A OPORTUNIDADE DO ESPECTADOR
[PRIMEIRA FASE DE APRESENTAÇÕES / TORRES VEDRAS]
um projecto curatorial de Rogério Nuno Costa
Entre os meses de Outubro de 2006 e Outubro de 2007, realizei um total de 8 workshops em 8 cidades diferentes (Caldas da Rainha, Torres Vedras, Porto, Lisboa, Hamburgo, Braga, Berlim e Almada). Esses workshops basearam-se em pressupostos teórico-práticos e conceptuais desenvolvidos no seio do projecto "Vou A Tua Casa" ( http://www.vouatuacasa.blogspot.com/), trilogia que apresentei ao longo de três anos (2003/2006) em várias cidades portuguesas e estrangeiras, assim como noutros projectos a ela adjacentes: "FUI" (2005/2006) e "Projecto de Documentação" (2006/2007). O documento "Dogma 2005" ( http://www.dogma05.blogspot.com/), que compila num set inflexível e incontestável de regras os avanços teorizantes dos projectos atrás elencados, tornou-se na ferramenta basilar utilizada nos ditos workshops. Dos 70 "artistas" participantes, desafiei 17 a darem seguimento aos projectos criados durante o workshop, embora respeitando de forma ainda mais rigorosa e contínua as regras impostas pelo "Dogma". Chamo a estes participantes "espectadores oportunos" . A estes juntei um grupo de "pensadores", um grupo de "observadores" e uma "selecção de esperanças" (para uma nova ordem do diálogo crítico em Portugal); ainda uma série de terroristas de rua, alguns videoclips clandestinos com meias na cabeça e voz distorcida, uma ideia de filme, uma ideia de livro, conversas secretas, um workshop de dança hip hop, a fundação oficial da Associação dos Amigos do "Vou A Tua Casa", uma exposição da "arte dos espectadores" e um dj set de música totalitária. Tudo desligado e tudo desembrulhado. "A Oportunidade do Espectador" é, por isso, sobre liberdade artística, mas também sobre corrupção, sobre imposição de novos cânones, sobre a ética do observador, sobre a importância do MSN Messenger e do blogger.com para a criação artística contemporânea e sobre o nascimento de mais uma seita nominalista (que já começou a recolher o dízimo) em jeito de novo Modernismo ressuscitado com sotaque e retórica pós-modernos.
"Abaixo a tentativa anacrónica de superação doentia da crise da contemporaneidade", diz o "Dogma".
"Power to the people!", digo eu.
Intervenções:
I.
The Curator's Office
[ instalação ]
Fazer o projecto é contar a história do projecto. Contar a história do projecto implica dizer a verdade. Dizer a verdade exige apresentação de provas. E a apresentação de provas é suportada por um método simultaneamente científico, filosófico, antropológico e jornalístico: tubo de ensaio meets idealismo lógico meets observação participante meets legitimidade das fontes. No espaço original estarão: uma mesa, uma cadeira, um computador portátil, uma agenda de 2007, uma agenda de 2008, um calendário de parede, uma televisão, um leitor de dvd, um pequeno divã, uma planta de plástico, um suporte para revistas, um fato Armani, um post-it a dizer "Ausente", uma estante com prémios, uma esferográfica de tinta permanente, 20 contratos: "Eu, criador x, comprometo-me a cumprir, ao longo de todas as fases do meu processo de trabalho, as seguintes regras, obrigações e interdições, que o 'Dogma 2005' contempla e às quais terei que submeter o meu projecto. Assinado: x." Muitas vezes, o making of é mais importante que o filme; outras vezes, o making of é mesmo o filme.
II
Dogma Projects
[ performances/instalações/conferências ]
Dos 20 participantes inscritos n' "A Oportunidade do Espectador" , 6 terão uma primeira apresentação pública em Torres Vedras, seguida de entrevista e avaliação à luz das regras do "Dogma 2005", com Rogério Nuno Costa e um consultor artístico convidado.
um projecto curatorial de Rogério Nuno Costa
Entre os meses de Outubro de 2006 e Outubro de 2007, realizei um total de 8 workshops em 8 cidades diferentes (Caldas da Rainha, Torres Vedras, Porto, Lisboa, Hamburgo, Braga, Berlim e Almada). Esses workshops basearam-se em pressupostos teórico-práticos e conceptuais desenvolvidos no seio do projecto "Vou A Tua Casa" ( http://www.vouatuacasa.blogspot.com/), trilogia que apresentei ao longo de três anos (2003/2006) em várias cidades portuguesas e estrangeiras, assim como noutros projectos a ela adjacentes: "FUI" (2005/2006) e "Projecto de Documentação" (2006/2007). O documento "Dogma 2005" ( http://www.dogma05.blogspot.com/), que compila num set inflexível e incontestável de regras os avanços teorizantes dos projectos atrás elencados, tornou-se na ferramenta basilar utilizada nos ditos workshops. Dos 70 "artistas" participantes, desafiei 17 a darem seguimento aos projectos criados durante o workshop, embora respeitando de forma ainda mais rigorosa e contínua as regras impostas pelo "Dogma". Chamo a estes participantes "espectadores oportunos" . A estes juntei um grupo de "pensadores", um grupo de "observadores" e uma "selecção de esperanças" (para uma nova ordem do diálogo crítico em Portugal); ainda uma série de terroristas de rua, alguns videoclips clandestinos com meias na cabeça e voz distorcida, uma ideia de filme, uma ideia de livro, conversas secretas, um workshop de dança hip hop, a fundação oficial da Associação dos Amigos do "Vou A Tua Casa", uma exposição da "arte dos espectadores" e um dj set de música totalitária. Tudo desligado e tudo desembrulhado. "A Oportunidade do Espectador" é, por isso, sobre liberdade artística, mas também sobre corrupção, sobre imposição de novos cânones, sobre a ética do observador, sobre a importância do MSN Messenger e do blogger.com para a criação artística contemporânea e sobre o nascimento de mais uma seita nominalista (que já começou a recolher o dízimo) em jeito de novo Modernismo ressuscitado com sotaque e retórica pós-modernos.
"Abaixo a tentativa anacrónica de superação doentia da crise da contemporaneidade", diz o "Dogma".
"Power to the people!", digo eu.
Intervenções:
I.
The Curator's Office
[ instalação ]
Fazer o projecto é contar a história do projecto. Contar a história do projecto implica dizer a verdade. Dizer a verdade exige apresentação de provas. E a apresentação de provas é suportada por um método simultaneamente científico, filosófico, antropológico e jornalístico: tubo de ensaio meets idealismo lógico meets observação participante meets legitimidade das fontes. No espaço original estarão: uma mesa, uma cadeira, um computador portátil, uma agenda de 2007, uma agenda de 2008, um calendário de parede, uma televisão, um leitor de dvd, um pequeno divã, uma planta de plástico, um suporte para revistas, um fato Armani, um post-it a dizer "Ausente", uma estante com prémios, uma esferográfica de tinta permanente, 20 contratos: "Eu, criador x, comprometo-me a cumprir, ao longo de todas as fases do meu processo de trabalho, as seguintes regras, obrigações e interdições, que o 'Dogma 2005' contempla e às quais terei que submeter o meu projecto. Assinado: x." Muitas vezes, o making of é mais importante que o filme; outras vezes, o making of é mesmo o filme.
II
Dogma Projects
[ performances/instalações/conferências ]
Dos 20 participantes inscritos n' "A Oportunidade do Espectador" , 6 terão uma primeira apresentação pública em Torres Vedras, seguida de entrevista e avaliação à luz das regras do "Dogma 2005", com Rogério Nuno Costa e um consultor artístico convidado.
Os projectos:
II.I
Nome de Código: E.O. #02, Joana Vaz (caldas da rainha)
Nome do Projecto: Fuck Quarta Parede
Sítio: http://www.fuckquartaparede.blogspot.com/
II.II
Nome de Código: E.O. #04, Cristiana Rocha (porto)
Nome do Projecto: Apresentação Pública
Sítio: http://www.publicpresentation.blogspot.com/
II.III
Nome de Código: E.O. #05, Dinis Machado (porto)
Nome do Projecto: "Apresentação" (parte do projecto " dinisma@gmail.com")
Sítio: http://www.oportunidadedinis.blogspot.com/
II.IV
Nome de Código: E.O. #06, Joana Campos Silva (porto)
Nome do Projecto: "Performar-me A Ti"
Sítio: http://www.fugaemmim.blogspot.com/
II.V
Nome de Código: E.O. #09, Artur Félix (lisboa)
Nome do Projecto: "Life Project"
Sítio: http://www.lifeprojectjournal.blogspot.com/
II.IV
Nome de Código: E.O. #12, Natascha Moschini (hamburgo)
Nome do Projecto: "Solo"
Sítio: http://www.moschini.blogspot.com/
TORRES VEDRAS / TRANSFORMA B
residência de 1 a 4 de novembro de 2007
apresentações públicas/intervenções terroristas/discussões:
2 e 3 de novembro de 2007
18:30/23:00
MAIS INFO
Sem comentários:
Enviar um comentário