segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

JUÍZES A CONTAS COM A ESCRITA



“A Fazer de Contos” é um livro integralmente escrito por juízes e apresentado pela Coimbra Editora. O projecto representa o desafio de fugir à rotina das sentenças e da linguagem dos processos. A prosa do despacho judicial ou da sentença lembra o preto das becas usadas pelos magistrados e, entre o jargão jurídico, há palavras imensas que agora se dão à estampa.

Face ao êxito da publicação “A contos com a justiça”, já em segunda edição. José Eusébio Almeida e José Igreja Matos lançaram novo convite aos seus pares. Um projecto a dois, que nasceu do desconforto da produção de escrita jurídica e de uma vontade: acordar frases adormecidas, vesti-las na roupagem de um livro de contos. Depois, deu-se a descoberta de nove vozes únicas de todo o país que se juntaram, nesta primeira obra. Em “A Fazer de Contos”, são 15 os juízes convidados.

Os direitos de autor revertem integralmente para o projecto “Juízes Solidários”, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, que visa apoiar projectos concretos de instituições de solidariedade social, de preferência instituições que colaborem com o tribunal no seu trabalho diário. A instituição escolhida este ano foi a IPSS “A Beneficiente-Associação de Solidariedade Social” da Póvoa de Varzim, marcando também o local escolhido ara o VIII Congresso dos Juízes Portugueses.


A FAZER DE CONTOS José Eusébio Almeida, José Igreja Matos, et al.

Paulo Correia - "O gato borralheiro" Manuel Capelo - "O tempo das promessas" Carlos Querido - "A inutilidade da lide" José Eusébio Almeida - "O lugar do vivo" Adelina Oliveira - "Cavalos árabes" Sónia Alexandra Moura - "O passo do anjo" Renata Barroso - "Sob escuta" Marília Fonte - "Renascer" João Felgar - "Manhã de júbilo" Cristina Xavier da Fonseca - "Carta" Nelson Fernandes - "Processo tutelar nº 37/01. Mariana" José Igreja Matos - "A caminho de Santiago" Paulo Guerra - "Os disfarces de arlequim" Paula Alexandra Cardoso - "(In)justiça" J. Sousa Dinis - "Por amor"

208 pp. 21€

http://www.lpmcom.pt/

Sem comentários: