quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PROCURA-SE: Assistente de Produção

PRECISA-SE!
1 Assistente de Produção
*
Para trabalhar com o Realizador/Produtor Miguel Clara Vasconcelos
-- Ficção e Documentário --
Local: Lisboa;
Horário: Part-time (9h00 - 13h00);
Início: Novembro 2008.
Enviar Curriculum Vitae até
Quarta, 15 de Outubro de 2008, para:
Caso seja necessário, haverá uma entrevista com base no CV enviado.
Enviar CV: http://ate.15.outubro@gmail.com/

BenficaViagens: até Matosinhos


Porto: A Terca-feira do Modelo Bounjour @ Contagiarte

A TERÇA-FEIRA NO MODELO BONJOUR
Leitura Encenada
3 e 4 de Outubro, Sexta-feira e Sábado 23h15_ Estúdio 2
Em Janeiro de 2008, no âmbito do projecto Corps de Textes Nomade*, Emmanuel Darley acompanhou o "percurso em tradução portuguesa" da sua peça Le Mardi à Monoprix, em Paredes de Coura, com os actores da Companhia Comédias do Minho. Deste modo, o autor, a tradutora e os actores, num trabalho de reflexão sobre o conteúdo do texto (que aborda a temática do tabu), as problemáticas da tradução e da sua passagem à oralidade numa língua diferente, puderam pôr à prova "prova da cena" o texto traduzido: A Terça-feira no Modelo Bonjour.

próximos eventos:
TALITHA KUM
Concerto
9 de Outubro, quinta-feira, 23h45, estudio 2
AFRICA JAM
Jam Percussão
10 de Outubro, Sexta-feira, 23h45, estudio 2
VOODOOMARMALADE
Concerto
11 de Outubro, Sábado, 23h45, estudio 2

Cartaz Mensal
http://www.contagiarte.pt/vaiacontecer/programahigh.jpg

ONDE ESTAMOS?
Contagiarte - Espaço de Sensibilização, Formação e Dinâmica Culturais
Porto - Rua Alvares Cabral, 372
(próximo Praça da República / junto à Sede do Salgueiros)
Telf: 222 000 682 / http://www.contagiarte.pt/ / contagiarte@contagiarte.pt

Almada: "A Magia do Vinil" @ Oficina da Cultura

Realiza-se em Almada, de 11 a 31 de Outubro de 2008, na Oficina de Cultura, a primeira grande exposição do disco de vinil, onde se mostram 20 anos (de 1955 a 1975) da evolução da música, neste caso da música dita popular.

Nela estarão presentes alguns dos principais discos – LP e 45 RPM (singles e EP’s) – que marcaram cada época e cada género. Desde o rock de 50 aos blues, do
folk ao pop, de Dylan aos Beatles e aos Stones, do psicadelismo ao progressivo e aos anos 70, do soul ao jazz, da música francesa à música portuguesa e brasileira, de Brel a José Afonso, de Amália a Jobim e Chico Buarque, etc. Também o rock feito na época em Portugal e o rock feito em Almada, onde se podem admirar algumas das
bandas e músicos mais proeminentes do concelho.

E depois há a beleza das capas, o design e a qualidade estética que marcaram uma época; e a imprensa da altura, as revistas, os cartazes, as fotos, os posters e os aparelhos reprodutores. A Magia do Vinil é uma exposição a não perder, uma viagem no tempo, uma oportunidade única para deixar fluir a surpresa, a alegria e a emoção,
tratando-se, como se trata, de uma parte marcante da nossa memória colectiva.

Os discos apresentados são provenientes de uma colecção privada do José António Correia dos Santos, o qual começa a comprar discos de vinil, isto decorria o ano de 1964, enquanto aluno da Escola Emídio Navarro em Almada. Desde essa época até aos nossos dias o José António, coleccionou mais de 10.000 discos.

A INAUGURAÇÃO DESTA EXPOSIÇÃO SERÁ NO DIA 11 DE OUTUBRO DE 2008, PELAS 17H00, NA OFICINA DE CULTURA, EM ALMADA.

Cacilhas, Almada: Ass. Interbrasílica de Portugal @ Ponto de Encontro

No dia 4 de Outubro Sábado, esperamos vocês para a apresentação oficial da Associação Intercultural Brasílica de Portugal, no Ponto de Encontro, em Cacilhas.

Contamos com Apoio da Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia de Cacilhas, Associação O Farol e Associação Solidariedade Imigrante, neste dia as actividades começam as 15h00 com Workshop de dança, música e pintura para espectáculo, exposições e às 21h00 o espectáculo do Balé Brasil de Portugal. Esperamos todos de braços abertos.

Entrada: 5 euros em benefício da documentação da Assinter, Associação Intercultural Brasílica de Portugal.

Lisboa: alkantara - newsletter outubro 2008




Mark Deputter

Em 1996, Mark Deputter juntou-se à direcção artística do festival Danças na Cidade, ao lado de Mónica Lapa. Doze anos e muitas mudanças depois – incluindo a alteração do nome da associação para “alkantara” – cessa as suas funções na organização a 1 de Outubro para assegurar a direcção artística do Teatro Maria Matos. A sua presença deixou uma marca profunda na organização; a equipa do alkantara agradece e deseja-lhe o maior sucesso no seu novo desafio profissional. No ALKANTARA inicia-se uma nova fase, marcada pela reorganização da estrutura e admissão de novos colaboradores nas áreas de programação e gestão. Mais notícias seguem no próximo dia 15 de Outubro.

Residência artística de Karenina de los Santos no espaço alkantara
A partir de Outubro e até Novembro o espaço alkantara recebe a coreógrafa brasileira Karenina de los Santos na sua primeira residência artística em Portugal. A artista trabalhará com um videasta português a relação entre vídeo e dança presencial, num trabalho cujo título é “Felicidade prêt-à-porter”, que será apresentado publicamente no final do mês de Novembro.

Nu kre bai na bu onda – Cova da Moura
Em Outubro alkantara continua o programa de formação e criação em dança e teatro no bairro da Cova da Moura, no âmbito do projecto “Nu kre bai na bu onda”. A formação de dança será dinamizada pelo bailarino e coreógrafo Alexandre Fernandes, a convite da coordenadora do projecto, Filipa Francisco, na Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora). A formação em teatro continua com ensaios semanais na Escola Secundária D. João V (Damaia) coordenados pelos encenadores Pedro Carraca e Cláudia Gaiolas. No final de Janeiro estreará a peça “A mulher que parou” escrita por Tiago Rodrigues propositadamente para o grupo.

Produções alkantara em digressão em Outubro
- Cláudia Dias/RE.AL apresenta a peça “Das coisas nascem coisas” (co-produção alkantara festival 2008) nos dias 4 e 5 de Outubro às 21h no La Porta (Barcelona).
- A 13 e 14 de Outubro às 18h passa no FESTIVAL ArtCENA (Rio de Janeiro). E a 31 de Outubro será apresentada no Teatro Municipal da Guarda.
- A 10 de Outubro Aydin Teker (Turquia) apresenta a peça “harS” (co-produção alkantara festival 2008) no 4+4 Days in Motion em Praga (República Checa) e nos dias 14 e 15 de Outubro no VIE Scena Contemporenea Festival em Modena (Itália).
- Thomas Hauert/ZOO apresentará a peça “Accords” (co-produção alkantara festival 2008) nos dias 10, 11 e 12 de Outubro no Mercat de les Flors em Barcelona.
- Tiago Rodrigues e Rabih Mroué (Líbano) apresentam a peça "Yesterday’s man" (co-produzido por alkantara no âmbito do projecto Lugares Imaginários) no FESTIVAL ArtCENA (Rio de Janeiro) nos próximos dias 10, 11 e 12 de Outubro.
- A 29 e 30 de Outubro, Tiago Guedes apresenta a peça "Um Solo" (co-produção Festival Danças na Cidade 2002) no SESC em São Paulo (Brasil).

tel.: +351 213 152 267 fax: +351 213 151 368

[Mundo da Luta Olímpica] X Podium das Lutas

Na décima edição da revista O Praticante, o "Podium das Lutas" é dedicado ao Campeonato Mundial, aos Jogos Olímpicos e à Formação de novos Recursos Humanos:

Ouro: Hugo Passos
O melhor Português nesta modalidade acaba de se tornar Campeão Mundial de Surdos em Everan (Arménia) e prepara-se para defender os dois títulos consecutivos nos Jogos SurdOlímpicos para o ano.

Prata: Federação Internacional de Lutas Associadas
Conjuntamente com outras Federações Internacionais, com as Federações locais da China, com o Comité Olímpico Internacional, Comité Olímpico Chinês e com, naturalmente, o Governo Chinês conseguiram organizar os melhores Jogos Olímpicos de sempre.

Bronze: Federação Portuguesa de Lutas Amadoras
Acabou de formar mais de duas dezenas de novos Recursos Humanos, como é o caso de novos Árbitros e de Treinadores. E também por ter dado condições ao Hugo Passos ser o que é (o melhor de Portugal e um dos do Mundo), mas precisa de abrir portas a novos "Passos".
Publicada por JVCon3 em Mundo da Luta Olímpica

Brasil: RODA DE CHORO no Auditório Ibirapuera - SANFONAS QUE CHORAM

Apresentações acontecem dias 04 e 05 de outubro com o tema: SANFONAS QUE CHORAM. Toninho Ferragutti (05/10), Alessandro “Bebê” Kramer (05/10), Olívio Filho (04/10) e Oswaldinho do Acordeon (04/10) são os convidados especiais.
A Roda de Choro nasceu na Virada Cultural de 2007, no Auditório Ibirapuera. Desde sua criação, já aconteceu em diversos teatros e recebeu convidados de peso como: Carlos Malta, Laércio de Freitas, Toninho Ferragutti, Ricardo Herz, Danilo Brito, Alessandro Penezzi, entre outros.
No repertório das apresentações, choros clássicos, passando por Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros, e algumas composições próprias.

Nesta edição, a Roda de Choro terá sua edição especial “Sanfonas que choram”, com quatro acordeonistas de diferentes partes do país. Na noite de abertura, o jovem forrozeiro Olívio Filho, da banda Bicho de Pé e o virtuoso Oswaldinho do Acordeon são os convidados especiais. No domingo, é a vez do gaúcho Alessandro “Bebê” Kramer e de Toninho Ferragutti.

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2
Tel.: 11 3629.1075
Como chegar
Dias: 4 e 5 de Outubro de 2008
Horários: Sábado, 21h
Domingo, 19h
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Gênero: Choro
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Produção: Scubidu Prods.

Vila do Conde: THE CURATOR'S SCHOOL — YouLearnTube [channel]

NEM NEGAÇÃO, NEM ACEITAÇÃO; GRATIDÃO!
A Magna Reitoria da Protoacademia Medievo-Contemporânea "The Curator's School" informa que já começaram a ser disponibilizadas, por intermédio do canal YouLearnTube, as aulas de base para o ano lectivo 2008/2009, primeira experiência-piloto com vista à instauração da "Universidade" [projecto universal, universitário e universalizante], com arranque previsto para o ano lectivo 2009/2010.
Todas as informações relativas ao "Processo de Vila do Conde", proposta para uma reforma estrutural do ensino meta-artístico, será tornada pública ainda este ano. A "Universidade" não é um projecto artístico. Não nega, nem aceita; agradece!
Bem-vindos à terceira via; bem-vindos à era do empate técnico. Brevemente, num ecrã perto de si..."Use your mentality, wake up to reality!" [Frank Sinatra]
Próximas contaminações: ArtEZ hogeschool voor de kunsten, Arhem (Holanda)
13-16 Outubro 2008

Seixal: Aprender numa Tarde com a R@to-ADCC

No mês de Outubro, a Biblioteca Municipal do Seixal, em parceria com a Rato - ADCC, vai iniciar o projecto «Aprender numa Tarde».

Iniciando no dia 4 de Outubro [aos sábados entre as 15:00 e as 17:00], esta oficina de formação visa dar competências básicas relacionadas com as literacia digital e mediática: esta oficina divide-se em 4 sessões sobre os temas «Iniciação à Informática», «Processamento de Texto», «Pesquisa de Informação na WWW» e «Correio Electrónico».

A participação nesta oficina de formação em Informática é gratuita e para mais informações, entrem em contacto com a Biblioteca Municipal do Seixal pelo e-mail sic@cm-seixal.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou então pelo telefone 210976100.