Companhia ALFORGE
COMPANHIA ALFORGE
A Companhia Alforge consiste num colectivo de artistas reunidos num espaço de criação principalmente dedicado à musica. Através de um trabalho minucioso de pesquisa e experimentação sob um repertório vasto de músicas tradicionais e populares, este colectivo questiona relações musicais aparentemente dissociadas entre si, procurando assim (re) criar um repertório actual, inovador e singular.
Os artistas da Companhia Alforge reúnem-se em diferentes formações, podendo funcionar em quintetos, sextetos ou mesmo duos, e são exemplo disso criações como os Strella do Dia, Al-Farabi, AG&GC e muitos outros projectos ainda por acontecer.
É nosso desejo incentivar a produção e a valorização de um património musical além fronteiras, através da produção e difusão de espectáculos que proporcionem o encontro directo e indirecto entre o artista e o público. Devido ao espectro instrumental variado deste colectivo, é hoje possível criar e apresentar espectáculos em contextos tão diferentes como festivais de artes de rua assim como concertos intimistas no interior de locais históricos (capelas, igrejas, claustros).
A Companhia Alforge provoca o reencontro entre o património musical medieval e renascentista europeu, com os repertórios de tradição popular e a riquíssima música árabe, cruzando estes num espaço musical comum onde a tolerância e o respeito humano dialogam de forma fluída...
O Colectivo da Companhia: Alexandre Gabriel (música), Daniel Morgado (música), Gonçalo do Carmo (música, vídeo), João Neves (música, malabarismo), Ricardo Vieira (música, malabarismo, fotografia).
Colaboradores: Eunice Gomes (figurinos), Joana (costura), João Pinheiro (música), Íris (dança), Helena Madeira (dança).
+ informações:
www.alforge.org
www.youtube.com/companhiaalforge