domingo, 27 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DA DANÇA - Contagiarte

Estão TODOS convidados - ENTRADA LIVRE!
29 de Abril, Terça
a partir das 22h45 - Estúdio 2
O Contagiarte desafiou projectos de dança contemporânea da cidade do Porto para uma homenagem ao Dia Mundial da Dança. Fábrica de Movimentos e MC4 aceitaram o desafio. Vera Santos (Fábrica de Movimentos) e Jeferson Petrillo (MC4), apresentam os seus solos pelas 23h30. Até lá, a partir das 22h45, apresentam-se vários vídeos-dança, gentilmente cedidos pela Fábrica de Movimentos. Desde já o Contagiarte faz um agradecimento especial ao Alberto Magno, sempre disponível, sempre generoso, sempre amigo!

23h30
UM MINUTO DE SILÊNCIO.
UM MINUTO DE MÚSICA.
UM MINUTO DE MOVIMENTO!
Um protesto!!!
Contra a falta de apoio
Contra a politica dos programadores
Contra a falta de espaço
Contra a falta de respeito com os profissionais da dança
Contra a falta de reconhecimento da profissão
Contra as entidades monopolizadoras do poder de escolha
Contra a falta de acesso que alguns artistas independentes tem a determinados projectos seja pela idade, seja pela nacionalidade, seja pela linha coreográfica ou por não fazerem parte de determinados grupos.
Um simples protesto onde o silêncio terá o peso da indignação, o movimento um discurso desprovidos de palavras e a música um preencher desse espaço vazio de um corpo solitário, e ao mesmo tempo algo que nos proporciona paz de espírito para pensar e por vezes criar, pois continuar é preciso.
Concepção/interpretação/coreografia: Jeferson Petrillo Nunes
Duração: 3 minutos

23h40
UMA PEQUENA DANÇA
A minha colaboração nesta comemoração infelizmente tão solitária (mas não menos solidária), consiste na apresentação de uma pequena dança (chama-se assim mesmo) UMA PEQUENA DANÇA.Resulta do desafio que coloco a mim mesma de começar um novo trabalho. Como tenho sempre alguma resistência a esquecer completamente a criação anterior (e ainda mais quando estou ainda a apresentá-la, a repô-la – felizmente!), o que trago para o Contagiarte é uma pequena dança ainda contagiada pelas anteriores mas que tende a emancipar-se à medida que for crescendo (e talvez o título também venha a ser diferente). Não sei muito o que será feito deste trabalho - afinal nunca sabemos o que será feito de nós quando ainda estamos a crescer – mas neste dia em que se comemora um vago Dia Mundial da Dança (que para mim é uma ocupação de todos os dias) penso que para a dança e para o Porto, dias melhores virão.
Concepção/interpretação/coreografia: Vera Santos
Duração: 10' (aprox.)
Contagiarte - Espaço de Sensibilização, Formação e Dinâmica Culturais
Rua Alvares Cabral, 372 (próximo Praça da República / junto à Sede do Salgueiros)
Telf: 222 000 682

IX Feira Internacional do Fanzine no Ponto de Encontro

Realizada, habitualmente, na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro, Cacilhas, Almada, Portugal, tem como objectivos: o apoio, a dinamização e divulgação dos fanzinistas do Concelho, a dinamização de um espaço de encontros e permutas em torno dos fanzines e dar visibilidade a estas publicações.
Este ano, irá acontecer a IX Edição da Feira Internacional do Fanzine, de 7 a 15 de Novembro de 2008, na Casa Municipal da Juventude - Ponto de Encontro.
e-mail: fanzine2008@gmail.com
myspace: www.myspace.com/fanzine2008

25 de Abril em Almada


Imagens da comemoração do 25 de Abril, no blogue Almada Cultural (por extenso):