sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Lírio Cão e Smiles n´Cries no Ponto de Encontro

Lírio Cão + Smiles N`Cries
5 de Janeiro de 2008 – 21h30 - Entrada Livre
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Lírio Cão nasceu nos últimos meses de 2002, pela mão de José Leão (guitarra, voz) e Luís Miguel Carneiro (baixo, voz). No Carnaval de 2004 apareceu Tiago Faria (bateria). Seguiu-se uma lógica de trabalho visando produzir música honesta e simples, havendo apenas um ponto de partida. Sem barreiras, nem prisões de estilos. Há toda uma transversalidade musical patente no seu trabalho, daí Lírio Cão ser tão difícil de catalogar. Têm temas curtos e vivos, com estrutura clássica de canção pop, ao lado de temas mais progressivos e ousados, espraiando-se por longos minutos. Sabe-se apenas que é música, rock, talvez, com laivos de psicadélico e progressivo, um toque retro. A pujança com que atacam os palcos faz com que qualquer concerto seja uma explosão de energia que prende o público mais exigente do princípio ao fim. As letras e as músicas reflectem os seus valores. Falam da Magia, uma empatia que se pode gerar entre os elementos de uma banda e o seu público, do enorme poder que a música tem para veícular sentimentos e ideias, mas também falam do desconcerto do mundo, da Humanidade como um todo, exaltando o seu melhor, e condenando o pior, desde a guerra ao capitalismo desregrado, passando pelas adicções.
A banda tem-se vindo a consolidar como um valor para a música portuguesa, desde o primeiro concerto no ora extinto Bar Help, na praia da Cabana do Pescador, Caparica, o qual foi inteiramente organizado e produzido pelos próprios, e no bar Fashion, em Almada, onde esteve bem patente o número crescente de fãs. Tocaram também no In Live Caffe, na Moita, no bar Hula Hula, Praia do Rei, Ponto de Encontro, Casa Amarela, Ritmus Bar, Observatório, Concentração de Motards do Seixal 2006, entre outros.
No que toca a concursos, a participação na 1ª edição do Festival Portas do Rock, no Entroncamento, rendeu-lhes o 3º lugar. Conquistaram o 2º lugar no 4º Concurso de Música Moderna de Almada. Editaram um EP de apresentação, Alma Enganada, inteiramente produzido com meios próprios, e vendido directamente, o qual recebeu uma boa aceitação do público, tanto pela qualidade e frescura da proposta, como pela componente visual. Foi lançado em Abril de 2005 no Santiago Alquimista.
2006 assistiu ao lançamento do segundo trabalho, Deus Menor, um álbum gravado e produzido por Nuno Loureiro, amplamente reconhecido pelo seu trabalho. Inclui alguns dos temas anteriormente registados no EP Alma Enganada, embora revistos. No que toca a referências, estas podem vir de lados tão díspares como Pink Floyd, Marillion, King Crimson, Tool, Frank Zappa, Alice in Chains ou Emmerson, Lake & Palmer.
O ano de 2007 tem sido um ano de reflexão e focagem. Há surpresas no line-up, pois foi recentemente admitido para a posição de vocalista Bruno Soldado, amigo de longa data e companheiro da banda. Trata-se de um ajuste na sonoridade que trouxe mais melodia e presença em palco.
OS SMILES N' CRIES SÃO UMA BANDA ORIUNDA DE TORRES VEDRAS, FORMADA NO FINAL DE 2006 E COMPOSTA POR: HUGO (BATERIA), FERNANDO (BAIXO), CARLOS SAMORA (GUITARRA) E SÉRGIO DAVID (VOZ E GUITARRA).
DA DIVERSIDADE DE INFLUÊNCIAS MUSICAIS DOS MEMBROS DOS SMILES, CITANDO WISHBONE ASH, ROLLING STONES, LED ZEPPELIN, BEN HARPER, CREEDENCE C.R., SURGE O PRIMEIRO TRABALHO DE ORIGINAIS EM INGLÊS, NUM AMBIENTE SONORO STONER ROCK VINDO DA FUSÃO DO ROCK AMERICANO DOS ANOS 60 COM ALMA DO OESTE PORTUGUÊS, LETRAS ECOLÓGICAS, POLÍTICAS E DE INSPIRAÇÃO DE QUEM TEM O MAR À ESPREITA.
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho Nº 3
2800-297 Almada
212740757

3 comentários:

Anónimo disse...

Os smiles é a banda mais fixe do Oeste...

Anónimo disse...

eu concordo com o jack
beijinhos pra todos

Anónimo disse...

Prometo que no próximo concerto usarei capacete, para não sofrer mais nenhum traumatismo craniano em palco. Estava a ser um concerto muito fixe. Enfim...

Luís Carneiro
baixista de Lírio Cão