terça-feira, 20 de maio de 2008

Artes do Mundo - dia 22 de Maio no Chapitô

37 países a uma só voz, pelo Diálogo Intercultural, contra o extremismo e toda a forma de discriminação. Uma parceria Multiculti / Chapitô integrada na campanha da Fundação Anna Lindh e no Ano Europeu do Diálogo Intercultural. No dia 22 de Maio de 2008 "Artes do Mundo" celebra em Portugal a "Noite do Diálogo" que decorre simultaneamente em 37 países da região euro-mediterrânica. Realizada em parceria: Multiculti/Chapitô a acção envolve diversas actividades: música, circo, teatro, gastronomia, artes & ofícios, feira de comércio justo, bem como uma mesa redondadebate sobre diálogos interculturais. A "Noite do Diálogo" é o ponto alto da grande campanha internacional: "1001 Acções para o Diálogo" lançada pela Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, mobilizando pessoas e iniciativas que promovem o conhecimento mútuo e o respeito pelo outro em toda a região euro-mediterrânica. A campanha "1001 Acções para o Diálogo" envolve mais de 1000 organizações da sociedade civil.

Programa - Chapitô
22 de Maio 2008
16h30 Actividades para toda a família
Mercadinho de Comércio Justo, produto bio e artesanato do mundo
Brincar ao Circo do Mundo" – mostra de artes do circo, pinturas faciais, visitas à casa da árvore, djambés, berimbaus, capoeira…
Chás e Musicas do Mundo no Bartô.

18h30 Concerto - Músicas do Mundo

19h00 Artes & Diálogos Interculturais - Mesa Redonda / Debate
Os últimos anos mostraram de forma muito evidente em que medida elementos imateriais como a cultura e a religião podem afectar a vida de povos e comunidades. Multiplicam-se iniciativas, alargam-se horizontes, fecham-se portas e novas interrogações surgem. Que caminhos, que percursos? Podem as artes ser uma via de descoberta e compreensão do outro?
Convidados: Rosário Farmhouse – Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural; Sheik David Munir – Imâ da Mesquita de Lisboa; Cláudio Torres – Director do Campo Arqueológico de Mértola e Coordenador da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh; Teresa Ricou – artista de circo, mentora/construtora do Chapitô; Pepetela – escritor (a confirmar); Ângelo Torres – actor e realizador
Moderador: Francisco Motta Veiga – Coordenador executivo da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh
Transmissão vídeo da mensagem de Jorge Sampaio, Alto Representante para a Aliança das Civilizações

22h00 Cabaret Circense

22h45 Concerto - Músicas do Mundo - Guto Pires e Korasons

Comunicação Chapitô
Costa do Castelo nº 1/7
Tel. 218 855 550
sofialourenco@chapito.org
www.chapito.org
chapitoblog.blogspot.com

Sem comentários: