quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

"Contos do Azevinho" pela Mandrágora


Teatro e Marionetas de Mandrágora

Nota para a imprensa

Caros colegas e amigos, como sabem faz um ano que a nossa sede se estabeleceu na cidade de Gondomar, uma cidade com muitas potencialidades culturais, e como na maior parte do país há sempre muito a fazer em termos culturais.

Apesar de estarmos perto do nosso sexto aniversário, enquanto estrutural teatral profissional, a verdade é que as nossa características de Companhia de itenerância, apenas nos permitiram desde há um ano consolidar relações com esta Câmara que para além de mais é também a terra Natal de alguns de nós.
Mas um ano é pouco tempo para se desenvolverem projectos culturais de fundo.

Assim a Companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora decidiu estruturar uma metodologia da qual este é o primeiro passo. Conhecer as crianças e as escolas do Concelho de Gondomar, era, na sua génese, um projecto arriscado, pois ainda carecemos de apoios que nos permitam uma maior dinámica e financeiramente o projecto é sobretudo de caráter social, sendo a nosso objecto, enquanto estrutura cultural sem fins lucrativos.

Assim , mas porque acima de tudo consideramos que a Educação para a Cultura é um dos primeiros passos a dar, decidimos propor ás escolas espectáculos de características específicas, que permitissem serem representados nos seus espaços escolares, evitando por isso os constantes dilemas das escolas em viabilizarem de transporte para se deslocaram às salas de espectáculos, Em segundo lugar porque queremos poder dialogar com os agentes educativos, tomando assim pulso ás realidades culturais que fazem o dia a dia destas crianças.

Gostaríamos ainda de acrescentar que, consideramos que o público é um elemento importante, não primordial, mas valioso, na sustentabilidade de estruturas culturais, e que por isso a nossa proposta reveste-se do lema...."Cultura a um Euro", um título controverso, mas que achamos ser o ideal para podermos apelar às consciências, das mais e dos menos sensíveis, dos pais e de cada uma das crianças que se dispôs a pagar este valor simbólico de (1 euro).

As nossa espectativas antes deste repto às escolas eram baixas, acima de tudo não tinhamos a noção de qual seria a resposta à nossa proposta, pois um ano de consolidação Cultural na cidade ainda não permitiram um expansivo intrusamento com a generalidade da população.

É Desta forma que "Contos do Azevinho" surge, um espectáculo de Teatro de Marionetas, que se move entre o actor e a marioneta, entre a interpretação e a manipulação, entre o jogo do faz de conta. Acima de tudo temos a noção de que ser criança é poder estar num tempo em que a comunicação entre espectáculo e espectador entra no plano mágico, na dimensão poética.

Com última nota gostariamos de salientar o facto de termos sido surpreendidos por esta avalanche de interesse, por esta dinámica, que para além de tudo, não nos permitiu dar resposta a todos os pedidos, muitas foram as escolas que ficaram de fora. Estamos certo e a nota foi tirada no sentido de numa próxima oportunidade serem tidas em conta como escolas a priveligiar no contacto entre educação e cultura.

A resposta foi:
Mais de 21 representações para dez dias de apresentação que vão de 6 a 16 de Dezembro.

Estamos certos de que como este projecto muitos outros se seguirão, sempre perseguindo o desejo de podermos desenvolver o nosso trabalho teatral para públicos cada vez mais bem formados. Este é um passo importantíssimo a ser dado. Esperamos e estamos em crer que será o primeiro de muitos.

Filipa Alexandre
Mais Informações em : http://www.marionetasmandragora.com/
E http://www.marionetasanorte.blogspot.com/

Vamos Participar - ANIME

NEPAL Uma Aventura no Tempo
Exposição Fotográfica e lançamento do livro que relata a expedição efectuada pela ANIME aos Himalaias em Abril deste ano. A exposição estará patente ao público de 11 a 31 de Dezembro e a apresentação do Livro no dia 15 ás 15 horas na Loja OndaJovem - Quinta do Conde. De realçar que a receita da venda do livro será aplicada num projecto com crianças e jovens da zona de Pokahara no Nepal.

Rota da Inclusão
Foi na passada segunda feira dia 3, que a equipa da anime deslocou-se a Setúbal, mais propriamente à Delegação Regional do IPJ, onde desenvolveu um pequeno workshop de percussão, inserida na Rota pela Inclusão, com um grupo de alunos das escolas Sec. Sebastião da Gama e Sec. D. Manuel Martins. Foi uma experiência muito interessante e gratificante, visto que toda a gente se divertiu, vencendo a diferença e acabando por viver um bom momento de descontracção e musicalidade. Que se repitam mais dinâmicas como esta, pois há que integrar numa cidadania plena, procurando realçar os talentos escondidos potencializadores de uma diferença positiva.

Mercado da Arte Especial Natal!
Convidamos todos a participar no Mercado de Arte Especial Natal, dia 8 de Dezembro no Mercado Municipal da Quinta do Conde, aproveite para comprar prendas mais personalizadas aos artistas e artesãos locais, assistir á inauguração da escultura alusiva ao Natal desenvolvida no âmbito do projecto PIPA. Participe e venha trazer uma prenda ao Pai Natal, pois ele necessita da nossa ajuda para poder dar brinquedos a todas as crianças mais necessitadas.

"Saborosos Postais" no Museu do Pão




Passagem de Ano Trad Folk

Eis que depois de uma longa etapa, o último evento trad folk do ano 2007 terá o seu efeito.
Através da loucura da organização "o peixe das botas", isto é, rodobalho vs tradballs, o festival da passagem d'ano 2007 - 2008, irá realizar-se no Centro Norton de Matos, em Coimbra, nos dias 29, 30, 31 Dezembro. O programa está a ser finalizado e completo mas, informamos que apesar das noites frias de inverno, estas serão bem quentes com os grupos: ALFA ARROBA, BAILEBÙRDIA, DIABO A SETE, FOL&AR, TRIPLE-X (bélgica).
A loucura está lançada, esperemos que seja do vosso agrado e que sejam loucos também...
a vida só é uma!
Have a nice trad day!


Contagiarte... Esta Semana


INDIGO / LARANJA
Exposição de Fotografia de Luís Amaral
De 6 a 29 de Dezembro - Inauguração dia 6 - 22h00

Na sequência de uma expedição fotográfica recente a Marrocos (Início de Abril), resolvi montar mais uma exposição privada, em casa. A selecção de fotos exclusivamente sobre o deserto de dunas de areia próximo de Merzouga, mostrou ser o conjunto qualitativamente mais homogéneo das exposições "caseiras" montadas até à data. Essa é a principal razão pela qual gostaria de tentar uma primeira exposição "a sério".

FESTIVAL ETNIAS 2007
Festival de Músicas do Mundo, 5ª Edição
6 / 7 / 8 de Dezembro 23h00

Os ritmos de instrumentos tradicionais de culturas que não queremos ver perdidas traduz-se, para nós, no Etnias, um festival assente numa programação que reune alguns dos mais importantes e inovadores projectos nacionais na área da música de raízes étnicas, sendo um evento que celebra as sonoridades, danças, culturas e tradições dos povos do mundo. Os sons do Mundo foram desde o primeiro dia do nosso espaço uma grande aposta. O acolhimento de projectos ligados a essa área, a aposta em projectos de sonoridades que revelam uma forte paixão pelas músicas e danças do mundo têm obtido um resultado que se traduz na crescente sensibilização e formação de públicos. O Etnias é, e sempre será, um marco na história do espaço cultural Contagiarte, não só porque assinala o aniversário do mesmo, mas também porque é, sem dúvida, uma das produções mais arrojadas produzidas pela nossa associação.
Apoios: UNICER / O Primeiro de Janeiro / Magazine Artes

Programa
DIA 6, quinta-feira
22h30
IARA
O Projecto Iara apresenta "Ritual", um concerto-performativo. Rituais de Som, de Corpo e de Voz. Os instrumentos fundem-se trazendo as sensações e cores do crepúsculo, da noite em torno da fogueira, do amanhecer dos pássaros. Numa Viagem Contínua entre florestas e lugares longínquos, numa Viagem ao centro da Terra. Através da Música e da Dança partem de uma Estória de "veredas e caminhos adormecidos pelos séculos", numa vivência dos elementos Terra, Fogo, Ar e Água; num encontro performativo sempre novo. Iara é um dos seres mitológicos mais populares da Amazónia. É descrita como a Senhora das Águas (Elemento Purificador). A que mora no fundo dos rios. A que canta e dança nas margens. Guardiã das Marés, movimenta-se numa simbiose profunda com a Natureza.
Helena Madeira (Voz, Shruti box, Dança); Ian Carlo Mendoza (Percussões); Pedro Castanheira (Guitarra, Didgeridoo, Flauta transversal); Afonso Castanheira (Contrabaixo).

23h45

MELECH MECHAYA

Melech Mechaya é uma viagem festiva pela música klezmer, abraçando também momentos mais delicados e intimistas. Uma viagem pela tradição judaica, unindo aromas árabes, ritmos ciganos, e momentos de simples "bate-o-pé", de Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque. Uma enorme festa não aconselhada a quem tem problemas de coração!
João Graça: Violino; Miguel Veríssimo: Clarinete; André Santos: Guitarra; João Sovina: Contra-Baixo; Francisco Caiado: Percussão.

Sonoridades da noite: António Pires, Psiconauta e Osga / World Music e Folk

Dia 7 sexta-feira
22h30

DYABARA

Colectivo formado em 2004, por iniciativa de Nuno Rebelo (Xibata), percussionista e formador de ritmos afro-mandinga. O grupo Dyabara dedica-se essencialmente à pesquisa e estudo de ritmos e danças tradicionais africanos oriundos da etnia mandinga. Espectáculos onde o dyabara marca o ritmo incansavelmente e os djembés improvisam sobre uma base ritmo-melódica sustentada pelos 3 dununs: kenkeni, sangban e dunumba, em sincronia com as danças. Aliando a paixão pela música e dança afro-mandinga a uma forte energia de palco, partilhamos com o público a celebração da Vida à maneira Africana!!! Percussão: Xibata, Nuno, Pedro, Paulo; Dança: Ni, Vanessa, Charlotte.

23h45

KUMPANIA ALGAZARRA

Uma animada viagem ao encontro de diferentes sonoridades que cruza influências da música de leste, árabe, afro com ska, polka, swing, entre outros. A originalidade na fusão, a energia das letras e as melodias vibrantes proporcionam o ambiente festivo que os Kumpania Algazarra levam ao palco ou à rua (banda móvel). Um espectáculo contagiante!
Francisco Amorim (trombone), Helder Silva (percussão, darbuka e congas), Hugo Fontaínhas (bateria), Luís Barrocas (voz, guitarra acústica e sax), Luís Bastos (clarinete), Pedro Pereira (contrabaixo), Ricardo Pinto (trompete), Rini Luyks (acordeão), Willi Kirsch (flauta).

Sonoridades da noite: Comoustache, Balkanbeats e Innyanga / Afro e World Music

DIA 8 Sábado
22h30
BAUBO – DANÇA ORIENTAL E DE FUSÃO
A base do movimento é a dança oriental, valorizando tanto a sua faceta lúdica e animada como as suas origens sagradas e rituais. Para além da formação básica, existem influências de outras áreas, com alguma fusão de outras vertentes artísticas como a dança contemporânea, o ballet clássico, o flamenco, sevilhanas, folclore e as danças ciganas. Afinal a dança, tem a frequente necessidade de se inovar, reinventar, completar e chamar a si outras formas de arte. Acreditamos na ruptura de uma determinada forma de movimento e na mistura de diferentes linguagens. Cláudia Sequeira e Cristina Coelho fazem parte do grupo Baubo e para além de aprentação de coreografias próprias, esta noite são também coreografadas por Íris no tema "Ederlezi".
Dança: Cristina Coelho e Cláudia Sequeira;
Coreografias: Cristina Coelho, Cláudia Sequeira e Íris.
23h45
MU

É assim que nasce, na cidade do Porto, o som dos MU. A música, essa, apresenta-se tão diversa e alegre quantos os membros do grupo e é principalmente inspirada nos sons das culturas musicais europeias, através do uso e da fusão de instrumentos de todo o mundo.
Osga Tarang: Didgeridoo, Flauta, Percussões
Nuno Encarnação: Percussões
Diana Azevedo: Violino, Voz
Dança: Sara Barbosa
Contrabaixo: Sérgio Calisto Moraharpa, Violoncelo
Dulce Cruz: Acordeão
Helena Madeira: Voz

Sonoridades da noite: Fuego y Tumbao e Riddim Sounds / Sons Latinos e World

SONORIDADES
Terça-Feira _ Psiconauta Chill Out / Ambiente
Quarta-Feira _ Unon Rock Xibata & Guests Massive Reggae Session
Quinta-Feira _ Osga, António Pires e Psiconauta Noite Folk / World Music
Sexta-Feira _ Comoustache, Balkanbeats e Innyanga Afro e World Music
Sábado _ Fuego y Tumbao e Riddim Sounds Sons Latinos / World e Reggae

Sabia que o nosso espaço também se encontra em funcionamento durante o dia? Estamos abertos durante o dia de Segunda a Sexta-feira a partir das 16h. Venha usufruir do nosso simpático jardim ou do café concerto para ler/estudar/trabalhar/lanchar. Traga o seu computador pessoal portátil e usufrua da nossa rede sem fios gratuita!

















IIª Feira de Artesanato do Instituto Piaget


Agenda Alburrica

Sexta-feira, 07 Dezembro
Da even Stoopider Sessions presents:
Los santeros (ao vivo) + Miss Miau & DJ Entornado (djset)

"Quem?"Ladies and Genitals: Os reis do Surf-Mariachi – LOS SANTEROS!Conjunto mítico do "under-desert" Mexicano, formado em 1977, Los Santeros invadiram a Europa faz agora, neste preciso minuto, 7 anos. Nickie Santero (Guitarra); Chicken "Birdie" Joey (Baixo e Voz) e Fast "Eddie" Nelson (Bateria e estupidez a rodos), juntaram-se em Chihuahua, Mx., com uma única ideia na cabeça: beber e tocar rock'n'roll – sempre por esta ordem. Depois da morte de Fast Eddie, da apropriação indevida de todos os bens da banda por parte de Nick, e da descida vertiginosa de Chicken ao sub-mundo do álcool, a banda reagrupou-se e decidiu permanecer em Portugal.Los Santeros são art-surf; novo-riquismo-mariachi; slow-punk; death'n'roll pontilhista e a melhor desculpa para apanhar uma bebedeira.

http://www.heypachuco.com/

Sábado, 08 Dezembro
24Hour Party People Vs Control "Manchester Music Scene from the 70s&80s"
com o apoio:
Esta é uma história emocionante e engraçada sobre a ascenção e queda da Factory Records de Manchester, a casa de Joy Divison, New Order, Happy Mondays e do bastante conhecido club nocturno Hacienda. Tudo começa a 4 de Junho de 1976, no Lesser Free Trade Hall em Manchester, quando os fundadores deste bar se conhecem num enérgico concerto dos Sex Pistols. Motivados por este momento, Tony Wilson (Steve Coogan) e o seu amigo Alan Erasmus (Lennie James) imaginam um projecto que vai mudar a indústria da música popular nas próximas 2 décadas e colocam a cidade de Manchester no mapa. Inauguram o seu próprio club em Manchester -Russel Club- onde fazem espectáculos com as suas bandas locais favoritas. Aqui conhecem o director Rob Gretton (Paddy Considine) que se dá muito bem com Tony Wilson. Juntos formam a Factory Records. Contudo, a festa não dura sempre. Um conto de música, sexo, drogas e de personagens grandiosos, 24 HOUR PARTY PEOPLE é sobre a visão de um homem que dá liberdade aos seus artistas, só que em troca é a sua ruína. A herança musical e dançante de Manchester desde o final dos anos de 70 até início dos 90. 24 HOUR PARTY documenta a vibração que tornou Mad-chester no LOCAL que tu mais gostavas de estar."Control", realizado pelo aclamado fotógrafo Anton Corbijn, conta a história de Ian Curtis, líder e vocalista dos míticos Joy Division, até ao momento do seu trágico suicídio. Uma história que se confunde com a do som que mudou a face da música. Uma noite para reviver outros tempos...