Esta semana na ZÉ DOS BOIS
Sexta 17 de Outubro às 23h
Somewhere_without_language_sessions
Paul Metzger (US)Tiago Sousa & João Correia (PT)
tiago sousa © vera marmelo
Paul Metzger
O norte-americano Paul Metzger é uma das figuras essenciais da música experimental contemporânea. De natureza improvisada, as peças de Metzger para instrumentos de cordas modificados – essencialmente banjo e guitarras eléctrica e acústica – situam-se na esfera novo-primitiva, simultaneamente próximas dos ritmos livres e orgânicos de William Eaton e dos drones densos dos Sun City Girls. "Gedanken Splitter", um dos últimos títulos de uma discografia cada vez mais importante, é particularmente recomendável no sentido em que revela bem a diversificação de experiências que está no cerne da abordagem sinuosa de Metzger à sua música.
Tiago Sousa
Regresso de Tiago Sousa à ZDB, um ano e quatro dias depois de uma inspirada estreia a solo no contexto do Inversion Festival. Desta vez, o músico barreirense não se limitará às peças para piano – "The Western Lands", o seu mais recente registo (edição Resting Bell),amplia a plataforma sonora e desenvolve novos modos de funcionamento. Tal como William Burroughs – em quem "The Western Lands" se insira – sintetizou a nossa condição contemporânea, Tiago Sousa condensa subtilmente diferentes fragmentos – da música clássica à electrónica ambiental, da folk ao quase-noise – para colar (o cut-up é aqui uma expressão criativa nevrálgica) um todo maior.
Entrada: 7.5 €
Sábado 18 de Outubro às 22h
Temos_a_arte_para _não_morrer_da_verdade_sessions
Space Collective 5 (PT)Jorge Haro (AR)
rafael toral © nuno martins
Space Collective 5
Sábado na ZDB o espaço é o lugar com Rafael Toral, João Paulo Feliciano, César Burago, Ruben da Costa e Rute Praça, juntos num quinteto sob a designação Space Collective 5. Nova extensão do Space Program, estudo aprofundado que Rafael Toral tem vindo a elaborar sobre a perfomance em instrumentos electrónicos segundo os princípios orientadores do jazz, o Space Collective 5 tem aqui a sua estreia mundial. + Info: sitesitemyspacemyspace
Jorge HaroArtista sonoro argentino, com trabalhos na área da performance audiovisual, instalações sonoras e música experimental, editou na presente década quatro albuns. As suas peças estão ainda disponíveis em diversas compilações americanas e europeias. Para além de músico, Haro acumula as funções de curadoria do Limb0 - plataforma laboratorial transdisciplinar - em Bueno Aires, é co-director do projecto ExperimentaClub + Limb0 e gere a editora Sudamérica Electrónica. Regressa à ZDB para um concerto e ainda apresentar a Sudamérica Electrónica, festival itinerante dedicado às artes digitais, com destaque para a música electrónica desenvolvida nos países de expressão castelhana.
Info em zedosbois.org e MyspaceZDB