domingo, 2 de março de 2008

"O Que Aconteceu A Betty Lemon?" / Teatro Cinema Joaquim de Almeida

Digressão Folha Informativa Especial Março2008

Teatro Estúdio Fontenova
A sua mais recente criação "O que aconteceu a Betty Lemon?", que estreou no âmbito da IX Festa do Teatro de Setúbal, com lotações esgotadas, vai estar na cidade do Montijo.

7 De Março (sexta - feira), 21h30

Cinema Teatro Joaquim de Almeida
Rua Joaquim de Almeida
Montijo

"O Que Aconteceu a Betty Lemon?"
Texto Arnold Wesker
*Encenação José Maria Dias
*Interpretação Graziela Dias
M/16
"Eu escrevo porque quero afectar as pessoas da mesma forma que outros escritores me afectam."
- Arnold Wesker.


"A língua... é uma ponte que te permite atravessar com segurança de um lugar para outro."
- Arnold Wesker.

"A necessidade de fazer tomar consciência às pessoas de que podem mudar a sociedade não é incompatível com a necessidade de as tornar tolerantes para com as fraquezas humanas."
- Arnold Wesker.

SINOPSE
Lady Betty Lemon, viúva de um deputado, estropiada por tudo o que a idade acarreta, recebe uma carta a informá-la que ela foi eleita Mulher deficiente do ano. Isto horrorizou-a. Ela passa os 45 minutos seguintes ensaiando um discurso que nunca fará e protestando a favor de todos os ficaram deficientes por medo aos seus padres, charlatães, políticos carismáticos, casamentos, professores ignorantes e pais fanáticos. A certa altura a sua cadeira de rodas motorizada ganha vida própria – mais uma das vicissitudes da sua vida. A única peça surrealista dentro do cânon e aquela que o autor descreve como 'um auto-retrato de desafio e desespero'.

A ENCENAÇÃO
A forma como a degradação da idade influência a qualidade de vida das pessoas idosas que, muitas das vezes, ainda muito lúcidas mas com grandes dificuldades físicas que a idade impõe cruelmente – as dores das artroses são impeditivas de uma movimentação que acompanhe a velocidade de discernimento mental – a fala que não consegue acompanhar a ligeireza do pensamento - são complementos que ajudam a criar um mundo, um círculo onde vivem com a sua solidão. A solidão, o passar do tempo, as recordações o diálogo com os objectos que ganham vida própria e a esperança vã de falar com a filha, constituem o universo, o mundo de Betty Lemon. A única ligação com o exterior é muito impessoal e distante e, por vezes, tão movimentada e frenética que é impossível de acompanhar, como no caso da TV e do telefone que é atendido por uma máquina. Quando tudo já é suficientemente difícil e penoso eis que surge mais uma dificuldade a cadeira de rodas motorizada, que está para a servir, desobedece e revolta-se na sua condição e quer ocupar o lugar do laço que é o único que tem direito a ter as atenções da velha senhora e que nada faz por ela. A indignação de Betty Lemon, à sua nomeação, como mulher deficiente do ano, motiva um retrato da sociedade que tem muitos deficientes, que mereciam ser condecorados e que não são reconhecidos como tal.
José Maria Dias

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Texto: Arnold Wesker; Tradução: Eduardo Dias e Rafaela Bidarra; Encenação, Espaço cénico, Desenho de Luz e Caracterização: José Maria Dias; Banda sonora e Adereços: Eduardo Dias; Interpretação: Graziela Dias; Figurino: Graziela Dias; Fotografia: Clube de Fotografia de Setúbal; Operação luz e Som: José Maria Dias; Rádio controle: Hobbyset – Nuno Jesus e Ricardo Marques; Montagem: António Machado, Júlio Mendão e Mário Pereira; Frente Casa: Manuel Ernesto e Bruno Moreira.

APOIOS:
Câmara Municipal de Setúbal, Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, INATEL, Hobbyset,
Apoios à Divulgação:
O Setubalense, Correio de Setúbal/Sem+Mais Jornal, Jornal de Setúbal, Setúbal na Rede e Rádio Jornal de Setúbal.
Agradecimentos:
Teatro Municipal Maria Matos, Teatro Municipal S. Luís, Clube de Fotografia de Setúbal, Outubrus Bar, La Bohéme, Elevens coffe Bar, Manuel Ernesto e Anita Vilar.

Teatro Estúdio Fontenova
Rua Doutor Sousa Gomes, 11 2900-188 SETÚBAL
tel/fax 265 233 299
tlm 96 733 01 88 / 96 686 14 76
mail tef@sapo.pt
http://teatroesfontenova.no.sapo.pt/
http://festadoteatro.blogspot.com/

Sem comentários: