quarta-feira, 5 de março de 2008

Alkantara Festival 2008


De 22 de Maio a 8 de Junho de 2008, o alkantara festival volta a fazer a ponte entre Lisboa e o mundo. Apostando numa programação de propostas artísticas surpreendentes e inovadoras, o festival apresenta peças de teatro, dança e outras artes performativas de um mundo em constante mudança.

Alkantara 2008 apresenta mais de 25 espectáculos de artistas vindos de Portugal, Austrália, Índia, Turquia, Nova Zelândia, República Democrática do Congo, Bélgica, Holanda, Grã-Bretanha, Suíça, EUA, Alemanha, Rússia, Argentina, República Checa, Brasil, Líbano, França, China, Argélia e Colômbia, em 15 auditórios e espaços espalhados pela cidade de Lisboa. A diversidade de propostas não surge do fascínio pela diferença exótica, mas procura criar um diálogo com artistas que comunicam uma visão alternativa do(s) mundo(s) em que vivemos. Cada olhar é inevitavelmente informado e afectado pelas experiências individuais e culturais, mas mantém sempre o potencial de as ultrapassar. Assim, a diversidade torna-se uma oportunidade para multiplicar ângulos de visão e um convite para nos aventurar a uma viagem para além dos limites do nosso dia a dia.
Iniciativa: alkantara
Parceria: EGEAC
Co-produtores confirmados: São Luíz Teatro Municipal, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Fundação Oriente Museu Fundação EDP e Maria Matos Teatro Municipal
>mais

Voluntariado Alkantara Festival 2008
Queres participar na organização de um grande festival internacional de dança e teatro que irá decorrer de 22 de Maio a 8 de Junho 2008? Procuramos voluntários para apoiar a organização do alkantara festival. O período de voluntariado vai de Abril a Junho 2008. Os voluntários deverão ser maiores de idade e ter disponibilidade parcial ou total. Se estás interessado/a preenche a ficha de inscrição, junta o teu CV e envia-nos por e-mail.

Estreia “Íman" na Cova da Moura
A 29 e 30 de Março, a coreógrafa Filipa Francisco em co-criação com o grupo Wonderfull’s Kova M e vários artistas convidados estreiam “Íman” na Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura. A peça é apresentada no sábado (29) pelas 19h30. No domingo (30), o projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda preparou um programa mais alargado:
15h visita guiada ao bairro
17h espectáculo “Íman”
18h30 convívio musical
A entrada é livre, mediante reserva (lotação limitada). Para reservas ou mais informações, contacte 21 315 22 67, 91 881 95 66 ou iman.producao@gmail.com.
De 30 de Maio a 1 de Junho, no âmbito do alkantara festival, “Íman” será apresentado no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.
>mais

Residência de Miguel Pereira em Maputo
De 6 a 22 de Março, o coreógrafo Miguel Pereira regressa a Maputo (Moçambique) para iniciar o processo de criação do seu novo projecto Doo que estreará no alkantara festival em Junho. A residência é co-organizada por CulturArte.
Projecto co-produzido por alkantara e O rumo do fumo.
Apoio: CulturArte e Centro Cultural Franco-Moçambicano
>mais

Audições P.A.R.T.S.
No próximo dia 22 de Março às 13h00, alkantara promove no Teatro Camões audições da escola belga P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios) para o ano lectivo 2007-2008. Esta Escola Superior de Dança Contemporânea procura bailarinos, criadores e coreógrafos que tenham entre 18 e 24 anos para um curso de quatro anos, dividido em dois anos de treino e dois anos de pesquisa.
>mais

Dueto
A 7 de Março, as coreógrafas Filipa Francisco (Portugal) e Idoia Zabaleta (País Basco) apresentam a peça "Dueto" no Festival ALT08 (Vigo, Espanha). “Dueto”, estreou em 2006 no alkantara festival.
>mais

Sem comentários: