segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Os antílopes, de Henning Mankell - estreia no Teatro Municipal de Almada


A Companhia de Teatro de Almada estreia na próxima quinta-feira, 30 de Outubro, a peça Os antílopes, do autor sueco Henning Mankell, com encenação de Solveig Nordlund, cenário e figurinos de Ana Paula Rocha, luz de Acácio de Almeida, e interpretação de Isabel Muñoz Cardoso, José Airosa e Rogério Vieira.

A peça estará em cena na Sala Experimental do TMA até 30 de Novembro, de Quarta a Sábado às 21h30 e Domingos às 16h00.

No seguimento da apresentação deste espectáculo, o TMA dedica o próximo mês de Novembro à encenadora/realizadora/pintora Solveig Nordlund, com a inauguração de uma exposição de Pintura da sua autoria na Galeria do Teatro, e a organização de um ciclo de cinema, apresentado no Fórum Romeu Correia, em Almada. A exposição de Solveig Nordlund inaugura às 23h30, após a estreia de Os antílopes e ficará patente até 4 de Janeiro. O ciclo de cinema tem o seguinte calendário: Novembro21h30 Qua 4 Comédia infantil (2003)21h30 Qui 13 Aparelho voador a baixa altitude (2002)21h30 Sáb 15 Uma história imortal (1992)21h30 Qua 19 Uma história imortal (2003)

Companhia de Teatro de Almada

O BICHO PAPA-LIVROS - mini-temporada em Almada


O BICHO PAPA-LIVROSmemórias de um animal intelectual

“O BICHO PAPA-LIVROS foi criado no âmbito das comemorações do bicentenário de H. C. Andersen e da Biblioteca Pública de Évora.Estreou nesta Biblioteca a 2 de Abril de 2005, dia Internacional do Livro Infantil, onde reside até Dezembro.Nasceu desse espaço físico, de atmosfera tão envolvente e intemporal. Tem crescido, e descoberto tantos mundos cheios de mundos dentro …”


ALMADA

FÓRUM MUNICIPAL ROMEU CORREIA
NOVEMBRO
Dias 3 e 10 > 10h30 e 14h30
Dias 7 e 8 > 21h30Dias 9 > 16h30

sinopse
Para não nos perdermos precisamos de marcar, imprimir, escrever um rasto.Descobrir os livros e descobrir o que está para lá deles, para lá da estante, no ar que se respira, nos sons e nas vozes que se escutam, nos seres que caminham pelo espaço. Quando as portas se fecham, desliga-se a água e apagam-se as luzes. Há um silêncio calmo, um silêncio habitado, tenso e imóvel, acendem-se umas luzes pequeninas e ouve-se uma música suave e encantadora... Num mergulho no mundo de H.C. Andersen, somos levados ao interior de uma Biblioteca, à descoberta de tesouros de conhecimento, no rasto do bicho que come livros... depois, percorrem-se caminhos, desfolham-se livros, sobem-se prateleiras como escadas, comem-se os livros aos bocadinhos e lambem-se as pontas dos dedos.- Se uma biblioteca é já um mundo dentro do mundo cheios de mundos dentro, pode o teatro habitá-la? O teatro transpõe a realidade física e os limites do espaço, do tempo e do corpo, como quem lê um livro.

Mosca Tosca - halloween em Corroios


A banda de música folk Mosca tosca, vem a Corroios assinalar o Dia das Bruxas (31 de Outubro). Uma oportunidade para conhecer e bailar algumas danças tradicionais dos vários cantos da Europa.

Zombie Walk - festa halloween


A EKXTAKTIKA - Associação Artistas Underground Unidos, é uma associação cultural sem fins lucrativos, a qual, à semelhança dos anos anteriores, encontrou uma forma alternativa de festejar o Dia de Todos os Santos, ou no caso, da versão anglo-saxónica, o popular "Halloween", através da homenagem às festividades realizadas no México, designadas por "Dias de Los Muertos".

A este evento, chamámos de "La Noche de los Muertos", sendo este ano, a 4ª edição (pode consultar imagens das edições anteriores, em www.myspace.com/ekxtaktika).

E como o espírito de Halloween é cada vez mais visível e sentido em comum pelas comunidades alternativas e juvenis portuguesas, tivémos conhecimento da realização de uma iniciativa global, que teve a sua 1ª edição em Lisboa, o ano passado. Iniciativa esta, entitulada " Zombie Walk", a qual aparece em Portugal, por iniciativa de uma jovem estudante de Artes Plásticas da ESAD de Caldas da Rainha, que segundo a mesma, citou no Fórum dos Moonspell: "adorava que outras pessoas organizassem isto noutras cidades portuguesas".

Luta Olímpica: Taça ALAB, Braga


No dia 08 de Novembro, pelas 11 horas, no Pavilhão Desportivo de Cabreiros, em Braga, irá realizar-se a Taça ALAB.
A Taça ALAB, organizada pela Associação de Lutas Amadoras de Braga, conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras e de várias entidades locais.

Concurso de Música Moderna de Almada: reportagem no Almada Cultural (por extenso)


Texto e fotografias de Bruno Rodrigues Martins, aqui: