OBLIVION CIRCLE + THE CHAPTER
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Rua Trindade Coelho Nº 3 Cacilhas
OBLIVION CIRCLE
http://www.myspace.com/oblivioncircle
Foi no Outono de 2003 que Ruben Fonseca (voz e guitarra) e Ricardo Nascimento (teclas), ambos residentes no Concelho de Almada, decidiram traçar o primeiro esboço de um projecto que reflectisse os seus interesses musicais e permitisse materializar visualmente e através da lírica, diversas ideias sob um ponto de vista conceptual.
Em Novembro do mesmo ano, André Alves (bateria), que já trabalhara com Ruben e Ricardo num projecto anterior, juntou-se aos Oblivion Circle, o nome escolhido para a banda (cujo principal objectivo se prende com a associação do conceito circular do tempo à dicotomia lembrança/ esquecimento de pessoas e modos de vida).
Raul Vicente (baixo) foi contactado para fazer parte da formação inicial da banda, que deu o seu primeiro concerto em Janeiro de 2004, no Espaço B no Barreiro.
Após algum tempo de composição na sala de ensaios e diversos concertos, alguns deles nas Casas da Juventude de Almada, a banda iniciou a procura de um guitarrista solo, para que se pudesse atingir uma maior complexidade na teia melódica, que caracteriza o som dos Oblivion Circle. Após algumas audições, o escolhido foi Valter Aguiar (guitarra), elemento que trouxe mais influências sonoras e um novo vigor ao projecto.
Entretanto, em meados de 2005, Raul Vicente foi substituído por Vítor Coelho (ex-Rebellion), encetando-se uma nova direcção que tem evoluído no sentido de uma maior coesão do som praticado.
Impunha-se agora que a banda gravasse algum do material composto, uma opção que não foi tomada logo numa fase inicial, para evitar que se notasse uma eventual falta de maturidade dos temas compostos. No Verão de 2005, os Oblivion Circle iniciaram a gravação de 5 temas originais num estúdio localizado na Sobreda. Contudo, o resultado final, a nível de produção, não foi o desejado, pelo que a banda optou por não divulgar este registo, considerando que não traduzia o nível de qualidade dos temas gravados. Após este desaire, os Oblivion Circle prepararam-se para gravar noutro local, circunstância que, infelizmente, demorou um pouco mais que o esperado.
Com o ano de 2006 chegaram novas metas a atingir: a banda passou muito tempo a ensaiar e o fruto desse trabalho traduziu-se em várias actuações bem conseguidas. A conquista do 3º lugar no Concurso de Música Moderna de Almada, em Outubro de 2006, veio dar um novo alento ao projecto, permitindo à banda encetar nova gravação no início de 2007. Desta feita, o resultado foi muito satisfatório, nascendo assim "Unnatural", um promo-CD com 4 temas originais.
The Chapter
www.myspace.com/mtchapter
The Chapter é uma banda de origem Portuguesa, mais propriamente da Amora – Seixal (a 11 km de Lisboa, na margem sul do rio Tejo). A actividade da banda começou no início de 2004, por três dos cinco elementos integrantes dos The Chapter: Gonçalo Carvalho (vocalista), João Gomes (guitarra), Pedro Almeida (guitarra), Vasco Macau (baixo) e Pedro Antunes (bateria). O grupo esteve praticamente dois anos a compor/produzir músicas em estúdio, tentando sempre adquirir o seu estilo e o seu próprio tipo de som. Pelo final do ano de 2005/começo do ano 2006, os The Chapter tinham então os temas que melhor se enquadravam para mostrar ao público em geral e acima de tudo, o grupo estava preparado para a gravação do seu primeiro trabalho intitulado "Into The Abyss".
Os The Chapter começaram a tocar ao vivo muito antes do lançamento do seu MCD intitulado "Into The Abyss", para que houvesse uma apresentação da banda ao público e ao mesmo tempo serviu como preparação para o lançamento do seu trabalho. Pelo mesmo ano de 2006, em Outubro, os The Chapter, apresentam oficialmente o seu trabalho de estreia (disponível nas lojas) e com direito a uma festa do lançamento. Este trabalho representa o resultado de um esforço mútuo por parte de todos os elementos da banda. Por agora, os The Chapter continuam a divulgar o seu trabalho para que as pessoas possam desfrutar e ao mesmo tempo com o objectivo de verem reconhecido o seu esforço, dedicação e trabalho. Para mais informações relacionadas com os The Chapter, visitem www.myspace.com/mtchapter e poderão ver o que os The Chapter têm vindo a fazer como também podem deixar um comentário acerca do nosso trabalho.
Casa Municipal da Juventude / Ponto de Encontro
Tel. 212740757