D3Ö ao vivo em Setúbal
A Experimentáculo, com o apoio da Sociedade Musical Capricho Setubalense e do IPJ de Setúbal, tem o prazer e a honra de apresentar os D3Ö, ao vivo em Setúbal.
Os D3Ö (lê-se the trio) são um dos estilhaços dos Tédio Boys, a mítica banda de rock'n'roll de Coimbra que marcou o panorama musical português na década de 90. Liderados pelo carismático vocalista/guitarrista Toni Fortuna, os D3Ö são um power-trio à antiga, complementado por Tó Rui (na guitarra) e Miguel (na bateria).
Formaram-se em 2002 e desde aí já gravaram três Eps: 6PackTrack, 8TracksOnRed e 7HeartBeatTracks. Com o fechar deste ciclo, os D3Ö andam agora na estrada a promover esta triologia, lançada recentemente em formato box-set.
Power-trio com influências declaradas no blues-rock eléctrico, os D3Ö são uma das melhores bandas nacionais ao vivo da actualidade, epíteto que terão oportunidade de comprovar em Setúbal no próximo mês.
Assim, no próximo dia 27 de Outubro, os D3Ö estreiam-se em território setubalense, ao subirem ao palco da Capricho Setubalense, a partir das 21h30. Os bilhetes custam 3,5€ e a primeira parte será assegurada pelos Party On Feet e Fast Eddie & The Riverside Monkeys.
Os Party On Feet jogam em casa: naturais de Setúbal, Bruno (voz), Chico (voz e guitarra), GD (guitarra), Bernas (guitarra), João (baixo) e Rui (bateria) são seis jovens que renegaram ao movimento screamo/emo/hardcore, tão profícuo na cidade, e abraçaram as grandes referências do pós-punk (Joy Division ou os Gang Of Four) para criarem um rock denso e de guitarras abrasivas, com remeniscências dos Radiohead ou dos Broken Social Scene.
Com o EP de estreia na bagagem, lançado em Maio último, os Party On Feet terão aqui uma grande oportunidade para comprovar todo o seu valor.
Directamente do Barreiro, chega Fast Eddie e os seus Riverside Monkeys, uma bluesband que repesca os grandes clássicos do género, do Delta do Mississipi ao blues eléctrico (Bo Diddley, Muddy Waters, Howlin' Wolf), recriando-os com feeling e muito rock'n'roll.
Fast Eddie Nelson lidera o quarteto, na voz e na guitarra, acompanhado por Frank Crow na bateria, Lightnin' Johnny na guitarra e na harmónica e Bruno Funkyno no baixo.
No entanto, o dia começa mais cedo: pelas 17h, com a colaboração do Clube de Cinema de Setúbal, são recordandos os Tédio Boys (a ex-mítica banda de Toni Fortuna), com a projecção do documentário "Filhos do Tédio", que contará com a presença dos realizadores, Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes, que farão a apresentação do mesmo, de Toni Fortuna e da fotógrafa Helena Candeias.
"Filhos do Tédio" é um documentário sobre uma das mais importanets bandas rock nacionais: os Tédio Boys. Para além da sua música, da sua maneira de estar e da sua atitude, que viriam a influenciar muitas das bandas que percorrem o rock'n'roll português de hoje, os Tédio Boys criaram ainda um verdadeiro fenómeno sociológico, o queal é agora focado e deixado à reflexão do espectador.
Realizado em 2006 por Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes, o filme partiu de um estudo antropológico efectuado pela realizadora, baptizado com o mesmo título. Neste ano e meio, "Filhos do Tédio" tem passado por vários festivais nacionais, como o Indie Lisboa ou o ViMus
Na mesma altura será ainda inaugurada, no mesmo espaço, a exposição de fotografia de Helena Candeias, "Lembram-se dos Tédio Boys?", com a presença da própria, que recorda algumas actuações da banda seminal do rock'n'roll português.
Helena Candeias é uma fotógrafa natural de Setúbal, que já expôs em vários locais. Paralelamente ao trabalho de fotógrafa de vários eventos culturais, Helena Candeias acompanhou os Tédio Boys um pouco para todo o lado, no já longínquo ano de 1998, período do qual são retiradas as fotos desta exposição. Para dúvidas, informações adicionais ou pedido de creditações, poderá utilizar os nossos contactos.
www.myspace.com/experimentaculo
www.myspace.com/d3orock
www.myspace.com/partyonfeet
www.myspace.com/tedioboys
www.tedio.rita-alcaire.com/