em cena, respostas para os problemas apresentados pelos actores.
O GTO desenvolve as suas actividades a dois níveis: ao nível comunitário o GTO trabalha como multiplicador da metodologia do TO, formando e acompanhando grupos de TF em bairros problemáticos de Lisboa e Amadora. Ao nível da sociedade portuguesa em geral, o GTO existe
como grupo de teatro, que recorrendo ao TO cria espaços de diálogo para que a sociedade lisboeta/portuguesa possa procurar em conjunto possíveis soluções aos problemas apresentados.

GTO Lisboa

gtolisboa@gmail.com

968474613

Mais informação:

www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=1060

teatrodooprimidoportugal.blogspot.com/

redeciencia.educ.fc.ul.pt/moinho/socio_cultural/teatro.htm

Para recordar...

(... ou "para a História", se preferirem)

uma entrevista de Joaquim Benite (director da Companhia de Teatro de Almada e do respectivo festival de teatro), concedida em 1996 a António Vitorino, da revista Sem Mais.
(Cliquem nas imagens para aumentar e ler os textos)