sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fim de semana ZDB

Sexta, 28 de Novembro às 23h

Tu_não_és_perene_sessions

YACHT (US)
CALHAU! : O CAMINHO DA CABRA (PT)
YACHT
Yacht é Jona Bechtolt, um dos mais relevantes nomes da nova música avançada norte-americana. Produto genuíno da era digital, Yacht/Bechtolt navega de sorriso nos lábios ao sabor dos movimentos do mundo, na certeza de que o absurdo é necessário para não se sucumbir à loucura objectiva.Aqui é tudo pop, mas ao contrário. Uma expansão comemorativa de toda uma inquietude criativa. Canções são canções mas não são bem canções - talvez acidentes policromados de zeros e uns a pulsarem vida-vida-vida resuma melhor a coisa (enfim, provavelmente não). No palco, domina a espontaneidade. Bechtolt tem ancas, tem braços, tem estilo. Mexe-se tudo, mexe-se em tudo. O nativo de Portland aterra pela primeira vez no palco da ZDB à beira de se tornar um fenómeno global, ou não fosse o projecto Yacht uma das novas apostas da nova-iorquina DFA Records (LCD Soundsystem, Hot Chip, Juan McLean, etc.). Esqueçam o frio, venham ver o mito começar.

CALHAU!: O CAMINHO DA CABRA
João Alves Von Calhauism e Marta Ângela Von Calhauism são Calhau, nave espacial DIY formada no Porto em 2006 e actualmente a voar destacada na linha da frente da avant pop portuguesa.Unidade de pesquisa-enquanto-perfomance com o sentido de humor mais inteligente do país, Calhau explora a ideia de arte sonora na exacta medida do seu potencial manipulador. Num patamar concretista, o duo Von Calhauism trabalha com materias exóticos / loja chinesa da esquina como brinquedos electrónicos, tubos de água, santinhos reluzentes, etc., seguindo muito livremente passos anteriormente trilhados em território nacional pelos No Noise Reduction de Rafael Toral e João Paulo Feliciano. Depois da apresentação o ano passado da inesquecível Nossa Senhora de Fátima Machine, em colaboração com António Contador, cúmplice habitual de Calhau, esta nova actuação centrar-se-á no filme-projecto "O Caminho da Cabra". Segurem-se.
Entrada: 8 € Entradas disponíveis antecipadamente nas lojas AnAnAnA, Flur e Louie Louie




Teatro Praga
– Ciclo Shall We Dance - Projecto Infanto-Juvenil

A ZDB volta a colaborar com o TEATRO PRAGA, desta vez em consonância com a acção do SERVIÇO EDUCATIVO ZDB (direccionado para o universo escolar do agrupamento vertical baixa/chiado). Esta interacção é fruto de uma ambição antiga de expandir os conteúdos culturais que têm vindo a ser desenvolvidos por ambas as estruturas ao universo infanto-juvenil, numa preocupação de formação de novos públicos.
Pensamos nestes espectáculos como uma tentativa de descentralização pura e dura. Não só do nosso público-alvo maioritário como também da cidade onde normalmente trabalhamos. Assim, teremos de novo um ciclo de parcerias entre criadores Praga e criadores convidados, mas desta feita com um a priori: a criação de um espectáculo orientado para a juventude com uma aproximação ao meio escolar. Apesar de desvios diversos, neste novo Shall We Dance mantém-se alguns axiomas intactos: dois criadores do Teatro Praga (André Teodósio e Cláudia Jardim) convidam dois artistas exteriores à companhia (Patrícia Portela e André Godinho) para construírem dois objectos artísticos que fazem parte de um mesmo espectáculo. Teatro praga
ANITA VAI A NADA de Cláudia Jardim e Patricia Portela Anita é um sucesso editorial com mais de 40 anos que tem passado de geração em geração. Este clássico infantil belga, que no original se chama “Martine” adoptou diferentes nomes consoante o país onde foi traduzido (em Espanha chama-se “Martita”, na Suécia “Mimmi”, na Indonésia “Tini”, na Turquia “Aysegül e em Itália “Cristina”, por exemplo). É essa aculturação que se pretende ver trabalhada, recuperando um ícone da nossa infância. Do imaginário referencial de duas criadoras, Cláudia Jardim e Patrícia Portela - dos seus “choques bilaterais” e dos confrontos de tempo e espaço -, nascerá um espectáculo vocacionado para um público juvenil, onde as pontes que se estabelecem com as gerações mais novas (para as quais a Anita dos dias de hoje pode bem ser outra coisa qualquer) questionarão um universo feminino a partir do modelo proposto por Anita. Já não há espaço para a Anita Mamã ou para a Anita Dona de Casa. Nos dias de hoje esse modelo está caduco, por isso conduzimos a nossa Anita até ao nada para testar as possibilidades de começar do zero.
SUPERNOVA de André Teodósio e André GodinhoSupernova não é um espectáculo multimédia. É um espectáculo de cinema, e num mesmo tempo um espectáculo de teatro. Supernova é um espectáculo sem idades, um espectáculo didáctico, um espectáculo lúdico e um espectáculo comunitário. Supernova é um espectáculo em duas partes. A ficção e o devolver à realidade. Em Supernova põe-se em cena (ou tela) questionamento sobre o papel do cinema na história da construção de indivíduos e sociedades comuns, a falsificação da realidade e a realização do falso (as eternas questões Benjaminianas). É um espaço onde figuras desconhecidas entram em surdos diálogos (os Srs. Bourdieu e Walter Benjamin, Super-Homem e Marshall McLuhan), onde televisão e cinema convivem e onde actores são público e vice-versa. Tudo isto torna Supernova num carrossel teatro-visual inesquecível onde um publico juvenil se consciencializa de que é alguém, um dos não-mitos reais, alertando ao mesmo tempo para o problema actual da rebelião juvenil (contra tudo e contra todos) proveniente de uma incapacidade de lidar com as violentas expectativas sociais impostas por uns media publicitariamente mitificadores. Supernova. somos nós. Supernova somos nós.

De 29 de Novembro a 13 de Dezembro:
Espectáculos para público

Serviço Educativo ZDB: 3as, 4as, 5as e 6as às 10h e às 14h.Espectáculos para público em geral: Sábados: 29 Novembro e 6 de Dezembro às 16h e 21h30, dia 13 último espectáculo às 21h30. O Serviço Educativo ZDB é gratuito para alunos e escolas sob marcação prévia
info: teatro praga

Reservas: reservas@zedosbois.org Tel.21343020
NEGÓCIO_Rua de O Século nº 9 porta 5 Teatro Praga – Ciclo Shall We Dance - Projecto Infanto-Juvenil Co-produção Teatro Viriato / Teatro Praga

Sem comentários: