terça-feira, 3 de julho de 2007

"Shakespeare Revisitado", pelo Teatro do Oprimido

R2
em cena no Teatro Nacional D. Maria II
4 a 8 de Julho, às 19h



O elenco dos grupos de Teatro Fórum da Cova da Moura e do Zambujal (concelho da Amadora), participam no exercício teatral R2 em cena no Teatro Nacional D. Maria II.

Com encenação de Nuno Cardoso, R2 vai ser apresentado em paralelo a Ricardo II; trata-se de um "ensaio sobre o ensaio do texto de Shakespeare. Escolhi estas pessoas porque achei que seria importante reflectir sobre a identidade de pessoas que, pertencendo a uma sociedade, não se sentem parte dela", explicou o encenador ao JN. "Não quero passar uma mensagem, nem servir de porta-voz de um contexto, nem lembrar as desigualdades sociais. Sou só uma espécie de catalisador".

Os actores que constituem o elenco da peça estão empenhados, desde Junho de 2006, num projecto de intervenção comunitária em que utilizam as técnicas do Teatro do Oprimido para promover o debate crítico e a resolução participada dos problemas que afectam as suas comunidades.

Gisella Mendoza, do Grupo de Teatro do Oprimido e coordenadora desta actividade declara que o espectáculo R2 tem sido uma experiência enriquecedora para o crescimento destes jovens, não só pelo que têm aprendido, mas também pelo reconhecimento que sentem dentro da sua comunidade por estarem envolvidos nesta actividade. A sua participação provocou a descoberta de novas opções profissionais antes ausentes no seu leque de escolhas e reforçou o processo de construção das suas identidades.

Reservas: Teatro Nacional D. Maria II | 213250835



O Grupo do Teatro do Oprimido de Lisboa

O Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa (GTO Lisboa) é uma associação sem fins lucrativos empenhada em estimular a participação activa e consciente dos cidadãos na construção da sociedade.
Utiliza a metodologia do Teatro do Oprimido (TO), desenvolvida pelo dramaturgo Augusto Boal em meados da década de 60, e é hoje praticada em mais de 70 países. Especificamente trabalha a técnica do Teatro Fórum (TF), que consiste na encenação de temas propostos pelos próprios elementos de um grupo ou comunidade.
Ao contrário do teatro clássico, nas apresentações de TF o público tem um papel activo de análise e intervenção. Este debate e constroi, através da experimentação em cena, respostas para os problemas apresentados pelos actores.
O GTO desenvolve as suas actividades a dois níveis: ao nível comunitário o GTO trabalha como multiplicador da metodologia do TO, formando e acompanhando grupos de TF em bairros problemáticos de Lisboa e Amadora. Ao nível da sociedade portuguesa em geral, o GTO existe
como grupo de teatro, que recorrendo ao TO cria espaços de diálogo para que a sociedade lisboeta/portuguesa possa procurar em conjunto possíveis soluções aos problemas apresentados.

GTO Lisboa

gtolisboa@gmail.com

968474613

Mais informação:

www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=1060

teatrodooprimidoportugal.blogspot.com/

redeciencia.educ.fc.ul.pt/moinho/socio_cultural/teatro.htm

Sem comentários: