quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

3ª Sessão do Festival de Corroios


No próximo dia 1 de Março, pelas 22h00, terá lugar a 3ª Sessão do XIII Festival de Música Moderna Corroios'2008. O palco estará montado na Mundet (Seixal) e contará com os projectos a concurso Million Dolars Lips (Sesimbra) e Display (Porto). O encerramento da noite será entregue aos Peixe : Avião, substitutos dos The Poppers que tiveram de desmarcar o concerto.

Million Dollar Lips
O ano de 2007 foi o ano de lançamento de um projecto com sonoridades Dark-Rock e Electro-Pop que contou, na gravação do seu álbum de estreia, com a produção de Marc Réquile (ex. Evil Superstars e Vive la Fête).

O ano que findou serviu também para ultimar os pormenores para o lançamento do projecto e, assim, o início de 2008, traz actuações repletas de energia, sensualidade e fortemente aclamadas em clubes conceituados como o Santiago Alquimista em Lisboa e Plano B no Porto, assim como um segundo lugar no Concurso de Música Moderna de Palmela.

O projecto já conta com o aval dos media, quer Internacionais, o single de estreia – Single Round já roda em rádios Francesas e Belgas quer Nacionais, Million Dollar Lips já toca na Antena 3 e em várias rádios universitárias. A produção televisiva nacional também já deu sinais através da inclusão do tema About to Break na playlist da nova Telenovela da Sic – Resistirei. E isto é só o principio http://www.myspace.com/milliondollarlips

Display
O último capítulo capítulo começou com o início das gravações da maqueta "7 lives". Depois de muitos anos de anonimato, os Display trazem à luz do dia material há muito na gaveta. A 24 de Abril de 2007 chegou o momento de o revelar. Da gravação ao envio da maqueta para diversos concursos foi um pequeno mas, ao mesmo tempo, grande passo.

Os Display foram apurados para a 1ª mei-final do Music'Arte 2007, naquela que seria a primeira actuação ao vivo da banda. Entretanto a banda foi apurada no 3º Concurso Nacional de Música Moderna, onde actuou a 17 de Junho de 2007, já com a formação definida e para o VI Festival de Música de Fafe 2007, Rock Nordeste e Sons na Caixa 2007 sendo apurados para a final deste último. www.myspace.com/displayonline

Peixe : Avião
O que agora se apresenta, com o nome invulgar de peixe : avião, é tudo menos coisa para esquecer ou deixar cair. Poucas vezes uma primeira gravação surge com a maturidade de projecto e a qualidade global com que esta o faz. Poucas vezes encontramos uma tão valiosa estreia em que a composição é excelente, o desempenho é excelente, as melodias são defendidas por uma voz excelente e as letras têm sentido e suscitam muito mais do que a fonética harmónica que precisam de ter.

André Covas (guitarras e sintetizador), Luís Fernandes (guitarras e electrónica), Pedro Oliveira (bateria e percussão), Ronaldo Fonseca (voz e sintetizador) e Zé Figueiredo (baixo e mellotron), são o quinteto que se sustenta num pop seguramente pós-Radiohead, com muito do que a electrónica tem inventado para o melhor da música actual, encontrando um espaço próprio pelo lirismo grande que não se coíbem de manifestar, mais um bem medida rítmica que os torna algo suaves sem nunca os atirar para ambiências melosas ou mais abstractas. O trabalho dos peixe : avião é inteligente em demasia para cai em bacocas fórmulas, é profundamente marcado pelo bom gosto e demarca-se numa delixadeza que nunca descamba em temas flácidos.

Tenho a certeza de que Braga viu poucas vezes um projecto deste calibre nascer, assim como acredito que o mundo estará doido se uma editora séria não correr a contratar esta formação, porque estou convencido que a portugalidade que defendem, cantando (bem) na nossa língua, e o moderno que são, fará facilmente dos seus temas clássicos que poderão partilhar lugar com inesquecíveis contributos como os melhores dos Sétima Legião. www.myspace.com/peixeaviao
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=LdtFZ9f0Q1E (Anne Love Joy)http://www.youtube.com/watch?v=len2SUua-gY (Anjo Cão)

Apoio à imprensa:
http://festivalmusica.jf-corroios.pt/imprensa.htm

Festival de Corroios:
URL: www.festivaldecorroios.net
MySpace: www.myspace.com/festivaldecorroios
YouTube: www.youtube.com/festivaldecorroios
Hi5: http://festivaldecorroios.hi5.com
E-Mail: cultura@jf-corroios.pt

Sem comentários: