sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Roncos do Diabo - Gravação ao Vivo - 26 de Janeiro - 21h30

Chegou o momento já há muito esperado. Roncos do Diabo gravam o seu primeiro álbum depois de um percurso de quatro anos repletos de vivências e momentos de verdadeira euforia. No próximo dia 26 de Janeiro, o Auditório Fernando Lopes Graça em Almada, será palco da gravação dos "Roncos do Diabo", um grupo de referência no panorama da música tradicional portuguesa:
"Os cristãos mais ortodoxos do passado foram conhecidos por queimarem instrumentos (como o hardingfele noruguês ou o tambor xamânico dos lapões) e de proibirem certo tipo de danças mais populares sob o pretexto de essas serem formas de expressão do diabo. Ainda hoje, nas aldeias mais conservadoras de Portugal, há quem se assuste com o nome desta formação constituída por ANDRÉ VENTURA, JOÃO VENTURA, MÁRIO ESTANISLAU, VITOR FÉLIX (gaitas-de-foles transmontanas) e TIAGO PEREIRA (Percussão).
Os RONCOS DO DIABO (ex-GAITAFOLIA) não fizeram nenhum pacto com Satanás, mas tocam de forma bárbara, à bruta, intensa, como se estivessem possuidos pelo espírito guerreiro de Thor. Há uma afinação soberba de quatro gaitas-de-foles transmontanas, a urgência do punk-rock, ritmos "agro-techno" que com o uso excessivo de strobs podem causar epilepsia, uma força sobrenatural que vem das entranhas da terra e que demoniza estas cinco almas, fazendo-os gritar o grito de revolta.
É caso para suplicar: "Toquem gaiteiros que nós arderemos (no inferno)" - Luis Rei, in Cronicas da Terra, ou "Os Roncos do Diabo estiveram, mais uma vez magníficos, afinadíssimos, com uma misteriosa pulsão ancestral (terão mesmo feito um pacto faustiano qualquer?) a puxá-los para o interior da Terra. Ah, gaitas do Demo!!! E, ahhh!!!!, percussionista dos Infernos!!!...". - António Pires, in Raízes e Antenas."

Roncos do Diabo
Roncos do Diabo, grupo cúmplice de muitas festas e romarias, representante de diferentes gerações, com um gosto comum - a música tradicional portuguesa. Tocadores de gaitas transmontanas construídas por Mário Estanislau e Victor Félix, gaiteiros de Roncos do Diabo, fazem questão de montar o baile por onde passam, transformando espaços de silêncio em verdadeiros palcos de folia!

Gaiteiros
André Ventura, Mário Estanislau, João Ventura e Victor Félix
Percussão
Tiago Pereira

Bilhete: € 6 - 50% desconto para jovens e reformados.
Fórum Municipal Romeu Correia
Tel.: 21 272 49 20
Praça da Liberdade, Almada
(+351) 964467612
http://www.roncosdodiabo.com/



Oficina de Construção: sonsdamusica.com.sapo.pt

Fotografia Hugo Lima

Sem comentários: