sexta-feira, 4 de julho de 2008

Festival de Almada - de 4 a 18 de Julho


O maior e melhor festival de teatro do país começa hoje e prolonga-se até 18 de Julho, em diversos locais de Almada e Lisboa.


O Berliner Ensemble, a mais célebre companhia de teatro da Alemanha, fundada por Bertolt Brecht e Helene Weigel em 1949, estará presente na 25ª edição do Festival de Almada. O Berliner apresentará uma das suas produções recentes que obtiveram maior êxito: Peer Gynt, de Henrik Ibsen, com direcção de Peter Zadek. A realização do espectáculo, a mais dispendiosa produção até hoje programada pelo Festival, tornou-se possível graças a um apoio financeiro especial concedido pelo Grupo Esphera, patrocinador regular do Festival e do Teatro Municipal de Almada.

A tragédia clássica francesa tem um lugar destacado nesta edição com a apresentação do célebre “Le Cid” de Corneille (Teatro Nacional D. Maria II) e “Hippolyte”, de Robert Garnier (Teatro Municipal de Almada). Robert Garnier (1544 – 1590) escreveu esta obra em verso a partir do texto de Eurípedes em 1573 (cem anos antes de “Fedra”, de Racine) e desta forma pode ser considerado o pai da tragédia clássica francesa, que viria a ter em Corneille e Racine os seus expoentes principais.

A programação de espectáculos portugueses é marcada, este ano, pela estreia absoluta de sete criações, o maior número até agora registado no Festival.

O Festival abre com uma produção de dança da CulturArte, de Moçambique, dirigida por Panaibra Gabriel, um dos coreógrafos destacados do continente Africano. Intitulado “Dentro de mim outra ilha”, o espectáculo alude à relação entre o ser social e o indivíduo, num quadro marcado pelos graves acontecimentos sociais e catástrofes naturais.

Finalmente, refira-se o Espectáculo de Honra de 2008: “Gulliver”, de Jonathan Swift, na encenação (e interpretação) de Jaime Lorca, que foi apresentado no Festival em 2007 e votado maioritariamente pelo público para ser repetido este ano, de acordo com a tradição do Festival.

Mais informações e toda a programação disponíveis no site da Companhia de Teatro de Almada:

Anne Love Joy no Parágrafo Bar (cais do Ginjal)


Anne Love Joy, banda almadense constituída por Helga Rodrigues e David Fernandes, tocam esta noite no Parágrafo Bar, na Rua do Cais Ginjal junto ao "Ponto Final", Cacilhas.


ANNE LOVE JOY forma-se em Maio de 2007, em Almada, com Helga Rodrigues na voz e programação de beats e loops e synthesiser devices(ex vocalista de Disclosure) e David Fernandes(Rato)na guitarra, baixo e programação(ex Capelas das Almas, Disclosure,etc). Influenciados pela sonoridade da Pop electrónica e ambientes de Indie rock Pop, Blues,Soul e da Disco.

Começaram a soltar as suas notas a partir de casa,realizaram uma Demo com a produção de InJunker (guitarrista de DeadBoy e A Letter to Eva Braun). Realizaram o seu primeiro concerto de apresentação para amigos no bar Hula Hula, entre muitos concertos, destacaram-se o da CABANA BAR, o evento LUAU no HULA HULA BAR (festa da FCT),O ALOHA SUMMER FEAST,o da CASA AMARELA no Centro cultural juvenil de Stº amaro, Laranjeiro, do ALBURRICA BAR, da FNAC DE ALMADA,SWELL Club e o CONTAGIARTE no Porto.

Ficaram selecionados entre 111 bandas para participar no Festival de Música Moderna de Corroios de 2008, onde estiveram em palco dia 16 de Fevereiro.A qual foi o projecto com mais votações do público. Acreditam na música nacional, estão cheios de ideias novas e energia para trabalhar, ainda vontade de realizar mais concertos, dar asas s suas criações!

Estão para ficar! Porque gostam de fazer música e curtir.

SONS OF ALBION (london - uk)

Tenho a nobre tarefa de divulgar a passagem dos Sons of Albion por Portugal. Tocam no Optimus ALIVE no dia 10 deste mês mas antes actuam no dia 8 no Musicbox em Lisboa. Na formação desta banda estão dois dos nossos! Portugas born 'n raised !! O ALIVE é caro... tudo bem... mas quem for a Rage vá mais cedo para os ver. E no dia 8 combinem aquele copo á noite e dêm um pulo ao Musicbox. Vale a pena. Rock 'n fucking roll!

Toda a info em www.myspace.com/sonsofalbionuk

divulguem pelos rockers que tiverem nos contactos.
thanks
rui berton

DREY + MAGIC NIGGAS no Ponto de Encontro

5 de Julho - 21h30
Entrada Livre
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Cacilhas

Oficinas de Expressão Artística e Teatro, em Évora

Pim-Teatro / Estrada das Piscinas / Antiga Escola de S. Bento
7000-758 ÉVORA
tel: 266 744 403 – fax: 266 752 965

Agenda Contagiarte, no Porto

SONORIDADES da SEMANA
Quinta-Feira _ Osga Noites Folk
Sexta-Feira 04 _ INNYANGAs World World Music
Sábados _ Fuego Y Tumbao Latino UNON ROCK!
Terça-feira 08 _ CLANDESTINO World (jardim)
Quarta-Feira 09 _ Slip Rock Xibata & Guests Massive Reggae Session

NOITE GAS´ ÁFRICA
4 de Julho, Sexta a partir das 21h30 _ Jardim

REV3RSE SESSIONS
Concerto Rock
05 de Julho, Sábado 23h45 _ Cave

L BURRO I L GUEITEIRO
Exposição de Fotografias
Inaugura a 8 de Julho - patente até dia 2 de Agosto

MANINGUE
Exposição de Fotografias de Carlos Brás da Silva
patente até 05 de Julho

FORMAÇÃO - TEATRO DO OPRIMIDO
Por Cláudia Lazaro (Actriz)

FORMAÇÃO - DANÇA INDIANA
Com Professora KAJAL
19 de Julho (Sábado 17h-20h) - 30 Eur


Contagiarte - Espaço de Sensibilização, Formação e Dinâmica Culturais
Rua Alvares Cabral, 372 (próximo Praça da República / junto à Sede do Salgueiros)

Big Ode #5 (Pesadelo!): Lançamento


Agenda de Julho - ANIME

Tel.: 210809666
Fax: 2108746555

Gare Club - 05.07.2008, no Porto

Gare Clube
Rua da Madeira, 182

SEMANA CHEIA na ZÉ DOS BOIS

Sábado 05 de Julho às 23h
Eu_quero_uma_alma_para_ti_que_
seja_de_outra_ciência_sessions
Extra Golden (KE/US)
+ Info: sitemyspacevídeovídeoartigo

Kotalume (CV)
+ Info: myspacevídeovídeo

Entradas: 7.5 € Bilhetes à venda nas lojas Ananana, Flur e Louie Louie.

ZDBDoc _ Futuro das paredes no Bairro Alto
A ZDB acolhe um encontro informal de três dias no qual se vão trocar ideias sobre o estado actual das paredes do Bairro Alto, contando com a participação de interlocutores de áreas distintas. A paisagem composta pelo tecido edificado do Bairro suscita várias reacções e interesse de moradores, comerciantes, transeuntes, artistas e investigadores.

Entrada Livre
+ info: site

OUTRAS PELES
Exposição individual de Marcel.lí Antúnez
Até 12 de Julho na Galeria Zé dos Bois.
De Quarta a Sexta das 19h às 23h - Sábado das 14h às 23h

ZDB ou galeria zé dos bois
r. barroca, 59
1200-049 lisboa - portugal
t.: + 351 21 3430205
http://www.zedosbois.org/

newsletter julho 2008 - alkantara

Acabou a 2ª edição do alkantara festival. Foi sem dúvida um dos grandes eventos culturais desta temporada: durante 18 dias o festival apresentou 26 espectáculos diferentes, em 17 salas e espaços espalhados pela cidade de Lisboa. O público apareceu em grande número e 50 das 72 sessões esgotaram.
O ambiente foi de festa e de encontro: o festival trouxe à Lisboa mais de 160 artistas dos cinco continentes e entre o público contámos com mais de 60 directores de teatros, programadores de festivais e críticos estrangeiros. Mais uma vez, Lisboa foi palco de um dos maiores festivais de artes performativas na Europa.

Produções alkantara em digressão em Julho
Cláudia Dias/RE.AL apresentam a peça “Das coisas nascem coisas” (co-produzida por alkantara, no âmbito do alkantara festival 2008) no espaço Teatro della Luna, no âmbito do Inteatro Festival em Polverigi (Itália) nos dias 2 e 3 de Julho.
Aydin Teker (Turquia) continua a digressão do seu espectáculo “harS” (co-produzido por alkantara, no âmbito do alkantara festival 2008) pela Europa, com as seguintes apresentações:- Rakvere (Estónia) Baltoscandal, 3 de Julho- Amsterdam (Holanda) 10th World Harp Congress, 21 de Julho
No próximo dia 6 de Julho, Inês Jacques apresenta a peça “Renée Adorée” (co-produzida por alkantara, no âmbito do alkantara festival 2006) no Festival Internacional de Dança de Macau, no espaço Fórum I (Macau).
tel.: +351 213 152 267
fax: +351 213 151 368

SKEWER NA SIC RADICAL

Os Skewer estarão a ser entrevistados no programa CURTO CIRCUITO, dia 07 de JULHO de 2008. No mesmo dia estreia o video clip para o tema STAYED, retirado do CD WHATEVER.
Contamos com todos!
Mais info em CURTO CIRCUITO
Management SKEWER (Barreiro - Portugal)
Mobile 351 917745272