sexta-feira, 21 de setembro de 2007

21 de Setembro - Dia Internacional da Paz


O Almada Cultural publica o comunicado do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), que nos chegou, pela mão do seu núcleo local, a associação Almada pela Paz, com o seguinte apelo: "num mundo marcado por profundas injustiças e sob o signo da guerra, é fundamental assinalar essa data e aproveitar o ensejo para apelar a todos os cidadãos e governos para que se manifestem e façam esforços no sentido de parar e afastar os conflitos e a(s) guerra(s) do horizonte da humanidade".

COMUNICADO

"O dia 21 de Setembro foi proclamado, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como DIA INTERNACIONAL DA PAZ.

Num mundo cada vez mais militarizado e perigoso em que o recurso à guerra se está banalizando como meio de resolução de conflitos e, dramaticamente, como meio de conquista de mercados e matérias-primas, assim como de manutenção e hegemonização de poder, em detrimento do bem estar e progresso dos povos e da mera sobrevivência de alguns, num mundo assim, é necessário e urgente defender a Paz como um dos maiores bens da humanidade.

Ao assinalar esta data, o CPPC destaca a brutal e ilegítima ocupação do Iraque, do Afeganistão e do Líbano, e o genocídio do povo palestino, a exploração extrema do continente Africano.

Destaca, de entre outros culpados, os EUA e Israel, que sob o pretexto de combate ao terrorismo, fomentam o recurso à guerra e prosseguem o terrorismo de Estado com armamento cada vez mais sofisticado e mortífero e detendo arsenais de armas nucleares como ameaça permanente.

Nesta data, o CPPC salienta a desumana e irresponsável corrida aos armamentos desencadeada com a militarização da Europa e a extensão europeia do sistema Anti-Míssil dos EUA. Estes sistemas de pretensa defesa só aumentarão o perigo de conflitos e guerras, pois não é com armas que se constrói um futuro de Paz e o Progresso.

O CPPC apela a que no dia 21 de Setembro os Portugueses e Portuguesas se unam e mobilizem para um amplo e poderoso movimento a favor da Paz e por um mundo melhor, mais pacífico e solidário.

Apela a que o governo Português adopte uma política de Paz e respeito pelo Direito Internacional e pelos Princípios e Carta das Nações Unidas, aliás em consonância com a letra e o espírito da Constituição da República.

Lisboa, 21/Setembro de 2007"

Conselho Português para a Paz e Cooperação
Rua Rodrigo da Fonseca, 56 - 2º 1250-193 Lisboa, Portugal
Tel. 213863375/Fax 213863221
e-mail: conselhopaz@netcabo.pt

Sem comentários: