terça-feira, 4 de março de 2008

Fotoreportagem Quinzena da Juventude 2008

Descubra no Almada Cultural (por extenso) as imagens do primeiro fim-de-semana da Quinzena da Juventude 2008, na Casa Municipal da Juventude - Centro Cultural Juvenil de Sto. Amaro. "Caricatura Animal", de Natália Gromicho
juntos a divulgar a cultura, em Almada mas não só!

Concertos @ CÍRCULO DE FOGO




www.circulodefogo.com
www.myspace.com/circulodefogo
circulodefogo@portugalmail.pt
circulo.de.fogo@sapo.pt
luisfilipe75@hotmail.com

CÍRCULO DE FOGO
LUÍS FILIPE NEVES
Avenida Visconde José Pereira
Fragosela de Cima
3505-416 Viseu
Portugal

Lufa Lufa Digressão Alfacinha

O Comandante Zéfiro está já a ultimar os preparativos no projéctil musical aéreo Lufa Lufa... a viagem de ambientes sonoros está quase a começar...

Lufa Lufa
26 Março - Fnac Chiado e Fnac Almada
27 Março - Santiago Alquimista
28 Março - Tambor Q Fala

Sinopse
Foledad é o título do espectáculo apresentado pelo projecto Lufa Lufa, constituído pelos músicos Ricardo Santos Rocha (concertina) e Carlos Adolfo (percussão). Com um cenário próprio e uma história paralela, Foledad consiste num reportório de temas originais que percorre distintas linguagens musicais, com uma forte componente visual e cénica, transportanto o espectador para paisagens imaginárias.


Produção
www.kalpacc.blogspot.com
www.myspace.com/lufalufa

La Strada pelo Royal Teatro Livre

(Clique para aumentar)

Amor de Don Perlimplín no Museu da Marioneta - A Tarumba - Teatro de Marionetas

Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim
Aleluia erótica em 4 actos de Federico Garcia Lorca
A Tarumba-Teatro de Marionetas

Museu da Marioneta 6 a 16 de Março Quinta a Sábado às 22h Domingos às 17h
Convento das Bernardas

A Tarumba-Teatro de Marionetas comemora em Março quinze anos de actividade com o espectáculo Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim, de Federico Garcia Lorca no Museu da Marioneta. Peça emblemática da companhia, Amor de Don Perlimplín... obteve o Prémio para a Melhor Dramaturgia no Festival Internacional de Marionetas de Praga (Junho de 2001), tendo sido ainda nomeado para o prémio de Melhor Manipulação. Desde 1998 esteve presente em vários festivais internacionais, nomeadamente, Espanha, Brasil, República Checa, Índia, Paquistão, Hungria, Argentina, Inglaterra, Portugal, entre outros. Uma orquestra de câmara interpretará ao vivo a música de Lorca, bem como outras indicações deixadas pelo poeta, nos dias 13 a 16 de Março.

A adaptação de Amor de Don Perlimplín... vai ao encontro do primeiro esboço feito por Federico Garcia Lorca para este espectáculo, inspirado no Teatro de Aleluias da sua infância, e simultaneamente, presta homenagem ao poeta, acusado de imoralidade, traído pelos amigos e assassinado pela policia política de Franco. Opereta de câmara para marionetas no libreto original, Amor de D. Perlimplín..., foi recriada a partir da ideia original do poeta, com marionetas e música escrita por Lorca, recolhida por Gustavo Pitaluga junto das irmãs do poeta, Concha e Isabel.

Através deste espectáculo, onde predomina a técnica de fios aliada à técnica de vara e luva, em duas plataformas contíguas, as marionetas anatomicamente esculpidas em madeira, exibem perante nós a dor, o riso e a comoção de uma existência sonhada na terrível felicidade do efémero; um universo pontuado de gnomos e duendes, senhores do espaço e do tempo, animados por sistemas de fios e engrenagens complexas, desafiando-nos ao confronto com outras leis e outros espaços.

Objecto de um amor logrado, Don Perlimplín, senhor de muitas terras, gansos e ovelhas, assume aqui a personagem de um velho ridículo de alma pura e virginal como uma criança. Envelhece sem chegar a conhecer verdadeiramente a vida. Descobre o amor num casamento imposto pela criada (Marcolfa, alter ego de sua mãe), momento iniciático este, em que espreita o corpo de Belisa. Belisa é um belíssimo animal sem alma, dorme com as cinco raças da terra e na manhã seguinte à noite de núpcias, Don Perlimplín acorda cruelmente adornado com um par de cornos dourados e florescidos. O Amante espera ser imolado pelo sacrifício. Na aparente sagração do amor, Don Perlimplín arquitecta todo um plano oculto de vingança. Faz-se passar por um belo jovem, embuçado na sua capa vermelha, conquista o coração de Belisa, desespera-a de amor, para no final...“Vítima de aparentes intrigas, perdas inexplicáveis dos sucessivos manuscritos; perseguida pela polícia e retida durante anos acusada de imoralidade; publicada à sombra das obras "maiores" do poeta, Amor de Don Perlimplín é sem dúvida uma obra chave na produção de Lorca”.

Morrem cedo aqueles a quem os Deuses fadaram.
VIVA FEDERICO! VIVA LORCA!

"Este Amor de Don Perlimplín com Belisa no seu Jardim revela-se (...) um prazer/revelação (...) ou ainda pelos magníficos bonecos - verdadeiras peças de arte - que a própria companhia elaborou (...). Excelentes vozes, boa técnica a nível de manipulação, dramaticidade e alegria q.b. conferindo às personagens a veracidade e vida necessárias, fazem deste espectáculo um tributo à espontaneidade e à criatividade." - Pedro Teixeira Neves (Semanário, 7/12/96)

"Essas características - o humor e a poesia inconfundível de Lorca - não se perdem nesta produção da Tarumba, um grupo que se tem afirmado neste género de teatro, apurando muito as formas de manipulação e criando espectáculos exigentes. É o caso deste Dom Perlimplim". - Manuel João Gomes (Público, 6/2/97)

A Tarumba - Teatro de Marionetas CAMa - Centro de Artes da Marioneta
Tel.+Fax: 21 242 76 21
http://www.tarumba.org/
info@tarumba.org
ruteribeiro@tarumba.org
Convento das Bernardas
R. da Esperança, 152
1200-660 Lisboa
Portugal

Lenheiras - Novo Espectáculo da Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora

"Lenheiras"
Transportadoras de lendas
Estreia
A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora irá estrear dia 18 de Abril, pelas 21h30, o seu novo espectáculo de Teatro de Marionetas, Lenheiras, com texto de João Pedro Mésseder e Encenação de José Caldas, no Auditório Municipal de Gondomar.

O espectáculo "Lenheiras" surge da procura de lendas do Concelho de Gondomar. Juntas uma a uma pelas mãos do escritor João Pedro Mésseder encontramos os mineiros de S. Pedro da Cova, a moura de Pé de Moura, Lomba, Pedorido, Raiva, caminhamos pelo Rio Mau, e pelas águas de Rio Tinto, no desejo de que o seu poder de encantamento devolva aos homens o coração de ouro transformado em carvão, para que ela, a Moura Morta, proteja a montanha dentro das pedras e por debaixo da terra liberte o encantamento. A procura da nossa identidade cultural sob a forma de um espectáculo de Teatro de Marionetas.

Auditório Municipal de Gondomar
- Dias 19, 20, 26, 27 serão realizadas sessões pelas 16h00.
- Dias 21, 22, 23, 28, 29, 30 serão realizadas sessões para as escolas pelas 10h30 e pelas 14h30

Entrada:
3 euros ~ crianças e grupos escolares (os professores acompanhantes usufruem da entrada gratuita)
4 euros ~ bilhete normal

Marcações:
mandragora@marionetasmandragora.com
91 4514756 { Clara Ribeiro)
96 3394153 { Filipa Alexandre)

http://www.lenheiras.marionetasmandragora/

Encenação: José Caldas
Texto: João Pedro Mésseder
Cenografia: Marta Fernandes da Silva
Marionetas: enVide neFelibata
Interpretação: Clara Ribeiro e Filipa Alexandre
Desenho de luz: João Abreu
Design gráfico: Patrícia Costa
Figurinos: Patrícia Costa
Vídeo: Filipe Tavares
Adereços: José Carlos Machado

Programação Café-Teatro Extremo 2008

Esta Sexta e Sábado, 7 e 8 de Março, às 23h, depois da peça Maria Curie, a Oficina de Teatro de Almada apresenta “Como é diferente o Riso em Portugal”, um recital de poesia satírica portuguesa com Pedro Bernardino e Fernando Rebelo.

De que nos rimos, nós portugueses? O que é que nos provoca o riso?
Uma coisa é certa: o riso em Portugal é mesmo diferente!

Não perca, esta Sexta e Sábado, o riso à solta no Teatro Extremo. Venha rir-se connosco.

Maria Curie, continua em cena até ao final do mês de Março, agora à 5ª e 6ª, às 21h30.

Para saber mais sobre todas as actividades do Teatro Extremo consulte www.teatroextremo.com

Informações/Reservas:
Teatro Extremo
R. Serpa Pinto, nº16,
2801-801 Almada
Tel. 21 272 3660
Fax. 21 272 3669
teatro@teatroextremo.com
www.teatroextremo.com