domingo, 6 de abril de 2008

"O Marinheiro", de Fernando Pessoa, estreia dia 17 no Teatro Municipal de Almada


O mês de Abril no Teatro Municipal de Almada (TMA) é marcado por mais uma estreia da Companhia de Teatro de Almada (O marinheiro, de Fernando Pessoa), na Quinta-feira 17, às 21h30.

A Companhia de Teatro de Almada (CTA), que este ano comemora os 30 anos de presença nesta cidade, voltou a convidar uma personalidade de destaque do teatro europeu para dirigir uma produção sua: desta vez trata-se de Alain Ollivier, o encenador e actor francês que até Dezembro do ano passado dirigiu o Théâtre Gérard Phillipe de Saint-Denis – Centro Dramático Nacional.

O convite a este director surgiu no seguimento da apresentação no TMA de Le marin, de Fernando Pessoa, em Setembro de 2006, pela companhia que Alain Ollivier então dirigia, e protagonizado por Anne Alvaro: Miguel-Pedro Quadrio, crítico do Diário de Notícias, considerou esse espectáculo “de uma beleza lancinante”.

A produção da CTA de O marinheiro conta com a colaboração de mais dois criadores franceses: o cenário é da autoria de Daniel Jeanneteau (vencedor do Prémio da crítica francesa em 2000 e em 2004 para melhor cenografia, e director do Studio-Théâtre de Vitry) e as máscaras de madeira usadas pelas actrizes Teresa Gafeira, Maria Frade e Cecília Laranjeira são da autoria de um dos mestres da escultura francesa: Erhard Stiefel, que vem colaborando desde 1967 com a encenadora francesa Ariane Mnouchkine e o seu mítico Théâtre du Soleil.

No seguimento desta produção, e em parceria com a Casa Fernando Pessoa, o TMA apresenta uma exposição de obras de vários artistas plásticos portugueses — tais como Bartolomeu dos Santos, Costa Pinheiro, Jorge Martins e Júlio Pomar — inspiradas no poeta português. Na Sexta-feira, 18 de Abril, pelas 18h00, será realizado o lançamento, na Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, 16, em Lisboa), da edição de O marinheiro, de Fernando Pessoa, com chancela da editora Livros de Areia, em parceria com a CTA, cuja apresentação estará a cargo de Teresa Rita Lopes.

No Sábado, 19 de Abril, pelas 18h00, no Café-Concerto do TMA decorrerá um colóquio sobre O marinheiro, com a participação do encenador Alain Ollivier e de Teresa Rita Lopes, com moderação de Miguel-Pedro Quadrio. Na Sala de Vídeo do TMA estará em exibição o vídeo da versão francesa de O marinheiro, que Alain Ollivier dirigiu no Théâtre Gérard Phillipe de Saint-Denis e apresentou em Almada.

O marinheiro, de Fernando Pessoa
Encenação Allain Olivier
Cenário Daniel Jeanneteau
Máscaras Erhard Stiefel
Luz José Carlos Nascimento
Penteados Sano de Perpessac
Interpretação Teresa Gafeira, Maria Frade, Cecília Laranjeira, e Catarina Beirão ou Maria Zamora

Sala Experimental De 17 de Abril a 18 de Maio, de Quarta-feira a Sábado às 21h30, Domingos às 16h00 Informações 212739360 publico@ctalmada.pt

Sem comentários: