terça-feira, 15 de abril de 2008

Workshop de Dança Contemporânea, por Joana Bergano no Ponto de Encontro

Workshop de Dança Contemporânea,
por Joana Bergano
no Ponto de Encontro
de 22 de Abril a 29 de Maio
Terças e Quintas, das 19h às 21h
Inscrições Abertas: 50€
Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho, 3 Cacilhas
212748210 / 212740757
Joana Bergano
Nasceu em Lisboa em 1982.
Iniciou a sua formação em dança na Companhia de Dança de Almada. Em 2005 é finalista do curso de dança (ramo Espectáculo) da Escola Superior de Dança, onde teve oportunidade de trabalhar com Jean-Paul Bucchieri, Amélia Bentes, Rui Lopes Graça, Francisco Camacho, Olga Roriz, Annabelle Bonnery, Rui Horta, António Carallo, entre outros. Ainda como aluna da mesma escola, teve a oportunidade de mostrar uma das suas peças no Fonty’s Festival, na Holanda.
Como intérprete, entre 2005/2006, teve oportunidade de trabalhar com Clara Andermatt em O Grito do Peixe, uma Co-Produção com a Faro Nacional da Cultura 2005, com Miguel Moreira em Projecto Maria, uma Co-Produção com o Espaço do Tempo, com Rita Judas em Ponto de Fuga, uma Co-Produção com o C.C.B., com Rui Lopes Graça em Dois, uma Co-Produção com o C.C. Vila Flor e o Teatro Aveirense, e com Joclécio Avezedo em Inventário, uma Co-Produção com a Culturgest.
Em 2007/2008, trabalha com Clara Andermatt em E dançaram para sempre, uma Co-Produção com T.N.S.C. e com Cláudia Nóvoa em Olhos de Areia, uma Co-Produção com o C.C.B.
Desde 2006 dá aulas e workshops de dança para jovens e adultos.

Almada Cultural: 10000 visitas desde Setembro 2007!

O blog Almada Cultural atingiu os 10000 visitantes e está a caminho da milésima mensagem! Desde Setembro de 2007, o Almada Cultural e o Almada Cultural (por extenso) dedicam-se a divulgar notícias de iniciativas de carácter cultural e artístico (em Almada, mas não só!). As previsões do contador “Sitemeter” indicam que, pelo número de visitas do último mês, a média semanal do próximo mês será de 450 visitantes!

Os espectáculos de Teatro, Dança, as Festas e os Festivais, as exposições de Artes Plásticas e Fotografia, os Concertos e a animação de bares e discotecas, as formações e as oportunidades de emprego nas áreas da cultura, as feiras de gastronomia e o desporto, o movimento associativo, cultural e artístico... Todos têm o seu lugar no Almada Cultural.

Obrigado a todos os visitantes, amigos e a todos os que nos têm enviado assiduamente as suas notícias de divulgação cultural.

Recepção de mensagens: almadacultural@gmail.com
Almada Cultural: http://almada-cultural.blogspot.com
Almada Cultural (por extenso): http://almada-cultural2.blogspot.com

White Sharks - resultados das 6ª e 7ª Jornadas do Campeonato Nacional de Beisebol



1º jogo - White Sharks- 7 UAV - 16
2º jogo - White Sharks - 8 UAV - 14
"No passado Domingo, dia 13 de Abril, os White Sharks de Almada defrontaram os Universitários de Aveiro no campo municipal da Sobreda. A equipa detentora do título de campeã nacional de 2007 não esqueceu as duas derrotas em Aveiro e conseguiu ganhar os dois jogos aos White Sharks em casa com os resultados 16-7 e 14-8.

No primeiro jogo ainda surgiu um empate ao 5º Inning (7-7) mas devido a vários erros na defesa dos tubarões e a um ataque tímido, facilitaram o trabalho aos Universitários que trabalharam muito bem no batimento. No segundo jogo assistimos a uma cópia do primeiro.
Os White Sharks mantêm o segundo lugar na tabela classificativa esperando melhores jogos e sem dúvida pensando seriamente em lutar pelo título."
- Diamantino Rolo

Resultados 6º jornada CNB 08:
1.º jogo - Lobos Abrantes 2, WS 12
2.º jogo - Lobos 1, WS 15
Os White Sharks de Almada mantêm-se assim, na liderança do Campeonato Nacional de Beisebol (CNB) de 2008. Estão algumas fotos do jogo disponíveis para visualização na página abtfoto.com.

Assessora de imprensa dos White Sharks de Almada
Catarina Seita
White Sharks Almada Beisebol Clube
Escola Secundária Emídio Navarro
Av. Rainha D. Leonor
2809-009 Almada Portugal
Tel: +351-212721210
Fax: +351-212763741
www.whitesharks.d2d.pt
geral@whitesharks.d2d.pt

Bonifácio do Paraíso no Braço de Prata


Carlos G Melo é Bonifácio do Paraíso
dias 18, 19, 25 e 26 às 22 horas, na sala Estúdio
da Fábrica Braço de Prata.
Lisboa, Poço do Bispo, frente aos correios.
Bus 28 e 755.
Inf: 96 14 72 408

FORMAS – Feira de Artes Performativas

Estão abertas as inscrições para participação na FORMAS – Feira de Artes Performativas, Tavira 2008, uma produção Procur.arte com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

– Inscrições de acesso a todos os espaços e actividades da Feira, para profissionais do sector cultural;
– Candidaturas para apresentação de projectos em fase de montagem na plataforma de Pitch (pressupõe já inscrição na Feira e inclui a participação numa acção de formação).

A FORMAS – Feira de Artes Performativas é um encontro anual direccionado a profissionais das artes cénicas e performativas, contando também com uma forte presença do grande público. Surge após quatro anos de trabalho no Pisa-Papéis, o roteiro das artes do espectáculo e tem como missão dinamizar o calendário cultural do país, levando à cena o que se faz em teatro, dança, novo circo, música e pluridisciplinares, cá dentro e além fronteiras. Espectáculos serão apresentados na zona histórica da cidade de Tavira, criando um circuito pedonal de fruição artística e de interacção entre público e artistas. A FORMAS desenvolveu também um espaço exclusivo para os profissionais inscritos – na Pousada Convento da Graça de Tavira – com expositores personalizados, espaços de tertúlia e trabalho, acesso a informação especializada, café lounge, workshops e uma Plataforma de Pitch. Terá lugar ainda um debate com figuras relevantes do meio da cultura – sobre a mobilidade artística e as indústrias criativas em Portugal.

As entidades inscritas no Pisa-Papéis 2008/09 beneficiam de redução no valor das inscrições.

Saiba mais em http://www.formas.procurarte.org/

Tragic Comic na estrada!

Os Tragic Comic regressam à estrada já esta semana! O próximo concerto é bem perto da casa da banda, em Almada, no Bar Ponto Final! O início está marcado para as 22:00 e vão haver supresas... Além dos temas do disco de estreia, os Tragic Comic vão ainda tocar 3 temas novos, um dos quais, inédito, nunca tocado ao vivo, e mais 7 temas... em português!!! Já sabem por isso, não percam, sexta feira, dia 19, pelas 22 horas, no Ponto Final, em Almada, venham encher a casa e curtir connosco! Segue-se Portalegre, no sábado imediatamente a seguir, num festival de 12 horas de música ao vivo non stop com os TC a actuar por volta das 23:30, num espectáculo de benificiência a favor da APPACDM, de Portalegre! Visitem o MySpace da banda para mais pormenores e datas de futuros concertos, que não param de chegar! www.myspace.com/tragicomic
Agenciamento: T.Agency: t.agency@hotmail.com
916279728 ou 912756016
Alien: paulomatos@alien.pt933075281

PRÉMIO NOBEL DA FOTOGRAFIA 2008

Exposição de Fotografia
Data: 02 Maio a 24 Maio 2008
Local: Galeria de Arte AMG - Corroios
(após as bombas da Galp)
Dias úteis e Sábados
PRÉMIO NOBEL DA FOTOGRAFIA é o título da Primeira Retrospectiva da carreira fotográfica de Caiado, um autor de Almada que tem consagrado os seus disparos ao universo intimista na linha mais vanguardista da escola francesa. Compreendendo um total de vinte e uma (21) exposições individuais instaladas entre Portugal e Espanha (onde foi responsável pela nova imagem da Hojarasca Danza entre 1997 e 2000), esta Primeira Retrospectiva começa exactamente em 1993, dois anos após Caiado ter adquirido a sua primeira máquina fotográfica.
Será certamente a parte mais interessante do seu percurso alternativo, sob o ponto de vista da originalidade, já que pode tomar-se contacto com uma série de soluções de improviso que permitiram ao fotógrafo executar eventos com alguma dimensão apesar da escassez de recursos nesta área.
Uma das suas características é precisamente apenas executar exposições inéditas, tal como a anterior CANIBAL PHOTOGRÁFICO (Navegador – Estaleiros Navais do Talaminho, Março 2008) em que foi sua modelo uma anterior secretária pessoal. Daí que o surgir desta Retrospectiva 1, na mesma sala de arte (por si inaugurada em 2006) onde expôs o primeiro trabalho documental de autor sobre Chelsea, leve alguns mais próximos a supor que Caiado poderá estar a preparar-se para abandonar a Fotografia. Um autor bastante polémico que tem conseguido manter-se como figura de proa de um inexistente 'undergound' artístico em Portugal. Com um relato de carreira escrito por Mónica Gorgulho em 2005 que conta algumas das razões do seu percurso até à exposição número cinquenta (50) e ainda a aguardar publicação, Caiado poderá estar a passar por uma fase de exacerbado desinteresse, para mais que se conhece agora o seu afastamento de todas as mulheres que acrescentaram volumetria ao seu percurso de autor.

Avesso à exposição mediática, é ainda uma incógnita a forma como este autor sobrevive, mantendo incólume um estilo de vida distinto e dispendioso. Furtivo, apenas deixa saber da parte estritamente estética do seu trabalho mas alguns documentos trazidos a público – como por exemplo o de Chelsea B304 e que, contra sua vontade foi linkado à única página minimamente credível sobre si (www.caiado.biz) – evidenciam uma dinâmica de conflitos e debate aceso sobre o lugar da fotografia.

PRÉMIO NOBEL DA FOTOGRAFIA é um bom exemplo da ironia e da oportunidade deste autor que ultrapassa no conceito da sua carreira o universo estritamente fotográfico, deixando sempre elementos sobre os quais reflectirmos. De facto, não se conhece um prémio Nobel para a nobre – e arriscada, por que não dizê-lo – Arte da Fotografia. Caiado descobre esta 'lacuna' e aproveita-a. E reclama aquilo a que acha ter direito.

CHAPA - EM PORTUGAL A PARTIR DE 21 DE ABRIL

O primeiro single, "Outro Dia", chega às rádios portuguesas durante esta semana. Os Chapa, banda composta pelos irmãos Fagundes, afirmam-se como uma das revelações mais entusiasmantes da música brasileira. Felipe, Diego e Marcos são oriundos de Bagé, no Rio Grande do Sul, onde cresceram a aprender a tocar juntos.
Em 1993, os Chapa começaram a dar os primeiros passos tocando covers enquanto simultaneamente escreviam originais. Desde então a composição ganhou força e, para além de tocarem em várias cidades do estado de Rio Grande do Sul, os Chapa extravasaram fronteiras para dar concertos em outros países da América Latina como a Argentina e o Uruguai. Em 2006, deram o salto para a Europa com uma digressão por várias Fnacs que passou por Lisboa e Porto mas também pelas cidades espanholas de Barcelona, Madrid e Valência, tendo sido considerados pela Fnac como o novo estímulo do rock brasileiro.
Os Chapa voltam a Portugal este ano para promover o novo álbum, "Outro Dia", com lançamento agendado para o mês de Maio. A edição é da nova Nine Media, com quem os Chapa chegaram a acordo para os próximos 2 álbuns de originais, bem como de gestão de carreira e agenciamento de espectáculos a nível mundial.
O álbum "Outro Dia" foi gravado nos estúdios da SG Produções, no Brasil, e foi produzido pelos elementos da banda. São 11 temas originais com uma sonoridade pop/rock que ficam no ouvido.
Com a estreia em Portugal, os Chapa querem aproximar-se do público português: "Traduzimos nas melodias e nas letras o que realmente sentimos, portanto estamos muito felizes pela oportunidade de levar à Portugal a nossa música e por fazer parte de uma nova cultura".
"Quando ouvi os chapa pela primeira vez, sou-me a algo novo. Que ficou rapidamente no ouvido, aconselho vivamente a todos os meus ouvintes." João Saavedra - Animador de rádio
Assessoria de imprensa
Cristina Espirito Santo
Cell: (+351) 91 679 70 53
Phone:(+351) 309 907 719
Email: k.espiritosanto@netcabo.pt

MANAGEMENT & BOOKING: NINEMEDIA
LISBOA: Avenida Duque de Ávila, 20 - 2º andar 1000-141 Lisboa PORTUGAL
AÇORES: Apartado 479 9700 Angra do Heroísmo
Tel.: (+351) 21 330 37 91
Fax: (+351) 21 330 37 33
Mobile: (+351) 96 356 02 43
E-mail: geral@nine-media.net
Site: www.nine-media.net

Estreia de "Lenheiras de Cuca Macuca"

Teatro e Marionetas de Mandrágora
Data::18 de Abril de 2008
Evento:: Espectáculo - ESTREIA
Designação::“Lenheiras de Cuca Macuca”, Texto de João Pedro Mésseder, Encenação José Caldas

Local::Auditório Municipal de Gondomar::Gondomar
Horário::21h30:: Entrada Livre
Contactos::96 3394153 / 914514756
Outros::Avenida 25 de Abril 103 - Gondomar::4420-354 GONDOMAR
Descrição:: 10ª produção Teatral da Companhia

Data:: 19 de Abril
Evento:: Espectáculo
Designação::“Lenheiras de Cuca Macuca”
Local::Auditório Municipal de Gondomar::Gondomar
Horário::16h00 e 21h30
Contactos::96 3394153 / 914514756
Outros:: mandragora@marionetasmandragora.com
Bilheteira::4 euros normal::3 euros escolas e menores de 12 anos

Data:: 21,22,23 e 28,29,30 de Abril
Evento::Espectáculo
Designação::“Lenheiras de Cuca Macuca”
Local::Auditório Municipal de Gondomar::Gondomar
Horário::10h30 e 14h30
Contactos::96 3394153 / 914514756
Outros::Avenida 25 de Abril 103 - Gondomar4420-354 GONDOMAR
Bilheteira::4 euros normal::3 euros escolas e menores de 12 anos

Data::18 de Abril a 11 de Maio
Evento::Exposição
Designação::“Exposição de Marionetas"
Local::Auditório Municipal de Gondomar
Horário::9h30-12h30; 14h30-19h00 e das 20h30 às 23h00
Contactos::224642373
Outros::Avenida 25 de Abril 103 - Gondomar 4420-354 GONDOMAR
Entrada Livre

Data:: 8 de Maio
Evento::Espectáculo
Designação::“Lenheiras de Cuca Macuca”
Local: Escola Dramática e Musical valboense::Gondomar
Horário::14h30
Contactos::96 3394153 / 914514756

Data:: 2 de Junho
Evento::Espectáculo
Designação::“Lenheiras de Cuca Macuca”
Local:: Auditório 1::Teatro Acert :: Tondela :: Festival Fintinha
Horário::10h30 e 14h30 (horário em confirmação)

O espectáculo
“Lenheiras, mulheres que carregam lenha é uma viagem para a construção de uma identidade. A escavação por dentro daquilo que “parece ser” para tornar visível o invisível. Esteticamente é um tempo e espaço de ambiguidade, provocador de descobertas, reconhecimento e recriação por parte do espectador. Conhecedores que são destas lendas os espectadores sentir-se-ão de certa forma incluídos nela através do seu imaginário e da proposta cénica que deixará espaços em branco onde o público possa inscrever o seu texto interior. As duas personagens transportam os dois feixes de lenha, duas pequenas máquinas de cena que se desdobram teatralmente nas várias cenografias e ambiências do espectáculo. Feixes que contém toda a matéria do sonho e da realidade cénica, objectos metamorfos que são fontes sonoras, complementos dos figurinos e apetrechos na construção das formas animadas. O espectáculo é atravessado por narrativas interrompidas pelas narrações sonoras e visuais. Com pequenos diálogos essenciais na progressão dramática e pelo movimento das actrizes e das formas animadas que criam um outro tipo de diálogos, remetendo para o metatexto simbólico. A valorização da tradição é a intenção maior do trabalho mas ao mesmo tempo articula-la com a nossa contemporaneidade deitando um novo olhar aos fantasmas da nossa identidade.” - José Caldas

:: Contactos ::
Associação Cultural e Recreativa Teatro e Marionetas Mito do Homem Plantado - Teatro e Marionetas de Mandrágora
Teatro e Marionetas de Mandrágora
Rua de Quinéu nº75
Jovim 4510 – 122 Gondomar
Portugal
mandragora@marionetasmandragora.com
www.marionetasmandragora.com
www.marionetasanorte.blogspot.com
Clara Ribeiro – 91 4514756
Filipa Alexandre – 96 3394153

lisboa_cidade_invadida#1

Exposição / Instalação
Fábrica Braço de Prata Maio 8 até 31
São Nunes
Zé Soares

Lisboa Cidade Invadida #1
A artista plástica e performer São Nunes e o compositor e guitarrista de jazz Zé Soares estão novamente juntos num novo projecto.
Como experiência 1, mostram-nos a instalação Lisboa Cidade Invadida #1, na sala de exposições da Fábrica Braço de Prata.

O visitante pode percorrer a instalação deparando-se com diversos elementos (objectos, imagens, sons) recolhidos do meio urbano e aqui tomando outra dimensão, sugerindo outros sentidos e outras sensações com música original concebida para esta peça.
Como o título sugere, Lisboa é fonte de inspiração para este trabalho que assenta essencialmente na unidade de dois meios de expressao artisticas. Trata-se, portanto da busca do indivisivel, da descoberta de um outro olhar sobre a cidade, mas que habita e respira dentro de nós.

Inauguração dia 8 de Maio pelas 20h
Aberto ao público de quarta a das 18h às 02h e Domingos das 15h às 00h
Fábrica Braço de Prata, rua da Fábrica de material de Guerra, 1, 1900 Lisboa
www.lisboacidadeinvadida.blogspot.com
www.artensembleatelier.blogspot.com
www.myspace.com/politonia
www.palcoprincipal.com/politonia_ze_soares
www.saonunes.com
Promoção/ Management
Assessoria de Imprensa
Sinergia
Cristina Espírito Santo
Cell: (+351) 91 679 70 53
Phone:(+351) 309 907 719

Last.fm Anuncia Preview Mundial Exclusivo do Novo Álbum do grupo britânico Portishead

Rede social de música oferece streaming integral de Third, o novo álbum do grupo Portishead, uma semana antes da data de lançamento oficial
NOVA IORQUE e LONDRES, 10 de abril – Last.fm anuncia hoje, num acordo exclusivo, que o tão esperado álbum Third do grupo britânico Portishead será disponibilizado integralmente para streaming, gratuitamente, a partir de 21 de abril, uma semana antes da data de lançamento oficial.
Third é o primeiro álbum da banda de Bristol depois de uma pausa de 11 anos. Cada uma de suas 11 faixas será disponibilizada integralmente, gratuitamente na Last.fm, porém, apenas nos países onde o serviço sob demanda está disponível.
Martin Stiksel, co-fundador da Last.fm disse: “Estamos muito orgulhosos de podermos fazer a preview do album do Portishead, uma das bandas mais inovadoras e influentes do Reino Unido. Isto significa muito para nós, pois Portishead foi o primeiro artista que disponibilizamos na Last.fm e Cowboy foi a primeira faixa a ser tocada na Last.fm, quando o site entrou no ar em 2002. Então faz sentido começar uma série de previews de lançamentos com uma banda que ajudou a lançar a própria Last.fm”.
O álbum estará disponível a partir de segunda-feira, 21 de abril, no endereço: http://www.lastfm.com.br/music/portishead/third
É a primeira vez que a Last.fm, que oferece acesso gratuito ao maior catálogo de música online na web, colabora com um artista para fazer o preview exclusivo de um álbum antes de seu lançamento. Todos os álbuns anteriores do Portishead também estão disponíveis para streaming integral no endereço: http://www.last.fm/music/portishead
Atualmente a Last.fm é o site de música gratuita que mais cresce na web, e o site oferecerá mais previews exclusivos durante o ano de 2008.
Sobre a Last.fm
Fundada em 2002, a Last.fm é maior plataforma gratuita global de música na web. A Last.fm pode oferecer aos amantes de música milhões de faixas, de todos os gêneros, para transmissões gratuitas sob demanda graças às parcerias com a Universal, EMI, Warner Music Group, Sony BMG, CD Baby, com agregadores independentes como The Orchard e IODA e com mais de 150.000 gravadoras e artistas independentes – sem obrigação de se registrar ou de baixar qualquer software. Além de acessar faixas gratuitamente – um serviço que contribuiu para que a Last.fm se tornasse a rede de música on-line gratuita que cresceu mais rapidamente nos Estados Unidos – os amantes de música também podem compartilhar suas preferências musicais, associando seus media players ao banco de dados da Last.fm. Isto permite à Last.fm recomendar de maneira inteligente músicas, artistas, shows locais e até mesmo outros membros de acordo com as preferências musicais dos usuários. A Last.fm também apóia artistas não-registrados, oferecendo a eles um programa de direitos autorais do artista sem precedentes no mercado, por meio do qual o artista é remunerado diretamente pela Last.fm quando suas faixas são executadas através do site. Saiba mais sobre a Last.fm em www.lastfm.com.br ou www.lastfm.pt .
Contato:
Christian Ward
+44 (0) 20 7780 7080
christian@last.fm

Festa de apresentação: SUMMER EXPERIENCES

EVENTOS DE VERÃO
18 Abril Swell Club – Ladies Night

Pista Principal
00h-01h – Deep House
01-02h LIVE ACT da Banda de Electro/Pop
AnneLoveJoy: www.myspace.com/theannelovejoy
02h-4h DJ De Los Gatos Locos Africana/Salsa com animação
04h-06h: Dupla de DJ`s da Keep Moving: Electro House

Pista Privado
00h-3h DJ De Los Gatos Locos Salsa/Afro com animação
03h-06h Sound System - Reggae/Ragga/Hip Op/Funk
Colectiva Soul com invited guests FyahFox

Aloha Summer Feast – Festa Oficial de Abertura de Verão: é um evento desportivo, na praia, terá lugar em vários actos de 17 a 24 Maio na Praia do Rei - Bar Hula Hula. JÁ NA SUA 3ª EDIÇÃO!! Reune nesta semana várias faculdades: Campeonato de Bodyboard, Torneio de Futebol e Voleibol de Praia, Soundsystem de Reggae, 1ª eliminatória de Concurso de Bandas e Danças, actuações de Bandas e claro muita música quente e variada de vários Dj´s. Serão feitos vários actos deste evento… fiquem atentos.

Casting de Dança Hip Hop em Lisboa

Casting em Lisboa para a escolha da Selecçao Portuguesa para o campeonato de Las Vegas.
Não percas esta oportunidade!
Convida os amigos, a inscrição é grátis.
Mais informaçao:
www.hiphopdanceportugal.com/lasvegas/
http://www.hiphopinternational.com/

Com respeito
Associação hiphop dance portugal

Workshop com Babara Bangoura


Carolina e Os Contos