Curso Financiamento de Projectos Culturais
Curso (2ª edição)
Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato
Objectivo: Conhecer e praticar as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários: Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.
Metodologia:
As sessões serão divididas em três períodos:
1)Exposição dos conteúdos programáticos.
2)Trabalho em grupo: elaboração de dossier de financiamento.
3)Apresentação e discussão de resultados
Local: Associação Agostinho da SilvaJunta de Freguesia das Mercês Príncipe Real > Lisboa
Início: 16 de Janeiro 2008 Fim: 20 de Fevereiro
Duração: 12 horas (6 sessões de 2 horas) Horário: quartas-feiras, das 18 às 20 horas.
Preço: 50 euros Formador: Rui Matoso*
Nota: o curso só se realiza com o minimo de inscrições: 10 e máximo: 16
Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato
Objectivo: Conhecer e praticar as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.
Destinatários: Estudantes, membros de organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínios e Mecenato.
Metodologia:
As sessões serão divididas em três períodos:
1)Exposição dos conteúdos programáticos.
2)Trabalho em grupo: elaboração de dossier de financiamento.
3)Apresentação e discussão de resultados
Local: Associação Agostinho da SilvaJunta de Freguesia das Mercês Príncipe Real > Lisboa
Início: 16 de Janeiro 2008 Fim: 20 de Fevereiro
Duração: 12 horas (6 sessões de 2 horas) Horário: quartas-feiras, das 18 às 20 horas.
Preço: 50 euros Formador: Rui Matoso*
Nota: o curso só se realiza com o minimo de inscrições: 10 e máximo: 16
* Rui Matoso é gestor e programador cultural. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde executa um projecto de digitalização e divulgação científica financiado pelo Instituto Camões. Coordenador da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura . Cursa o Mestrado Práticas Culturais para Municípios na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).
Conteúdos programáticos
1- Introdução: Marketing Cultural vs. Marketing da Cultura
a) Definições de Marketing
b) Marketing Cultural
c) Marketing da Cultura
d) O Mercado de Marketing
2- Patrocínio de Projectos Culturais
a) Definições e tipos de patrocínio
b) Do Artista ao Patrocinador
c) Etapas da construção de um projecto de Patrocínio
d) Organização e redacção da proposta de patrocínio (dossier de patrocínio)
e) Negociação
f) Estrutura base de um contrato de patrocínio
3- Diferenças entre Patrocínio e Mecenato
4- Mecenato Cultural
a) Definição e tipos de Mecenato
b) Objectivos do Mecenato
c) Legislação do Mecenato
d) A dedução fiscal dos donativos
f) O Processo de Mecenato
+info: http://www.culturaviva.com.pt/
tlm. 967863646
Sem comentários:
Enviar um comentário