quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Contagiarte... Esta Semana


INDIGO / LARANJA
Exposição de Fotografia de Luís Amaral
De 6 a 29 de Dezembro - Inauguração dia 6 - 22h00

Na sequência de uma expedição fotográfica recente a Marrocos (Início de Abril), resolvi montar mais uma exposição privada, em casa. A selecção de fotos exclusivamente sobre o deserto de dunas de areia próximo de Merzouga, mostrou ser o conjunto qualitativamente mais homogéneo das exposições "caseiras" montadas até à data. Essa é a principal razão pela qual gostaria de tentar uma primeira exposição "a sério".

FESTIVAL ETNIAS 2007
Festival de Músicas do Mundo, 5ª Edição
6 / 7 / 8 de Dezembro 23h00

Os ritmos de instrumentos tradicionais de culturas que não queremos ver perdidas traduz-se, para nós, no Etnias, um festival assente numa programação que reune alguns dos mais importantes e inovadores projectos nacionais na área da música de raízes étnicas, sendo um evento que celebra as sonoridades, danças, culturas e tradições dos povos do mundo. Os sons do Mundo foram desde o primeiro dia do nosso espaço uma grande aposta. O acolhimento de projectos ligados a essa área, a aposta em projectos de sonoridades que revelam uma forte paixão pelas músicas e danças do mundo têm obtido um resultado que se traduz na crescente sensibilização e formação de públicos. O Etnias é, e sempre será, um marco na história do espaço cultural Contagiarte, não só porque assinala o aniversário do mesmo, mas também porque é, sem dúvida, uma das produções mais arrojadas produzidas pela nossa associação.
Apoios: UNICER / O Primeiro de Janeiro / Magazine Artes

Programa
DIA 6, quinta-feira
22h30
IARA
O Projecto Iara apresenta "Ritual", um concerto-performativo. Rituais de Som, de Corpo e de Voz. Os instrumentos fundem-se trazendo as sensações e cores do crepúsculo, da noite em torno da fogueira, do amanhecer dos pássaros. Numa Viagem Contínua entre florestas e lugares longínquos, numa Viagem ao centro da Terra. Através da Música e da Dança partem de uma Estória de "veredas e caminhos adormecidos pelos séculos", numa vivência dos elementos Terra, Fogo, Ar e Água; num encontro performativo sempre novo. Iara é um dos seres mitológicos mais populares da Amazónia. É descrita como a Senhora das Águas (Elemento Purificador). A que mora no fundo dos rios. A que canta e dança nas margens. Guardiã das Marés, movimenta-se numa simbiose profunda com a Natureza.
Helena Madeira (Voz, Shruti box, Dança); Ian Carlo Mendoza (Percussões); Pedro Castanheira (Guitarra, Didgeridoo, Flauta transversal); Afonso Castanheira (Contrabaixo).

23h45

MELECH MECHAYA

Melech Mechaya é uma viagem festiva pela música klezmer, abraçando também momentos mais delicados e intimistas. Uma viagem pela tradição judaica, unindo aromas árabes, ritmos ciganos, e momentos de simples "bate-o-pé", de Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque. Uma enorme festa não aconselhada a quem tem problemas de coração!
João Graça: Violino; Miguel Veríssimo: Clarinete; André Santos: Guitarra; João Sovina: Contra-Baixo; Francisco Caiado: Percussão.

Sonoridades da noite: António Pires, Psiconauta e Osga / World Music e Folk

Dia 7 sexta-feira
22h30

DYABARA

Colectivo formado em 2004, por iniciativa de Nuno Rebelo (Xibata), percussionista e formador de ritmos afro-mandinga. O grupo Dyabara dedica-se essencialmente à pesquisa e estudo de ritmos e danças tradicionais africanos oriundos da etnia mandinga. Espectáculos onde o dyabara marca o ritmo incansavelmente e os djembés improvisam sobre uma base ritmo-melódica sustentada pelos 3 dununs: kenkeni, sangban e dunumba, em sincronia com as danças. Aliando a paixão pela música e dança afro-mandinga a uma forte energia de palco, partilhamos com o público a celebração da Vida à maneira Africana!!! Percussão: Xibata, Nuno, Pedro, Paulo; Dança: Ni, Vanessa, Charlotte.

23h45

KUMPANIA ALGAZARRA

Uma animada viagem ao encontro de diferentes sonoridades que cruza influências da música de leste, árabe, afro com ska, polka, swing, entre outros. A originalidade na fusão, a energia das letras e as melodias vibrantes proporcionam o ambiente festivo que os Kumpania Algazarra levam ao palco ou à rua (banda móvel). Um espectáculo contagiante!
Francisco Amorim (trombone), Helder Silva (percussão, darbuka e congas), Hugo Fontaínhas (bateria), Luís Barrocas (voz, guitarra acústica e sax), Luís Bastos (clarinete), Pedro Pereira (contrabaixo), Ricardo Pinto (trompete), Rini Luyks (acordeão), Willi Kirsch (flauta).

Sonoridades da noite: Comoustache, Balkanbeats e Innyanga / Afro e World Music

DIA 8 Sábado
22h30
BAUBO – DANÇA ORIENTAL E DE FUSÃO
A base do movimento é a dança oriental, valorizando tanto a sua faceta lúdica e animada como as suas origens sagradas e rituais. Para além da formação básica, existem influências de outras áreas, com alguma fusão de outras vertentes artísticas como a dança contemporânea, o ballet clássico, o flamenco, sevilhanas, folclore e as danças ciganas. Afinal a dança, tem a frequente necessidade de se inovar, reinventar, completar e chamar a si outras formas de arte. Acreditamos na ruptura de uma determinada forma de movimento e na mistura de diferentes linguagens. Cláudia Sequeira e Cristina Coelho fazem parte do grupo Baubo e para além de aprentação de coreografias próprias, esta noite são também coreografadas por Íris no tema "Ederlezi".
Dança: Cristina Coelho e Cláudia Sequeira;
Coreografias: Cristina Coelho, Cláudia Sequeira e Íris.
23h45
MU

É assim que nasce, na cidade do Porto, o som dos MU. A música, essa, apresenta-se tão diversa e alegre quantos os membros do grupo e é principalmente inspirada nos sons das culturas musicais europeias, através do uso e da fusão de instrumentos de todo o mundo.
Osga Tarang: Didgeridoo, Flauta, Percussões
Nuno Encarnação: Percussões
Diana Azevedo: Violino, Voz
Dança: Sara Barbosa
Contrabaixo: Sérgio Calisto Moraharpa, Violoncelo
Dulce Cruz: Acordeão
Helena Madeira: Voz

Sonoridades da noite: Fuego y Tumbao e Riddim Sounds / Sons Latinos e World

SONORIDADES
Terça-Feira _ Psiconauta Chill Out / Ambiente
Quarta-Feira _ Unon Rock Xibata & Guests Massive Reggae Session
Quinta-Feira _ Osga, António Pires e Psiconauta Noite Folk / World Music
Sexta-Feira _ Comoustache, Balkanbeats e Innyanga Afro e World Music
Sábado _ Fuego y Tumbao e Riddim Sounds Sons Latinos / World e Reggae

Sabia que o nosso espaço também se encontra em funcionamento durante o dia? Estamos abertos durante o dia de Segunda a Sexta-feira a partir das 16h. Venha usufruir do nosso simpático jardim ou do café concerto para ler/estudar/trabalhar/lanchar. Traga o seu computador pessoal portátil e usufrua da nossa rede sem fios gratuita!

















Sem comentários: