sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Lírio Cão e Smiles n´Cries no Ponto de Encontro

Lírio Cão + Smiles N`Cries
5 de Janeiro de 2008 – 21h30 - Entrada Livre
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Lírio Cão nasceu nos últimos meses de 2002, pela mão de José Leão (guitarra, voz) e Luís Miguel Carneiro (baixo, voz). No Carnaval de 2004 apareceu Tiago Faria (bateria). Seguiu-se uma lógica de trabalho visando produzir música honesta e simples, havendo apenas um ponto de partida. Sem barreiras, nem prisões de estilos. Há toda uma transversalidade musical patente no seu trabalho, daí Lírio Cão ser tão difícil de catalogar. Têm temas curtos e vivos, com estrutura clássica de canção pop, ao lado de temas mais progressivos e ousados, espraiando-se por longos minutos. Sabe-se apenas que é música, rock, talvez, com laivos de psicadélico e progressivo, um toque retro. A pujança com que atacam os palcos faz com que qualquer concerto seja uma explosão de energia que prende o público mais exigente do princípio ao fim. As letras e as músicas reflectem os seus valores. Falam da Magia, uma empatia que se pode gerar entre os elementos de uma banda e o seu público, do enorme poder que a música tem para veícular sentimentos e ideias, mas também falam do desconcerto do mundo, da Humanidade como um todo, exaltando o seu melhor, e condenando o pior, desde a guerra ao capitalismo desregrado, passando pelas adicções.
A banda tem-se vindo a consolidar como um valor para a música portuguesa, desde o primeiro concerto no ora extinto Bar Help, na praia da Cabana do Pescador, Caparica, o qual foi inteiramente organizado e produzido pelos próprios, e no bar Fashion, em Almada, onde esteve bem patente o número crescente de fãs. Tocaram também no In Live Caffe, na Moita, no bar Hula Hula, Praia do Rei, Ponto de Encontro, Casa Amarela, Ritmus Bar, Observatório, Concentração de Motards do Seixal 2006, entre outros.
No que toca a concursos, a participação na 1ª edição do Festival Portas do Rock, no Entroncamento, rendeu-lhes o 3º lugar. Conquistaram o 2º lugar no 4º Concurso de Música Moderna de Almada. Editaram um EP de apresentação, Alma Enganada, inteiramente produzido com meios próprios, e vendido directamente, o qual recebeu uma boa aceitação do público, tanto pela qualidade e frescura da proposta, como pela componente visual. Foi lançado em Abril de 2005 no Santiago Alquimista.
2006 assistiu ao lançamento do segundo trabalho, Deus Menor, um álbum gravado e produzido por Nuno Loureiro, amplamente reconhecido pelo seu trabalho. Inclui alguns dos temas anteriormente registados no EP Alma Enganada, embora revistos. No que toca a referências, estas podem vir de lados tão díspares como Pink Floyd, Marillion, King Crimson, Tool, Frank Zappa, Alice in Chains ou Emmerson, Lake & Palmer.
O ano de 2007 tem sido um ano de reflexão e focagem. Há surpresas no line-up, pois foi recentemente admitido para a posição de vocalista Bruno Soldado, amigo de longa data e companheiro da banda. Trata-se de um ajuste na sonoridade que trouxe mais melodia e presença em palco.
OS SMILES N' CRIES SÃO UMA BANDA ORIUNDA DE TORRES VEDRAS, FORMADA NO FINAL DE 2006 E COMPOSTA POR: HUGO (BATERIA), FERNANDO (BAIXO), CARLOS SAMORA (GUITARRA) E SÉRGIO DAVID (VOZ E GUITARRA).
DA DIVERSIDADE DE INFLUÊNCIAS MUSICAIS DOS MEMBROS DOS SMILES, CITANDO WISHBONE ASH, ROLLING STONES, LED ZEPPELIN, BEN HARPER, CREEDENCE C.R., SURGE O PRIMEIRO TRABALHO DE ORIGINAIS EM INGLÊS, NUM AMBIENTE SONORO STONER ROCK VINDO DA FUSÃO DO ROCK AMERICANO DOS ANOS 60 COM ALMA DO OESTE PORTUGUÊS, LETRAS ECOLÓGICAS, POLÍTICAS E DE INSPIRAÇÃO DE QUEM TEM O MAR À ESPREITA.
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho Nº 3
2800-297 Almada
212740757

Banister no Ponto de Encontro

Banister
4 de Janeiro de 2008 – 21h30 - Entrada Livre
CASA MUNICIPAL DA JUVENTUDE / PONTO DE ENCONTRO

Desenhado e projectado em Janeiro de 2000, o projecto Banister, conduzido pelo produtor Pedro Vicente, nasceu sob influência do post-industrial que se fazia sentir nessa altura. Samples fortes com base inteligente, definiram o som que este projecto viria a caminhar. Na primeira fase de 2001 a 2002, Banister apresentou-se ao vivo, num formato hardware, em espaços como a Fonoteca de Lisboa, Kremlin, ZDB e Casa da Juventude de Almada, associado a editora Thisco, para ao qual gravou o primeiro registo, em formato cd, com 10 músicas, intitulado Postcard 71. Postcard 71 era a expressão da electrónica que se esperava, mas que não se compreendia. Por motivos pessoais, Pedro Vicente abandonou a Thisco, e o lançamento do seu debut cd, Postcard 71, foi cancelado.
Numa segunda fase, Banister apresenta o ep, home made, "Rugas" em 2003/2004, com 4 músicas, este ep forte e numa vertente mais electro, conquista um público especifico e na consequência deste trabalho aparece o convite da promotora/editora, Electrik Bass.
Nesta terceira fase já associado à Electrik bass, Banister torna-se um dos live acts mais activos na zona de Lisboa. Como resposta, regista-se o home made cd, Play Dead com 11 músicas, passando a ter como palcos, na maioria das vezes convidado pelos Dj´s Nelson Flip e Manu, elementos da Sonic, o Opart, ZDB, Via Latina, A Lontra, Porto Rio, Lounge, Love Boat, Maus Hábitos, Swing etc. Em 2004/2005 Banister tira o bilhete para uma viagem, "explosiva" para quem viveu esses anos de revolução na música electrónica em Lisboa. Á quarta fase, o Electro finalmente faz parte das casas portuguesas, e nos cd´s de alguns dj´s Banister também é presença.
Em 2006 Pedro Vicente sai para Londres com o convite de uma banda londrina, Hatte Machin*, para produzir e participar musicalmente na gravação do álbum "Belly of the Beast". Neste período de criação, numa cidade que não vê o sono, Banister grava para a editora londrina Raw Flesh Dept. o ep "Rotor" com a colaboração, na voz, de Jonhy Riot, líder do projecto Hatte Machin*. Este ep leva o projecto a tocar em eventos londrinos como a festa do Cinema Independente de Londres e o aclamado 333. Nesta altura surge o convite para tocar em Manchester juntamente com dois dos nomes actualmente fortes na música electrónica inglesa, que são DNCN e Remute.
Num intervalo de gravações, estúdios, guitarras, vozes e maquinaria hard-ware, Pedro Vicente cria o seu novo projecto Kemika Fields, que viu os seus primeiros samples num quarto em Londres junto a um jardim, onde a influência foi a invasão da tristeza de perder um ser muito especial. KemikaFields é um projecto dedicado à memória de Ofélia Vicente. Finalizando assim a quinta fase.
Em Outubro de 2006 de regresso a Portugal Banister pisa o Opart para a apresentação do ep Rotor, num concerto único com a participação de Jonhy Riot na voz. Em Novembro no Culto Club, Banister abre o concerto de Buzz, o francês parceiro de actividades com Young Gods e muitos outros, surgindo assim o convite para editar na label francesa Agoon Agoon. Assinando contracto com esta dinâmica editora francesa, Banister projecta-se internacionalmente, tocando em Novembro desse mesmo ano no Japão, tendo já datas marcadas para o Canada e França. Na continuação desta sexta fase Pedro Vicente edita em formato caseiro o LP "myths of technology" dando vida ao projecto KemikaFields, projecto este que tem recebido as mais construtivas palavras de amigos, músicos, produtores, editoras e dj´s.

Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho Nº 3
2800-297 Almada
212740757
www.myspace.com/concursommalmada

M-PeX live @ O Século


Tradletter especial FIM D'ANO 2007


Festival da Passagem D'Ano 2007 - 2008
28, 29, 30, 31 Dezembro
Centro Norton de Matos - Coimbra

Programa Oficial
(Sujeito a alterações):

Sexta, 28 Dezembro
Café Xuven - Avenida Sá da Bandeira
23H00 Mosca Tosca

Sábado, 29 Dezembro
Centro Norton de Matos
Workshops de Danças
15H00: Bourrées – Isabelle Guerbigny (sala 1)
15H00: Portuguesas – Matias (sala 2)
16H00: Iniciação às Europeias I - Eva Parmenter (sala 3)
16H30: Poitou – Isabelle Guerbigny (sala 1)
16H30: Tango – Arte Em Movimento (sala 2)
Workshop de Instrumentos
14H00: Concertina I – Artur Fernandes (sala 4)
16H00: Didjeridoo - Ricardo (sala 4)
18H00: Tertúlia Trad – TRIPLE-X (bar)
Concertos / Bailes
21H00: Documentário "Povo Que Canta" – Giacometti (bar)
21H30: Contador de Histórias I
22H00: DIABO A SETE
24H00: FOL&AR

Domingo, 30 Dezembro
Workshops de Danças
15H00: Irlandesas - Patricia Vieira (sala 1)
15H00: Expressão Dramática - Patricia Ligeiro (sala 2)
16H00: Iniciação às Europeias II - Eva Parmenter (sala 3)
16H30: Portuguesas d'Arroba - Rita Duarte (sala 1)
16H30: Mazurka - Leen Devyver (sala 2)
Workshop de Instrumentos
14H00: Concertina II – Artur Fernandes (sala 4)
16H00: Sanfona - Fernando Meireles (sala 5)
16H30: Gaitas de Fole - Ricardo Coelho (sala 4)
18H00: Tertúlia Trad – ALFA ARROBA (bar)
Concertos / Bailes
21H00: Documentário "Arritmia" – Tiago Pereira (bar)
21H30: Contador de Histórias II
22H00: TRIPLE-X
24H00: BAILEBÚRDIA

Segunda, 31 Dezembro
Workshops de Danças
15H00: Irish Set Dances - Patricia Vieira (sala 1)
15H00: Scottisch - Leen Devyver (sala 2)
16H30: Ribatejanas / Valsa Mandada - Matias (sala 1)
16H30: Danças de Grupo - Rita Duarte (sala 2)
Workshop de Instrumentos
15H00: Acordeão - Celina Piedade (sala 4)
16H30: Bandolin - Miguel Santos (sala 4)
18H00: Tertúlia Trad - Celina Piedade Duo (bar)
Concertos / Bailes
21H30: Documentário "Manda Adiante" – Tiago Pereira (bar)
22H00: ALFA ARROBA trio
24H00: TRILPE-X

Passem palavra de mais esta loucura do peixe com botas, aos amigos, ao vizinho, à familia.

Ver mais informações em www.tradballs.com ou www.rodobalho.com

FELIZ ANO NOVO 2008
HAPPY NEW YEAR 2008

10 anos CCC - Comemoração 7: Antibothis


Bem-vindos à Colecção THISCOvery CCChannel, a nova aventura cultural da Thisco e da Chili com Carne, duas estruturas editoriais de créditos firmados no panorama nacional que com este novo projecto levam mais longe o seu compromisso com a disseminação de conteúdos literários anti-conformistas e normalizados mas de onde brotam as ideias mais desafiadoras e contagiantes...
O primeiro volume foi a grande novidade da Feira Laica, e é o primeiro volume de Antibothis - uma antologia literária occultural periódica que apresenta textos e entrevistas de autores, tanto desconhecidos como já com créditos firmados, na dissidência e disseminação alternativa de informação e propaganda literária, uma revolta em nome da imaginação em oposição a uma existência tóxica de baixo teor cognitivo.
Antibothis foi editado por Fernando Cerqueira, um dos fundadores da Thisco, que seleccionou uma série de textos de ilustres seres como Gx Jupitter-Larsen, Kenji Siratori, Corrupt.org, Pentti Linkola, Iona Miller, Socialfiction, Jorge Mantas, Edgar Franco, Wulf Zendik, Adel Souto, Sztuka Fabryka, Denny Sargent, Ordo Antichristianus Illuminati e Alex Birch. Redigido em inglês. André Lemos fez as ilustrações e o Design ficou a cargo de João Cunha.
Juntamente com o livro, acompanha um CD de "spoken word / oral cut up" com as participações de Jarboe, Fernando Ribeiro (Moonspell), Kenji Siratori, Phil Von (Von Magnet), Christophe Demarthe (Clair Obscur), Rasal.asad, Euthymia, Wildshores, Andrey Kiritchenko, Netherworld, Rapoon, Planetadol, Thermidor, Structura, Martin A. Smith e Alex Tiuniaev.

Seems Like the Next Step After Re/Search and Apocalypse Culture - Yorek
PVP: 15€
- à venda no site da CCC (desconto de 5€ para sócios + oferta de CD Dust of dreams de Merzbow), na Book'n'Shop e brevemente na The Shoppe Bizarre e Utopia (Porto).

http://www.chilicomcarne.com/

{Marcos Farrajota/MMMNNNRRRG:

KUENTRO Update: MANUEL CALDAS E O "SEU" PRÍNCIPE VALENTE

KUENTRO Update:
MANUEL CALDAS E O "SEU" PRÍNCIPE
VALENTE NO JORNAL PÚBLICO