1001 presentes amigos do Planeta!
De 14 a 19 de Dezembro, decorre no centro de Almada, mais uma edição do Mercado de Natal Amigo da Terra, onde artesãos e Instituições de Solidariedade Social dão sugestões para presentes de Natal solidários e amigos do Ambiente. O evento decorre em duas estruturas tipo "Dome" que lembram o Planeta Terra.
Porquê um Mercado de Natal amigo da Terra?
O Natal é a quadra da solidariedade e da partilha, mas é também uma época em que o apelo ao consumo leva as pessoas a aumentarem a sua pegada ecológica (
www.m-almada.pt/pegada). O aumento do consumo contribui para a produção de mais resíduos, gastando-se recursos naturais e energia para criar presentes e embrulhos que muitas vezes duram uma noite, acabando no lixo...
Para um Natal mais sustentável, a Câmara Municipal de Almada lança a todos o desafio de brindar os amigos e familiares com prendas mais originais, solidárias e amigas do Ambiente, que podem ser encontradas no Mercado de Natal Amigo da Terra.
O que se pode encontrar neste Mercado
No evento participam artistas, artesãos, Instituições Particulares de Solidariedade Social e diferentes entidades, que comercializam artigos que foram criados com preocupações ambientais ou sociais.
Numa visita a este Mercado, é possível descobrir artigos de decoração e acessórios de moda criados a partir de materiais reciclados e naturais, conhecer produtos "Comércio Justo" oriundos de países distantes e comprar produtos biológicos certificados. Brinquedos em tecido e madeira, calçado ecológico, plantas aromáticas e cosmética feita com ingredientes naturais são algumas das muitas sugestões de prendas amigas do Ambiente que se pode encontrar neste espaço. Também a Agência Municipal de Energia de Almada irá disponibilizar brinquedos solares e lanternas recarregáveis com o simples movimento de mão, sem necessitarem de pilhas ou electricidade.
E porque a solidariedade neste mercado não tem fronteiras, e como forma de comemorar 10 anos de amizade entre Almada e a Província do Kwanza-Sul, em Angola, estarão há venda diferentes objectos utilitários, cujo valor da venda será aplicado em projectos e acções, como a formação de professores, a educação e o desporto e a aquisição de equipamentos para bibliotecas desta região africana.
Melhor ainda que comprar, é oferecer algo feito por nós. No Mercado decorrerão vários ateliers práticos onde se pode aprender a construir originais prendas de Natal. Para adoçar a iniciativa, poder-se-ão encontrar também iguarias de Natal preparadas por Instituições de Solidariedade Social do concelho. Animações e momentos musicais para toda a família, fazem igualmente parte da programação deste animado Mercado.
A iniciativa decorrerá na Praça da Liberdade, no centro de Almada, junto ao Fórum Romeu Correia, de 14 a 19 de Dezembro, entre as 12 e as 22 horas. No dia de abertura, o Mercado abrirá pelas 17H30. Neste dia, destaca-se na programação, o lançamento do livro "A Criatura Medonha - Novos Contos da Mata dos Medos", escrito por Álvaro Magalhães e ilustrado por Cristina Valadas, e que é uma co-edição da Câmara Municipal de Almada.
Miguel Castro
Ecoteca de Almada Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável
Câmara Municipal de Almada
Rua Bernardo Francisco da Costa, 40 2800-029 Almada
Tel. 21 272 25 10 Fax 21 272 25 19
mcastro@cma.m-almada.pt