quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lisboa: alkantara - newsletter outubro 2008




Mark Deputter

Em 1996, Mark Deputter juntou-se à direcção artística do festival Danças na Cidade, ao lado de Mónica Lapa. Doze anos e muitas mudanças depois – incluindo a alteração do nome da associação para “alkantara” – cessa as suas funções na organização a 1 de Outubro para assegurar a direcção artística do Teatro Maria Matos. A sua presença deixou uma marca profunda na organização; a equipa do alkantara agradece e deseja-lhe o maior sucesso no seu novo desafio profissional. No ALKANTARA inicia-se uma nova fase, marcada pela reorganização da estrutura e admissão de novos colaboradores nas áreas de programação e gestão. Mais notícias seguem no próximo dia 15 de Outubro.

Residência artística de Karenina de los Santos no espaço alkantara
A partir de Outubro e até Novembro o espaço alkantara recebe a coreógrafa brasileira Karenina de los Santos na sua primeira residência artística em Portugal. A artista trabalhará com um videasta português a relação entre vídeo e dança presencial, num trabalho cujo título é “Felicidade prêt-à-porter”, que será apresentado publicamente no final do mês de Novembro.

Nu kre bai na bu onda – Cova da Moura
Em Outubro alkantara continua o programa de formação e criação em dança e teatro no bairro da Cova da Moura, no âmbito do projecto “Nu kre bai na bu onda”. A formação de dança será dinamizada pelo bailarino e coreógrafo Alexandre Fernandes, a convite da coordenadora do projecto, Filipa Francisco, na Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora). A formação em teatro continua com ensaios semanais na Escola Secundária D. João V (Damaia) coordenados pelos encenadores Pedro Carraca e Cláudia Gaiolas. No final de Janeiro estreará a peça “A mulher que parou” escrita por Tiago Rodrigues propositadamente para o grupo.

Produções alkantara em digressão em Outubro
- Cláudia Dias/RE.AL apresenta a peça “Das coisas nascem coisas” (co-produção alkantara festival 2008) nos dias 4 e 5 de Outubro às 21h no La Porta (Barcelona).
- A 13 e 14 de Outubro às 18h passa no FESTIVAL ArtCENA (Rio de Janeiro). E a 31 de Outubro será apresentada no Teatro Municipal da Guarda.
- A 10 de Outubro Aydin Teker (Turquia) apresenta a peça “harS” (co-produção alkantara festival 2008) no 4+4 Days in Motion em Praga (República Checa) e nos dias 14 e 15 de Outubro no VIE Scena Contemporenea Festival em Modena (Itália).
- Thomas Hauert/ZOO apresentará a peça “Accords” (co-produção alkantara festival 2008) nos dias 10, 11 e 12 de Outubro no Mercat de les Flors em Barcelona.
- Tiago Rodrigues e Rabih Mroué (Líbano) apresentam a peça "Yesterday’s man" (co-produzido por alkantara no âmbito do projecto Lugares Imaginários) no FESTIVAL ArtCENA (Rio de Janeiro) nos próximos dias 10, 11 e 12 de Outubro.
- A 29 e 30 de Outubro, Tiago Guedes apresenta a peça "Um Solo" (co-produção Festival Danças na Cidade 2002) no SESC em São Paulo (Brasil).

tel.: +351 213 152 267 fax: +351 213 151 368

Sem comentários: