quarta-feira, 19 de março de 2008

Novidades e bailarico em formato Rock and Roll

Agenda Alburrica
www.myspace.com/alburricabar

Quinta-feira, 20 Março
Anne Love Joy
[concerto]
+
B.R.O.S
[electro-Funk-Psycadelic-Disco-Djset]

ANNE LOVE JOY forma-se em Maio de 2007, em Almada, com Helga Rodrigues na voz e programação de beats, loops e synthesiser devices (ex vocalista de Disclosure) e David Fernandes (Rato) na guitarra, baixo e programação (ex Capelas das Almas, Disclosure,etc); decidem inaugurar este projecto influenciados pela sonoridade da Pop electrónica e ambientes de Indie rock, Pop, Blues e Soul . Começaram a soltar as suas notas e a partir de casa realizaram uma Demo com a produção de InJunker (guitarrista de DeadBoy e A Letter to Eva Braun).
Ficaram seleccionados entre 111 bandas para participar no Festival De Música Moderna de Corroios de 2008, onde estiveram em palco dia 16 de Fevereiro. Acreditam na música nacional, estão cheios de ideias novas e energia para trabalhar, com vontade de realizar mais concertos e dar asas às suas criações! Estão para ficar! Porque gostam de fazer música e curtir. Dia 20, Quinta-feira (véspera de feriado) não percam no Alburrica (Barreiro).
www.myspace.com/theannelovejoy
www.myspace.com/djbros_almada

Sexta-feira, 21 Março
Os Sultões
[concerto]
+
Rev.Bo Jackson
[djset]

Os loucos e novos ritmos da música moderna prometem contagiar a juventude no próximo Sábado à noite com a imperdível actuação do conjunto Os Sultões!!! O Alburrica Bar será o lugar onde estes três jovens nos irão presentear com um concerto de arromba, tocando, em grandes níveis de volume, futuros êxitos de um novo estilo musical, a que chamam Yé-Yé ou Rock and Roll! Tranquem as vossas filhas, nada será como dantes, depois da perigosa actuação deste agrupamento!!! Trazendo a nós, em diversas línguas, os ritmos modernos que se fazem ouvir lá fora, Senhoras e Senhores, os Reis do Yé-Yé: OS SULTÕES!!!
Logo de seguida, sua iminência o Rev. Bo Jackson, sumo pontifice da igreja do Rock n' Roll, vem abençoar a noite com uma santa selecção de 60s, surf, soul, punk e rock n' Roll.

The Profilers Vencedores no Corroios'2008


Os The Profilers são os vencedores da XIII Edição do Festival de Música Moderna Corroios'2008. O colectivo que vem de Sintra transpira um sem número de influências desde bossa-nova ao jazz e com alguns experimentalismos pelo meio elegantemente embrulhados numa iconografia de cabaret.

Os The Profilers apresentam-se em palco com os alter-egos: San (voz), Mr. Big (baixo), Mr. Night (Guitarra), Fat Franco (guitarra), Lieu-Tenant Frank (teclados) e Maniac (bateria).

Depois da demo caseira "Make Love Slow... Enjoy The Role" e temas contagiantes como "Hot" ou "Edith Piaf on LSC", aguardamos o EP de estreia a ser gravado no BOOM Estúdio em Corroios.

Texto: Cláudia Matos Silva
Foto: José Frade

MySpace
www.myspace.com/theprofilers74

Vídeo [4ª sessão]:
http://www.youtube.com/watch?v=JqS_GfS_ThU

Apoio à imprensa:
http://festivalmusica.jf-corroios.pt/imprensa.htm

Festival de Corroios:
URL: www.festivaldecorroios.net
MySpace: www.myspace.com/festivaldecorroios
YouTube: www.youtube.com/festivaldecorroios
Hi5: http://festivaldecorroios.hi5.com
E-Mail: cultura@jf-corroios.pt

FESTA DA DANÇA

de 29 DE ABRIL A 4 DE MAIO DE 2008

No âmbito das comemoração do dia mundial da dança de 29 de Abril, a REDE- Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, propõem um conjunto de iniciativas, a que demos o nome genérico de “Festa da Dança” e que terão lugar entre 29 de Abril e 4 de Maio em vários espaços na cidade de Lisboa.

Este ano decidimos “dar corpo” ás diferentes frentes de intervenção com que nos ocupamos, desde a consciencialização cívica e política, passando pela reflexão sobre o nosso passado e o nosso futuro, até à celebração artística propriamente dita. Achamos que o momento que a nossa comunidade atravessa, sobretudo quando a olhamos a partir “do interior”, é de grande vitalidade e queremos, com esta iniciativa, partilhar e confirmar esta convicção.

A programação da Festa da Dança será apresentada no dia 29 de Abril, dia mundial da dança, na LX Factory, com a participação das estruturas, artistas, parceiros e colaboradores. A acompanhar esta apresentação estará a passar um filme-ambiente que será feito a partir do espólio do centro de documentação do Forum Dança. Iremos ainda homenagear publicamente o Professor Gil Mendo, figura incontornável e central para a afirmação da dança contemporânea em Portugal e na Europa, tornando-o sócio honorário da REDE.

Programação
A programação da Festa da Dança sustenta-se em quatro eixos de referência, a partir dos quais a programação foi desenhada: eixo histórico, cartográfico, sócio-político e pedagógico – artístico.

Eixo Histórico
A dança independente contemporânea, por definição, constitui-se de forma dispersa e extremamente atenta ao seu “presente”. Consideramos que essa característica inalienável da sua “identidade”, dificulta a sua inscrição no “imaginário colectivo” e fragiliza a sua legitimação enquanto comunidade madura e já detentora de um património de uma enorme riqueza. Compreender e perceber o nosso passado (mesmo que recente) é a condição necessária para desenhar e projectar o futuro.

Nesse sentido, a Festa da Dança, para além das actividades descritas mais há frente, será o ponto de partida de três projectos de folgo, que se irão desenrolar no médio prazo e que visam exactamente a inscrição e legitimação da comunidade na sociedade:
a)Estudo Sócio-Económico. Em parceria com a Faculdade Economia do Porto (através da socióloga Helena Santos e do economista José Varejão) será elaborado um estudo sócio-económico que terá como objectivo fazer o diagnóstico da comunidade, de forma a compilar e comparar informação útil para a compreensão do impacto económico e social que temos na sociedade. A partir de uma recolha exaustiva de dados, será elaborado um estudo abrangente e transversal que apresentará um retrato da paisagem coreográfica portuguesa, assim como elementos de reflexão comparativa, tendo em vista a construção de um instrumento de análise para um melhor entendimento da nossa comunidade e sua interacção com a sociedade.
b)Projecto “Repertório”. Mesmo que pareça um contra-senso (ou talvez exactamente por isso), queremos construir e promover a ideia de que a dança contemporânea é também possuidora de um património próprio. A nossa ideia é contactar escolas de dança nacionais e internacionais para que, caso lhes interesse, possam remontar peças de referência do nosso património (numa lógica de “reenactments”, ou seja, através da apropriação e re-interpretação da obras e não da mera cópia ou imitação), com os alunos dos últimos anos e acompanhados pelo autor(a) da obra. Pensamos que esta é uma forma de “dar vida” a obras que, de outra forma, não seriam nunca mais apresentadas, ao mesmo tempos que transmite a “nossa história” de uma forma directa.
c)Documentário sobre a Dança Contemporânea Portuguesa. Passados mais de vinte anos desde as primeiras obras da Paula Massano ou Madalena Vitorino, que “inauguram” o movimento da Nova Dança Portuguesa (e que dá corpo à actual comunidade da Dança Contemporânea Portuguesa), pensamos ser o momento para realizar um “filme de autor” que reflicta essa realidade. O objectivo será colocar esse filme no circuito nacional e internacional de festivais de cinema, propô-lo ás televisões e pô-lo à disposição das escolas, universidades e centros de documentação. Pretendemos ainda que o material bruto recolhido para a criação do filme, nomeadamente as entrevistas a artistas, sejam tratadas de forma a estarem acessíveis para investigadores e interessados nos seus discursos na totalidade.

Eixo Cartográfico
Nos últimos anos foi-se desenhando em Lisboa, quase sem darmos por isso, um circuito de estruturas para a dança contemporânea impressionante e que, a nosso ver, atesta a nossa vitalidade e maturidade.

Em forma de um “L” deitado, podemos dizer que o ciruito começa no edifício dos Bombeiros Lisbonenses no Marquês do Pombal, espaço que está “ocupado” pela dança contemporânea desde os anos oitenta. Num primeiro tempo esteve lá a Escola de dança do Rui Horta e por onde muitos coreógrafos da primeira geração da Nova Dança Portuguesa passaram, e, num segundo tempo e durante muitos anos, foi a sede e estúdios do Festival Alkantara (na altura Danças na Cidade), da Companhia ACCCA da Clara Andermatt a da Eira de Francisco Camacho, que ainda lá se encontra. Descemos depois pela a Avenida da Liberdade até à baixa pombalina e na Rua dos Fanqueiros encontramos a estrutura C.E.M/Centro em movimento, que faz o “cotovelo” do “L”. Vira-se à direita, sobe-se até ao Chiado e chega-se ao edifício da Interpress no Bairro Alto onde encontramos os estúdios e salas de apresentação da Bomba Suicida, o actual espaço da Companhia ACCCA e o Forum Dança. Descemos depois a Calçada do Combro, passamos pelo espaço do Negócio da ZDB, seguimos pela Rua Poços do Negros e passamos pelo Atelier Real e chegamos em Santos, ao novo espaço do Festival Alkantara. Por fim, segue-se pela 24 de Julho (no sentido inverso dos novos noctívagos) para acabar este enorme percurso na zona do Largo do Calvário onde, a partir de Maio deste ano, o Forum Dança e o Rumo do Fumo passarão a ter os seus espaços na LX Factory.

Esta cartografia, como se percebe pelo logótipo, funcionará enquanto sub-texto motor da Festa da Dança, propondo que a população e os artistas circulem pelas nossas instalações e conheçam a nossa realidade “por dentro”.

Os espaços de que falámos são os que vão “receber” a Festa, mas existem muitos outras estruturas associadas na capital, como a Dupla Cena, a Jangada de Pedra, a Vo’arte, os Materiais Diversos ou o ZUT!, que funcionam sobretudo enquanto escritórios de produção. E por outro lado, esta dinâmica também acontece à escala nacional, em cidades e localidades como o Porto (Balleteatro, Fábrica de Movimentos, NEC…), Viseu (Companhia Paulo Ribeiro/Teatro Viriato), Vila Nova de Ródão (CENTA), Torres Vedras (Transforma), Almada (Ninho de Víboras), Montemor-o-Novo (Espaço do Tempo) ou Algarve (CaPA, Casa Branca…). A REDE existe no nome e no terreno.

Eixo Sócio-Político
Pode-se dizer que a dimensão política, na actividade da REDE, corresponde ao seu DNA e sua razão primária de existência. Com efeito, é exactamente fruto de uma instabilidade eudermica do sistema (7 ministros da cultura em 10 anos…) e sentido de responsabilidade dos seus associados perante a precariedade consequente, que a Associação REDE foi criada.

Para esta Festa da Dança queremos dedicar dois dias de debates sobre duas questões centrais e estruturais da nossa actividade:
a)Dia 30 de Abril: Apoios estatais e estratégia cultural. O tema dos apoios estatais, ficará em aberto e será definido um pouco mais em cima do acontecimento, exactamente porque queremos utilizar esse dia para reagir e saber como o novo Ministro da Cultura pretende “fazer mais e melhor com menos meios” (30.01.2008). Em relação à estratégia cultural queremos, numa atitude pro-activa e construtiva, dar alguns instrumentos de reflexão aos nossos governantes, chamando-lhes a atenção, por exemplo, para a necessidade de se avançar, à semelhança do que acontece em outros países de referência europeus, para a criação de uma Casa da Dança, para o necessário investimento em infra-estruturas, para a urgência de parcerias estratégicas com o ministério da educação, ministério da economia, ministério dos negócios estrangeiros, etc., ou ainda para a necessidade de dotar a rede de cine-teatros do país, com meios reais para desenvolverem uma programação de qualidade que estimule a circulação dos artistas.
b)Dia 1 de Maio: Condição Sócio-Profissional. Existem muitas questões e problemas nesta área que seriam merecedores da nossa atenção, mas existe uma que está na ordem do dia e que faz todo o sentido tratar no âmbito da Festa da Dança e, sobretudo, por calhar, no dia do trabalhador: a questão da intermitência no trabalho. Foi promulgada em Fevereiro de 2008 a Lei n.º 4/2008 que pretende regulamentar um novo regime contratual para o sector das artes do espectáculo e do audiovisual que consideramos completamente desajustada da realidade e manifestamente oportunista. É uma lei desfasada das nossas necessidades e que não oferece respostas concretas aos problemas contratuais e de segurança social que afectam a maioria dos profissionais independentes. Para a organização deste debate, contaremos com a Plataforma dos Intermitentes da qual a REDE faz parte.

Eixo Pedagógico-Artístico
Nos dias 2, 3 e 4 de Maio afirmar-se-á a componente “festiva” e celebrativa da Festa da Dança, através duma programação diversa e dispersa pela cidade que visa “apresentar” as diferentes vertentes e dimensões do trabalho desenvolvido pela comunidade que representamos. Essa programação terá três dos principais: o pedagógico e o performativo.

Dia 2 de Abril
A Festa da Dança é um momento de celebração para o exterior mas tem-se também que criar as condições para que os seus associados se encontrem e ponham “em dia” as suas conversas. “O que andas a fazer?” é o título de um encontro interno, aberto a um público profissional (estudantes, investigadores, críticos, programadores, etc.) que durará todo o dia de 2 de Abril e que dará a cada estrutura, no formato que entender (oral, vídeo, power point, etc…), a oportunidade de apresentar a sua estrutura. Muitas vezes pensamos que conhecemos as actividades de cada um, mas a verdade é que não só as estruturas mudam e alteram os seus focos com o tempo, como nunca são uma “só” coisa. Por outro lado, como não se poder ver tudo, a informação que nos chega já vem filtrada e não representa a complexidade das estruturas.

Dia 3 de Abril
10h00 as 14h00 - Aulas Abertas em técnicas de dança contemporânea para não profissionais (adultos, bebés, crianças e pessoas da terceira idade) serão organizadas em vários espaços de formação de Lisboa a fim de partilhar a experimentação destas técnicas. Espaços: Forum Dança, CEM, ACCCA, Eira.

15h00 as 23h00 - Programação em simultâneo de projectos em fases distintas de criação, entre a instalação-performance, o work-in-progress e espectáculos, em 4 espaços de Lisboa: Atelier Re.al, Bomba Suicida/Interpress, Negocio/ZDB, Festival Alkantara.

No Atelier Real, espaço da RE.AL, serão apresentados projectos ainda em fase embrionária, onde os artistas irão sobretudo falar das suas intuições e intenções num formato que poderá ou não implicar a apresentação de materiais concretos mas que implicará com certeza a discussão com o espectador e uma abertura no sentido de responder a questões que possam surgir em relação ás suas propostas. Essa relação entre espectador e artista será mediada por um moderador.

No espaço do “Negócio/ZDB” serão apresentados projectos numa fase em que os materiais já estão explorados e os artistas sentem a necessidade de os confrontar e experimentar com outras disciplinas que obriguem a um tipo de condições mais exigentes. Pode também dar-se o caso de serem projectos ainda em fase “bruta”, mas onde os próprios materiais são a luz, o vídeo ou a cenografia e precisarem por isso de condições técnicas mais exigentes.

No espaço da Bomba Suicida serão apresentados projectos numa fase onde já se começou a tratar e a mexer nos materiais (objectos, textos, imagens, imaginários, vocabulários…) mas ainda não foram confrontados com os outros elementos do espectáculo como a luz ou o som. São materiais que ainda se encontram em estado “bruto” e descontextualizados de um ambiente “espectacular”.

Entre as 22:00 e as 24:00 será apresentado, no espaço do Festival Alkantara, uma série de performances de artistas que pretendam explorar outras formas de relação com o espectador e com o espaço de representação, fugindo à convenção dos espaços onde acontecerão as outras propostas. Serão projectos entre a instalação e a performance, numa relação transdisciplinar entre a dança e as artes plásticas, a música, o cinema, o teatro ou a literatura.

A partir da meia-noite a Festa da Dança vai para o novíssimo espaço LX Factory (Forum Dança e Rumo do Fumo), onde iremos organizar uma festa de dança com DJ’s e VJ’s, que finaliza a programação do dia e possibilita a discussão e a descompressão dos artistas e do público.

Dia 4 de Maio
A partir das 15:00 horas, numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, iremos ocupar um conjunto de espaços nos edifícios circundantes do Terreiro do Paço e apresentar uma série de projectos “site-specific”, ou seja, desenhados e pensados para espaços específicos, como galerias, claustros, arcadas, etc.

Observação Final
A Festa da Dança tem como ambição última, ser a afirmação inequívoca da força e vitalidade de uma comunidade que fez um percurso único e atingiu um grau de maturidade que merece ser celebrado. Mesmo que os governantes tardem em nos reconhecer (ou sobretudo por isso) e mesmo que ainda esteja “tudo por fazer”.

REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea
http://www.oblogdarede.blogspot.com/

Concurso 'Novo Logótipo - White Sharks Almada Beisebol Clube' 2008'


A criação de um logótipo tem como função representar sobre a forma de uma imagem a identidade e os valores de uma determinada, marca, grupo ou clube. Assim ao celebrarmos 5 anos desde o início do Clube de Beisebol White Sharks de Almada, nasceu a vontade de renovar a nossa 'imagem de Marca' e criar um novo logótipo com o qual os atletas, associados e simpatizantes se identifiquem. Vimos convidar todos aqueles que, sendo amadores nesta área de criação de logótipos, queiram participar no concurso a enviarem os seus trabalhos para o mail:
NovoLogotipoWs2008@gmail.com.

O regulamento encontra-se disponível no seguinte endereço:
http://www.whitesharks.d2d.pt/files/regulamento_novo_logotipo_2008.pdf

Obrigado pela vossa colaboração!

Fim de Página, sem margens

(Clique para aumentar)

Dia Mundial do Teatro / Fórum Municipal Luisa Todi

O Teatro Estúdio Fontenova associou-se às comemorações da Câmara Municipal de Setúbal:
Dia Mundial do TEATRO * CONVITE
27 De Março (quinta - feira) 21h30
Fórum Municipal Luísa Todi
Teatro Estúdio Fontenova

"O Que Aconteceu a Betty Lemon?"

Texto Arnold Wesker
Encenação José Maria Dias
Interpretação Graziela Dias

M/16
Duração aproximada: 60 minutos

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Texto: Arnold Wesker; Tradução: Eduardo Dias e Rafaela Bidarra; Encenação, Espaço cénico, Desenho de Luz e Caracterização: José Maria Dias; Banda sonora e Adereços: Eduardo Dias; Interpretação: Graziela Dias; Figurino: Graziela Dias; Fotografia: Clube de Fotografia de Setúbal; Operação luz e Som: José Maria Dias; Rádio controle: Hobbyset – Nuno Jesus e Ricardo Marques; Montagem: António Machado, Júlio Mendão e Mário Pereira; Frente Casa: Manuel Ernesto e Bruno Moreira.

Apoios:
Câmara Municipal de Setúbal, Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, INATEL, Hobbyset

Apoios à Divulgação:
O Setubalense, Correio de Setúbal/Sem+Mais Jornal, Jornal de Setúbal, Setúbal na Rede e Rádio Jornal de Setúbal

Agradecimentos: Teatro Municipal Maria Matos, Teatro Municipal S. Luís, Clube de Fotografia de Setúbal, Outubrus Bar, La Bohéme, Elevens coffe Bar, Manuel Ernesto e Anita Vilar

Teatro Estúdio Fontenova
Rua Doutor Sousa Gomes, 11 2900-188 SETÚBAL
tel/fax 265 233 299
tlm 96 733 01 88 / 96 686 14 76
mail tef@sapo.pt
http://teatroesfontenova.no.sapo.pt/
http://festadoteatro.blogspot.com/

M-PeX e Themidor no Bunny Weekend

Bunny Weekend: Noite Thisco
M-Pex e Themidor ao vivo dia 22 de Março,
Laboratório de Actividades Criativas, Lagos
Produção:
LAC - Laboratório de Actividades Criativas
Largo Convento Sr.ª da Glória
8600 - 660 Lagos
Tlf e Fax 282 084 959
www.thisco.net
apartado 2274
1107-001 Lisboa
thisco@thisco.net