terça-feira, 4 de setembro de 2007

LES BATON ROUGE em Setúbal


AO VIVO

DIA 8 DE SETEMBRO


A Experimentáculo e a ACV – Associação Comunidade Verde, com o apoio da Sociedade Musical Capricho Setubalense, IPJ de Setúbal, Sons da Margem Sul e Clube de Fotografia de Setúbal, tem o prazer e a honra de apresentar os Le Baton Rouge, ao vivo em Setúbal.

A estória dos Les Baton Rouge começou com o final das Everground (mítica banda punk feminina de Coimbra, do início dos anos 90) e das Kiute Loss, quando a vocalista e guitarrista Suspiria Franklyn (uma portuguesa radicada em Berlim) junta-se a Eve Von Schiller (baixo), James Jacket (guitarra) e Corrine Dumas (Bateria) para formar as Les Baton Rouge, banda seminal do movimento feminista Riot Grrrl.

Com base num registo punk-rock com claras influências de bandas como os New York Dolls ou os The Cramps, as Les Baton Rouge rapidamente levantaram poeira e chamaram a atenção de uma imprensa pouco habituada a explosões sonoras daquele gabarito, muito menos comandadas por uma mulher – Suspiria Franklyn, uma mistura entre Siouxie And The Banshees e os Yeah Yeah Yeahs com a atitude rock de Joan Jett, que rapidamente se tornou num dos ícones máximos do rock praticado por mulheres.

Após dois álbuns ("Women Don't Stop" e "My Body – The Pistol"), várias mudanças no alinhamento e muitos concertos memoráveis (ao lado de gente como Marky Ramone, Jello Biafra ou os Franz Ferdinand), a banda encerrou actividade em 2004. No entanto, têm promovido alguns reencontros regulares, para gáudio dos fãs. E a segunda metade de 2007 volta a reunir os Les Baton Rouge para mais uma digressão nacional.

No próximo dia 8 de Setembro, os Les Baton Rouge estreiam-se em território setubalense, ao subirem ao palco da Capricho Setubalense, a partir das 21h30. Os bilhetes custam 3€ e a primeira parte será assegurada pelos Moe's Implosion e os Exorange.

Os Moe's Implosion são cinco jovens – Tropa, Severo, João, Ricardo e Sancho – que nos chegam do Montijo. Apesar do pouco tempo que levam disto, a sua energia, entrega e uma fusão feliz entre o punk e o funk fizeram já deles um nome a seguir atentamente. Já este ano venceram o Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal.


Por sua vez, os Exorange jogam em casa. Naturais de Setúbal, este sexteto – Rita na voz, Nuno e Filipe nas teclas, Néu no baixo, Rui na guitarra e Ricardo na bateria – juntou-se no Verão de 2006, aproveitando a experiência em projectos anteriores para apostarem numa música electrónica mais orgânica do que costume. Um dos novos valores setubalenses a ter em conta no futuro próximo.

+info:




Sem comentários: