Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato (4ª edição| Abril 2008)
formação inserida no âmbito do Centro de Estudos Agostinho da Silva
Objectivo: Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários: Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. E todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.
Local: Associação Agostinho da Silva
Junta de Freguesia das Mercês, 11,2º
Príncipe Real > Lisboa
Início: 24 de Abril 2008
Fim: 19 de Junho
Duração: 14 horas (7 sessões de 2 horas)
Horário: Quintas-feiras, das 18 às 20 horas.
Preço: 60 euros Formador: Rui Matoso*
Nota 1: O curso só se realiza com o minimo de inscrições:10 e máximo:20
Nota 2: Só serão consideradas inscrições as que forem efectivamente pagas até ao dia 18 de Abril (Sexta-feira).
Conteúdos programáticos
1- Introdução:
a) Definições de Marketing
b) Marketing Cultural e Mkt. da Cultura
c) O Mercado de Marketing e Financiamento
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) Principais objectivos e formas de Marketing Cultural
b) Pesquisa e adequação de propostas
c) Etapas da construção de um projecto de patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Diferenças entre Patrocínio e Mecenato
4- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: www.culturaviva.com.pt info@culturaviva.com.pt tlm. 967863646