quinta-feira, 2 de outubro de 2008

[Mundo da Luta Olímpica] Campeonato do Mundo de Surdos

Realizou-se, de 14 a 21 de Setembro, o 2º Campeonato Mundial de Lutas Amadoras de Surdos em Yerevan (Arménia). Portugal esteve presente com o atleta Hugo Passos que competiu nas duas vertentes das Lutas Olímpicas, a Greco Romana e a Livre Olímpica, ambas na categoria de 66Kg.

Campeão do Mundo
Em Greco Romana, utilizou uma táctica de ataque, onde foi eliminando os seus adversários um a um, o Iraniano Madji Tavakoli e o Turco, Onur Ozcan. Na final, frente a um lutador Russo, Kirill Chulcov, Hugo demonstrou a sua superioridade e assim subiu ao mais alto lugar no Podium.

Vice Campeão do Mundo
Em Livre Olímpica, contra todas as expectativas, Hugo foi competir e numa táctica de contra-ataque, chegou a final, pelo caminho eliminou o Iraniano Keyvan Samadi e o Bielorusso Hiavor Adamyan. Na final outro atleta Russo Aleksander Tsoktoev, mas nesta cedeu e acabou por subir ao segundo lugar do Podium.

"O Hugo esteve muito bem durante toda a competição, não só nas finais frente aos lutadores Russos, como também nas eliminatórias onde conseguiu superar adversários muito difíceis e mostrar, uma vez mais, que é um lutador de dimensão mundial quer na Luta para surdos e na Luta dita normal", revelou o Seleccionador Nacional David Maia.

Recorde-se que Hugo Passos é Bi-Campeão Surdolímpico, preparando-se para defender o título, no próximo ano, em Taipé, ao mesmo tempo obtém desempenhos de grande relevo na Luta Greco-Romana para praticantes sem limitações auditivas, tendo inclusive participado nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. No encerramento do Mundial o nosso campeão acabou por ser chamado para receber o prémio de Melhor Lutador do Torneio no Estilo Greco-Romana e o seu adversário da final de Livre Olímpica foi eleito o Melhor Lutador no Estilo Livre Olímpica.

Fonte: O Praticante
Publicada por JVCon3 em Mundo da Luta Olímpica

Sem comentários: