sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Teatro Extremo - Programação 2008

O Teatro Extremo ao longo dos últimos meses procedeu à remodelação do seu espaço, tornando-o multifuncional e versátil, para a apresentação de espectáculos e ensaios com diversas disposições de cena e plateia, formação, bar e convívio. O Teatro é por excelência a arte da versatilidade, do desdobramento, da reinvenção de recursos e formas. São estes os conceitos que estão na base da criação deste projecto. Em 2008 a sala do Teatro Extremo estará repleta de actividades, das quais destacamos as que irão acontecer nos meses mais próximos:

“MARIA CURIE”
2 de Fevereiro a 28 de Março
34ª Criação Teatro Extremo

© Sandra Ramos

Sinopse
Mary Mattinglej Melonej é uma jornalista americana que fascinada pela personagem de Maria Curie, a cientista que descobriu o rádio e a radioactividade e que recebeu por duas vezes o prémio Nobel, resolve conhecê-la e fazer-lhe uma entrevista. E apesar de Maria Curie ter aversão aos jornalistas, aceitou ser entrevistada por ela várias vezes, conheceram-se cada vez melhor e acabaram por se tornar amigas. Esta amizade mudou a vida das duas e também a de mil ou talvez cem mil pessoas.

Local: Sala do Teatro Extremo
Público: m/12 anos
Duração: 85 m s/intervalo
Datas:
2 de Fevereiro a 2 de Março
5ª a Sábados 21h30 Domingos às 16h
Grupos Escolares: 4ª 10h30 e 15h 5ª e 6ª 15h
6 de Março a 28 de Março
5ª e 6ª às 21h30
Grupos Escolares: 3ª e 4ª 10h30 e 15h
Preçário: 5euros Quintas-Feiras 50% desconto
A pensar no público mais novo o Teatro Extremo na compra de 2 bilhetes para a peça Maria Curie, oferece um bilhete para a peça Pedro e o Lobo.

Ficha Artística e Técnica
Texto: Mira Michalowska; Tradução: Katarzyna Pereira; Versão Portuguesa: Isabel Leitão; Encenação e Dramaturgia: Sylvio Zilber; Interpretação: Isabel Leitão; Cenografia e Assistência de Encenação: Fernando Jorge Lopes; Desenho de Luz: Paulo Correia; Adereços e Assistência de Cenografia: Pedro Godinho; Figurinos: Arminda Moisés Coelho; Selecção Musical e Sonoplastia: António Vitorino Rocha; Grafismo: Ringue; Fotografia: Sandra Ramos; Web Master: Filipe Oliveira; Produção Executiva: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Divulgação e Assessoria de Imprensa: Nádia Santos Monteiro; Promoção: Vítor Pinto Ângelo

Durante a carreira de “Maria Curie” às sextas e sábados depois do espectáculo o público poderá ainda assistir aos cafés-teatro que irão ser apresentados no foyer do Teatro Extremo por outras companhias. A primeira companhia a apresentar o seu trabalho é o Teatro de Objectos com a peça “Tudo ao Troncário” nos dias 8 e 9 de Fevereiro às 23h.

“Tudo ao Troncário”
Teatro de Objectos
8 e 9 de Fevereiro
23 Horas
Teatro Extremo


“ Quanto mais inteligente uma pessoa, mais sólidas as burrices”

“ … num misto de cabaret alemão commedia dell’arte e café-teatro nos bateremos pelo surrealismo e pelo grotesco que o autor inspira e que pode ser só com actores e palcos onde não é preciso mais nada porque estão incluídos todos os nomes … “ ( António Carvalho – o encenador)

Ficha Artística e Técnica:
Autor: Millôr Fernandes Encenação: António Carvalho Actores: António Carvalho; Bibi Gomes; Luzia Paramés; Paulo Guerreiro; Rui Cerveira Figurinos: Alice Rolo Som: Rui Parreira

“PEDRO E O LOBO”
15 DE Março a 27 de Abril
35ª Criação Teatro Extremo

© Pf – Pedro Ferreira e Pedro Fidalgo

Sinopse:
Baseado na fábula de Esopo e tendo como pano da fundo a obra de Prokofiev, o espectáculo conta-nos a história de Pedro, um típico rapaz da cidade, que vai passar as férias a casa do avô, na aldeia.
Entediado com a vida no campo, Pedro decide divertir-se à custa dos aldeãos. Para isso, inventa que viu um lobo perto do rebanho e grita por socorro. Os aldeãos acodem, mas afinal é tudo mentira.
O pior é quando o lobo aparece de facto e cumpre a sua natureza.
É a vez de Pedro demonstrar a sua coragem. Como qualquer outro rapaz da sua idade, compreenderá então, à sua própria custa, a importância de respeitar os outros e também os animais.

Local: Sala do Teatro Extremo
Público: m/4 anos
Duração: 50 m s/intervalo
Datas: 15 de Março a 27 de Abril
Sábados e Domingos 16h
Grupos Escolares: 3ª e 4ª 10h30 e 16h
Preçário: 5euros

Ficha Artística e Técnica:
Baseado na obra de Esopo e Serguei Prokofiev; Encenação e Dramaturgia: Fernando Jorge Lopes; Assistência de Encenação: Isabel Leitão; Assistência de Dramaturgia: Carlos G. e Melo; Interpretação: Carlos G. e Melo; João Queirós, Rui Cerveira, Tiago Pereira; Cenografia: Fernando Jorge Lopes e Pedro Godinho; Música: Tiago Pereira; Ilustração: João Queirós; Figurinos: Alice Rolo; Desenho de Luz: Paulo Correia; Grafismo: Catarina Pé-Curto; Fotografia: Pf – Pedro Ferreira e Pedro Fidalgo; Web Master: Filipe Oliveira; Produção Executiva: Sofia Oliveira; Assistência de Produção: Paula Almeida; Divulgação, Assessoria de Imprensa e Publicidade: Nádia Santos Monteiro; Promoção: Vitor Pinto Ângelo


Paralelamente à actividade da sua sala o Teatro Extremo estará em digressão com os espectáculos do seu reportório, a desenvolver o seu projecto de formação através da realização de oficinas de teatro “Para crianças que ainda não conseguem chegar ao puxador da porta”, que estão a decorrer desde Outubro de 2007 na Quinta da Princesa, no Seixal para crianças dos 5 anos resultantes do protocolo com a Câmara Municipal do Seixal; da realização da 2ª edição do Feira dos Brinquedos no Seixal e da 1ª edição na Moita para as crianças do ensino básico.

Para além destas actividades o Teatro Extremo está a organizar a 13ª edição do festival “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público” que este ano acontecerá em Almada, Odivelas, Seixal, Palmela, Moita, Montemor-o-Novo, Barreiro, Sesimbra, Aveiro, Caldas da Rainha e que conta com a presença de companhias oriundas de Portugal; Espanha, Argentina, Bélgica, Rússia e República Checa de 3 de Maio a 7 de Junho.

Próximas Iniciativas
Junho a Dezembro
“Amigos e Sarilhos”
“Einstein”
“Velho Palhaço Precisa-se”
“Preto no Branco” – estreia Co-produção Centro Cultural da Malaposta
Sorriso de Natal – 8ª Edição

Em 2008, a sala do Teatro Extremo estará repleta de actividades. Esteja atento. Consulte toda a programação em http://www.teatroextremo.com/

Informações/Reservas:
Teatro Extremo
R. Serpa Pinto, nº16, 2801-801 Almada
Tel. 21 272 3660 Fax. 21 272 3669
teatro@teatroextremo.com http://www.teatroextremo.com/

Sem comentários: