quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

FORMAÇÕES CONTAGIARTE 2008


CONTAGIARTE - Propostas de Formação 2008

Ultima fase - Inscrições até final de Janeiro

PERCUSSÃO AFRICANA / DANÇAS AFRICANAS / DANÇA ORIENTAL / DANÇAS TRADICIONAIS / DANÇAS LATINAS / GAITA DE FOLES / TEATRO DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS / ESCRITA CRIATIVA / TEATRO / ESGRIMA

A nossa proposta de Formação Cultural propõe uma dinâmica e versatilidade culturais voltadas intensamente para a prática. Os participantes podem escolher as actividades mais adequadas aos seus interesses e vocações. Não objectiva a formação profissional mas sim o desenvolvimento de sensibilidades, proporcionando oportunidades de aquisição de novos conhecimentos, vivências, experimentação e contacto com os mais diversos tipos de linguagens, técnicas e ideias artísticas.
As nossas oficinas fixas 2008


PERCUSSÃO AFRICANA (Níveis I e II)

As aulas de percussão africana têm o intuito de juntar vários tipos de pessoas com ou sem conhecimento musical e partilhar o som e ritmo do djembe e dununs, instrumentos tradicionais da costa oeste de África . Todos os ritmos têm um significado e uma linguagem própria que será ensinada consoante a técnica e experiência do aluno. 0 objectivo é dar a conhecer a cultura Malinké (Guiné, Mali, Burukina Faso), das mais complexas ao nível da linguagem musical e, com base nesse conhecimento, formar bons percussionistas.
Orientador: Xibata
Iniciou-se no mundo da percussão há cerca de dez anos e desde logo direccionou a sua aprendizagem para a percussão Malinké. Fez a sua formação com grandes mestres de percussão e dança, entre eles Billy Konaté , Babará Bangourá, Cece Koly e Abdoulaye Camará (Guiné Conakry), Gueladjo Sane(Guiné Bissau), Cidi Cissoko (Mali) e Mamadou Cissoko (Senegal). Participou em vários festivais de percussão: Tribe of Doris (Inglaterra), Fiestizage (Espanha) e Andanças (Portugal). Dá formação de percussão africana desde 2004. Actualmente é o solista dos Dyabara, projecto de percussão e dança africana.
http://www.myspace.com/dyabara
Níveis 1 e 2 - Quinta-feira – 19h00 às 22h00
Mensalidade: 25 Eur


DANÇAS AFRICANAS (Níveis I e II)

A Dança é um excelente meio de expressão, libertação e comunicação, numa sociedade de preconceitos, repressões, competições e medos. A Dança não é só o movimento físico, mas um trabalho interior que mexe com as nossas emoções e sentimentos. A partilha e a troca de traços culturais são fundamentais para o desenvolvimento harmonioso de uma sociedade pluri-cultural como a nossa. Tendo sido usada em rituais sagrados em contacto directo com a mãe natureza (agricultura, pesca, guerreiros, etc.) a dança africana foi, na sociedade moderna, transformada numa actividade cultural, que envolve ritmo, sincronia, forma e união. Nesta oficina pretende-se explorar a cultura tribal da Costa Oeste de África (Etnia Mandinga e Susu), com influências da sociedade contemporânea, acompanhada por música gravada por Paulo das Cavernas e grupo Semente e algumas aulas com música ao vivo.
Danças Africanas I
Iniciados
Terças-feiras; 20h00-22h00
Danças Africanas II
Intermédios
Quintas-feiras; 20h00-22h00
Mensalidade:
1x por semana : 25 Eur
2x por semana (só intermédios): 35 Eur

Orientadora: Eva Azevedo
Tirou curso de técnicas de Dança na Comunidade em 2005, organizado pelo Forum Dança- Associação Cultural e NEC e em 2007, curso de Cardiofitness e Musculação no Holmes Place Training Academy e Curso de Pilates MATWORK LEVEL 1 no Pilates Institute. Formada na área da Dança Africana desde 2002, destaca Marc Ndamou (Togo), Bóris (Cabo Verde), grupo Moçambicano Timbila Muzimba, Carlos Camara (ex bailarino do Ballet Nacional da Guiné Bissau), Toni Tavares (Cabo Verde) Bailarina Angelina Akpovo (Benin/ Alemanha) e Rogério (Moçambique), Boyzie Cekwana (África do Sul), Abdoulaye Camará (Guiné Conacry / Suiça). Em Janeiro de 2006 realizou um estágio Intensivo de 4 semanas na Guiné Conacry, com Philipô, bailarino profissional do Ballet Fareta e coreógrafo do Ballet Farbitamara. É professora de dança africana da Costa Oeste de África (etnia mandinga e susu) desde 2003 e desenvolve a sua carreira como dançarina, coreógrafa e percussionista em vários grupos como os Djamboonda, Le Partisan, Semente, Rootscaravan, entre outros.


DANÇA ORIENTAL (Iniciados)

A "Raks al Sharki" (Dança Oriental) mais conhecida por "Dança do Ventre" é a descoberta e o reencontro com a energia da vida e da expressão natural do corpo dando ênfase á energia feminina, á sensibilidade e sensualidade de quem a pratica. Esta dança assenta essencialmente na movimentação consciente de várias partes do corpo isoladamente ou de modo combinado dando ao praticante um controlo total sobre seu corpo de modo harmonioso e descontraído. Pela sua componente de liberdade criativa, de prazer do momento e prazer da sua própria expressão, esta arte engloba qualidades terapêuticas e artísticas a nível tanto fisco como psicológicas, sendo como o nascer de uma luz dentro de cada um.
Danças Orientais
Iniciados
Segundas-feiras: 19h00-22h00
Mensalidade: 25 Eur
Orientadora: Charlotte Bispo
Tendo já participado em inúmeros workshops e cursos, como Dança Jazz; Axé Brazil; Dança Oriental; Dança Cigana; Danças Afro-Brasileiras; Danças Afro-Mandinga e Danças Tradicionais Europeias, pratica Dança Oriental desde 2001 e lecciona a mesma desde 2004. Desde que se dedicou á dança já actuou em vários eventos e festivais como Festival Andanças; Boom Festival; Granitos Folk; Hertha; Origens; Fiestizage, estando a finalizar a licenciatura em Educação Física e Desporto, continua a aprofundar os seus conhecimentos na área da dança e no conhecimento do corpo.

DANÇAS TRADICIONAIS (Níveis I e II)

A Oficina de Danças Tradicionais é um momento que se destina a todos, independentemente das crenças, etnias, idades e "sexos". Aqui, proporcionar-se-á o intercâmbio de culturas, os voos quentes pela expressão corporal de cada um, pela comunicação corporal com o outro e pela viagem que não deixará de fora imensas outras danças e inúmeras técnicas de auto-conhecimento e desenvolvimento expressivo-corporal englobando técnicas orientais.
Do oriente ao ocidente, a viagem começa aqui e, neste voo, TODOS têm lugar!! (É especialmente dedicado a quem gosta de sorrir!!!)
Danças Tradicionais I
Iniciados
Segundas-feiras: 20h00-21h00
Mensalidade: 25 Eur
Danças Tradicionais II
Intermédios
Terças-feiras: 19h30-21h30
Mensalidade: 25 Eur
Orientadora: Rute Mar
Orientadora de Danças Tradicionais do Mundo para iniciados e intermédios, nomeadamente danças de Portugal, Galiza, França, Itália, Escócia, Israel e Europa de Leste. Bailarina e coreógrafa de diferentes projectos como os "Bailiebúrdia", "Lúmen" e as "Awalin", tendo já participado nos "Mu" e em inúmeros projectos de performance, teatro e animação de rua.
www.myspace.com/rutemar

DANÇAS LATINAS (Níveis I e II)

Nesta oficina aprende-se a bailar o ritmo Cubano e Caribenho tradicional e popular. Ensina-se o ritmo do povo que dança nas ruas, a magia envolvente e viciante da Salsa, do Merengue, do Tcha Tcha Tcha, do Mambo e muitos outros. É o relaxar do stress do dia-a-dia através da música, do ritmo, da dança, dos sorrisos e do ambiente quente de Cuba.
Danças Latinas
Iniciados/Intermédios
Segundas e Quartas-feiras: 19h30-20h30
Mensalidade: 25 Eur
Orientador: Angel Terry
Angel Oramas Terry nasceu em cuba na cidade de Habana , estudou no Instituto Superior de Artes, ISA. Dançou desde pequeno os típicos ritmos de Cuba ou seja, salsa, tchatchatcha, mambo, rumba, merengue, etc., tendo participado em numerosos festivais desse género.Foi professor de danças latinas em Toulouse, França durante 2 anos. Em Portugal foi professor na escola, Sabor Latino no Porto. Realizou diferentes workshops em diversas regiões do País, Braga, Coimbra, Porto, Açores.


GAITA DE FOLES (Níveis I e II)

A Oficina de Gaita-de-Foles, tem como objectivo a instrução e sensibilização dos participantes para o instrumento em duas vertentes. A primeira, para iniciados, onde os participantes adquirem as noções básicas de Gaita-de-fole, com as quais poderão vir a conhecer outros instrumentos do género ou prosseguir um estudo mais aprofundado, aperfeiçoando as suas capacidades. A segunda, para aqueles que já sabem manejar o instrumento e pretendem aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Gaita de Foles
Iniciados/Intermédios
Sextas-feiras: 18h30-20h00
Mensalidade: 25 Eur
Orientador: Ricardo Coelho
Fez a sua auto-aprendizagem em Gaita-de-foles, tendo sido acompanhado pela professora galega, Maria Xosé. Ao longo da sua carreira musical tem-se envolvido com diversos grupos musicais com estilos contrastantes como os Arrefole, ou os Gaia. Actualmente participa nos grupos Lúmen , Pé na Terra, Gaiteirus, Bailebúrdia e Pulga na Palha. Fundou e dirige o projecto Gaiteirus.com, que tem como propósito a divulgação do instrumento Gaita-de-Foles em Portugal.

TEATRO DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS

Esta oficina irá abordar: a História da Marioneta (informação sobre os primórdios da arte das marionetas, a sua origem, o seu desenvolvimento, a marioneta nas várias regiões do mundo e através dos tempos; os vários Tipos de marionetas e de manipulação (fantoche de luva, marote, "muppet", sombra, manipulação directa e indirecta, marionetas de fios, objectos, etc.); A Construção, com abordagem aos materiais mais utilizados, conforme o tipo de marioneta usado (a construção de uma marioneta desde o início); A Manipulação (estudo e experimentação de diversas formas de manipular, interacção com o objecto).
Marionetas e F. Animadas
Segundas-feiras: 18h00-20h00
Mensalidade: 30 Eur
Orientador: Sergio Rolo
Actor profissional, colabora com o Teatro de Marionetas do Porto como actor-manipulador e aderecista.

ESCRITA CRIATIVA

Esta oficina visa promover o acesso à escrita através da apropriação da linguagem verbal. É dirigida a um público diversificado que tenha em comum o prazer de escrever e percorrerá diferentes modelos, desde a poesia ao conto, do texto dramático ao narrativo, conforme os interesses de cada formando. Pretende-se enfim que as potencialidades sejam desenvolvidas e trabalhadas de modo a libertar e dar forma à criatividade individual como modo de se exprimir e conhecer o mundo.
Escrita Criativa
Quartas-feiras: 19h00-21h30
Mensalidade: 30 Eur
Orientadora: Ângela M. Marques
Dramaturga e poetisa. Frequentou as diversas actividades levadas a cabo pelo Dramat /Tnsj e teve algumas das suas peças divulgadas através de leituras encenadas. Tem publicado poesia em jornais e revistas; publicou o seu primeiro livro de poesia "Confissões Dispersas" em 2004, pela Editorial 100.

TEATRO (Nível I - Iniciação)

Esta oficina é uma iniciação ao teatro. É uma sensibilização e um começar a desenferrujar corpo, voz e imaginação. Destina-se a quem quer dar os primeiros passos e adquirir as primeiras ferramentas e experiências de teatro. Recupera tudo que é simulação, faz-de-conta, simulacro, e outros sinónimos do que já fazíamos quando éramos crianças e que os actores se especializam a fazer perante um público. É uma primeira abordagem que se fará por meio do jogo dramático, em que os jogadores vão tomando consciência das suas possibilidades vocais, corporais e imaginativas. Nesta fase de iniciação a oficina assentará muito mais em processos do que em resultados, ou seja, preocupar-nos-emos muito mais com o actor do que com o espectador.
www.jogodramatico.blogspot.com - dados que vão sendo publicados pelo formador sobre teatro e suas aulas (para alunos, potenciais alunos e interessados)
Teatro I
Iniciação
Quarta-feira: 19h30-21h00
Mensalidade: 30Eur
Orientador: Nuno Meireiles
Licenciado em teatro pela ESMAE, detém uma pós-graduação em dança pela FMH. Actor profissional desde 1997, já trabalhou com Teatro de Marionetas do Porto, Teatro Maizum, Teatro Bábá, A Escola da Noite, Cacto e Bonsai, Seiva Trupe e Ácaro, em Lisboa, Porto e Coimbra. Dedica-se sobretudo à comédia. Como professor, lecciona desde 2003 a disciplina de Jogo Dramático na ESAP. Dirigiu o Curso Livre de Teatro da ESMAE entre 2003 e 2006. Também já orientou formações no curso de teatro da ESMAE e no TUM, além de ter leccionado na Oficina de Expressão Dramática na Escola Secundária da Maia. Utiliza o jogo e o lúdico como aprendizagem teatral.


TEATRO (Nível II - Intermédios)


Oficina de teatro destina-se a todos aqueles que vêem o teatro como um enriquecimento de experiências e desafios às suas capacidades imaginativas e criativas individuais, assim como a descobertas das mesmas em grupo. O indivíduo colectivo e individual perante a improvisação, o texto, a postura e a voz. Trabalhar o texto dramaturgicamente, jogos dramáticos, a improvisação, e o jogo corporal farão parte integrante desta oficina, que não tem como objectivo formar actores mas sim desenvolver as capacidades de comunicação e de conhecimento perante o mundo que nos rodeia, através da representação. Assim, esta oficina terá como objectivo entender o teatro como reflexo interpelador do seu tempo e do seu meio, promovendo um teatro/educação através do divertimento.
Teatro II
Intermedios
Sextas-feiras: 20h00-21h30
Mensalidade: 30Eur
Orientador: Carla Alves
Actriz e encenadora. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Exerce actividade profissional desde 1997.Foi actriz residente desde 1998 na Companhia de Teatro A Barraca, dirigida por Hélder Costa e Maria de Céu Guerra. Dá formação desde 2000. Autora e criadora dos projectos "Um Ponto um Conto", Gil Vicente, e agora?. Actualmente exerce também o cargo como produtora na ACARO- Associação Cultural de Artes Organizadas, no espaço Contagiarte, e integra o elenco da companhia de teatro desta associação.


ESGRIMA


O Salão de Esgrima. ­ Aprenda-se a esgrima com espada!
A esgrima é uma disciplina olímpica com mais de 100 anos, que se desenvolveu durante os séculos de duelo militar. Neste desporto é importante destacar: a faculdade de reacção, rapidez, disciplina, concentração e resistência física. "Acertar e não receber golos" esta é a meta no planche. Táctica e estratégia também fazem da esgrima um "desporto para pensar". Com o vestuário e as armas, a esgrima é um dos desportos mais seguros do mundo. Neste salão ensina-se esgrima com espada, começando com passos e movimentos de braços, seguidos de acções de ataque e defesa, procedimentos tácticos e estratégicos. Este salão é para TODOS! Todos conseguem esgrimir! Basta terem vontade de treinar e de "desafiar outros". E, evidentemente, também queremos convidar todos os interessados com experiência para esgrimir neste salão.

Esgrima
Sextas-feiras: 21h00-22h30
Mensalidade: 25 Eur
Orientador: Thomas H. Gawrisch
De nacionalidade alemã, é professor com experiência na esgrima de espada e na esgrima de florete. Aprendeu este desporto desde muito novo com o seu pai e desde então participou em inúmeros torneios.

Informações: 222 000 682 / 916892109
Inscrições: no nosso espaço em horário diurno, de seg. a sex. das 14h30 às 20h30
Todos os inscritos em duas ou mais oficinas terão um desconto de 20% no valor total das mensalidades

Sabia que o nosso espaço também se encontra em funcionamento durante o dia?
Estamos abertos durante o dia de Segunda a Sexta-feira a partir das 16h.
Venha usufruir do nosso simpático jardim ou do café concerto para ler/estudar/trabalhar/lanchar.
Traga o seu computador pessoal portátil e usufrua da nossa rede sem fios gratuita!

www.contagiarte.pt
contagiarte@contagiarte.pt
www.myspace.com/contagiarte

© 2007 Contagiarte . Todos os Direitos Reservados . Fotografia e Web-design: HUGO LIMA

Sem comentários: